Educação

Educação é uma prática social que visa garantir o desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano. A educação não se limita ao ambiente escolar.

Educação é um direito fundamental de todo indivíduo. Refere-se ao desenvolvimento humano realizado por meio do ensino e da aprendizagem. Como um processo único de aprendizagem, a educação objetiva desenvolver e potencializar a capacidade intelectual de cada indivíduo. Esse processo está associado à formação escolar, familiar e social.

É importante dizer que a educação não deve se limitar à instrução e à transmissão do conhecimento, visto que perpassa o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico.

Leia também: O que é preciso para aprender?

Tipos de educação

Formal

A educação formal refere-se à educação oficialmente reconhecida no país. É realizada no ambiente escolar e envolve níveis, graus, currículos e diplomas. Nesse tipo de educação, o conhecimento é formalmente apresentado por meio das disciplinas escolares e mediado por um profissional da área.

Informal

A educação informal refere-se à educação adquirida por meio da vivência, do convívio social. Não há necessariamente a formalidade de um lugar, horário ou currículo. Logo, é uma educação que acontece de maneira espontânea.

Educação escolar

Educação formal na escola
A escola é o ambiente no qual a educação é realizada formalmente.

A educação escolar é realizada formalmente em uma instituição escolar. Nesse ambiente, realiza-se uma educação planejada, que proporciona o desenvolvimento social e o aperfeiçoamento de habilidades e competências dos indivíduos. Por meio da educação escolar, a pessoa pode compreender a forma de organização e as relações estabelecidas na sociedade na qual está inserida.

Leia também: Educação básica, Filosofia e Cidadania

Educação Básica

A educação básica corresponde ao primeiro nível de ensino escolar no Brasil. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), durante a educação básica, as crianças e adolescentes devem receber a formação comum para que possam exercer a cidadania com dignidade. Além disso, esse nível de ensino deve proporcionar os conhecimentos necessários para os indivíduos avancem em seus estudos.

A educação básica brasileira é dividida em três níveis, classificados de acordo com a faixa etária:

Educação infantil

0 a 5 anos

Ensino fundamental

6 a 14 anos

Ensino médio

15 a 17 anos

É de responsabilidade dos municípios a atuação prioritária na oferta de vagas para crianças na educação infantil e ensino fundamental na rede pública de ensino. Já o estado possui o dever de oferecer o ensino fundamental de forma universal e gratuita. Cabe ao estado também o oferecimento do ensino médio.

Educação infantil

A educação infantil corresponde à primeira etapa do ensino. O objetivo dessa fase é garantir o pleno desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social de crianças de zero a cinco anos. Essa etapa divide-se em creches e pré-escolas e é oferecida em instituições públicas e particulares.

Antes de 2013, era obrigatória a matrícula nas escolas de crianças a partir de seis anos de idade. Com as alterações feitas na LDB, ficou determinado que todas as crianças que tivessem a partir de quatro anos deveriam frequentar a escola. Essa lei estabeleceu ainda que a carga mínima anual para a educação infantil fosse de 800 horas.

Ensino fundamental

O ensino fundamental corresponde à segunda etapa da educação básica. O objetivo dessa fase é propiciar ao estudante o domínio da escrita, da leitura e do cálculo. Nessa etapa, o educador auxilia o estudante a compreender o ambiente social, as questões políticas e os valores básicos da sociedade.

No ano de 2006, o ensino fundamental passou a compreender um período de nove. Essa alteração foi feita com o objetivo de aumentar o tempo de permanência das crianças no ambiente escolar. A matrícula no ensino fundamental é obrigatória para crianças de 6 a 14 anos e é de responsabilidade das famílias ou responsáveis pela criança.

Saiba mais: Alunos do ensino fundamental II

Ensino Médio

O ensino médio corresponde à terceira fase do ensino básico e tem duração de três anos. No Brasil, corresponde à última etapa da educação básica. O principal objetivo dessa fase é aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o ensino fundamental, relacionando-os aos conhecimentos essenciais para a formação para o mercado de trabalho.

Essa fase deve oferecer também uma formação moral e ética que desenvolva a autonomia e o pensamento crítico do estudante. Para cursar o ensino médio, é obrigatória a conclusão do ensino fundamental.

Educação no Brasil

De acordo com a Constituição Federal, a educação é um direito de todos os indivíduos. Esse documento prevê também que a educação é de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, dos estados, municípios e do Distrito Federal. Além disso, o desenvolvimento do cidadão deve ser apoiado pelo Estado, pela sociedade e pela família.

O artigo 205 da Constituição Federal determina três objetivos básicos da educação:

  • Garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo;

  • Preparar o indíviduo para o exercício da cidadania;

  • Qualificar o indivíduo para o mercado de trabalho.

Saiba mais: Educação a distância: uma realidade em nossa formação

Segundo a LDB a educação no Brasil divide-se em: educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), educação de jovens e adultos, educação no campo, ensino técnico, ensino superior, pós-graduação/especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Importância da educação

Apoio da família na educação
A educação é efetiva quando abrange não só o âmbito formal, mas também o conhecimento adquirido por meio do apoio famíliar e do convívio social.

A educação é chave para o desenvolvimento social. Para que um sociedade desenvolva-se socialmente, politicamente e economicamente, é preciso que os indivíduos conheçam o meio no qual estão inseridos, saibam seus direitos e deveres e entendam que exercer a cidadania é um direito de todos. Tudo isso só é possível por meio da educação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a educação deve ultrapassar os limites da educação formal, indo de encontro ao conhecimento adquirido no convívio social. Assim, investir na educação é essencial para o desenvolvimento, pois garante o aprimoramento das habilidades e competências, proporcionando o crescimento de todos os setores sociais.

Leia mais: Qualificação profissional

Frases sobre educação

Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Rousseau: “Nascemos fracos, precisamos de forças; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo o que não temos ao nascer, e de que precisamos quando grandes, nos é dado pela educação.”

Albert Einstein: "Educação é aquilo que fica depois que se esquece tudo que se aprendeu na escola.”

Augusto Cury: “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Educação é um direito primordial do indivíduo e visa ao seu pleno desenvolvimento.
Educação é um direito primordial do indivíduo e visa ao seu pleno desenvolvimento.
PUBLICIDADE

A Ausência dos Familiares no Processo de Construção dos Saberes: Saber Ser e Saber Agir de Seus Filhos Na Educação Profissional

PUBLICIDADE

A Brinquedoteca Hospitalar e sua Contribuição às Crianças Hospitalizadas: Um Estudo Na Pediatria do

A contação de histórias no psiquismo infantil

A CONTRIBUICÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PREVENÇÃO E SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

A EDUCAÇÃO COMO FONTE MINIMIZADORA DAS DIFERENÇAS ENTRE GÊNEROS E DISSEMINADORA DOS DIREITOS UNIVERSAIS

A exterioridade como fator constitutivo do sujeito: revisitando a tríade linguagem, sujeito, história

A formação de leitor crítico: uma contribuição interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A leitura e a escrita na escola pública: vivendo uma experiência na Escola Municipal “EFANTINA DE QUADROS”

A LEITURA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO TIRA

A ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ COMO LE PARA CRIANÇAS EM RISCO SOCIAL

A motivação na educação a distância: o papel do tutor na educação a distância - EAD pela SENASP

A realidade da sala de aula: Ensino de gramática ou ensino funcional da língua

A relação entre motivação e autonomia no processo de ensino-aprendizagem do inglês como le para alunos do ensino fundamental II

A utilização das TICs como recurso pedagógico inovador na disciplina de materiais dentários do curso de auxiliar de saúde bucal

A Violência em Sala de Aula: Uma Análise no 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Dubas

A VISUALIDADE DA MÚSICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO MUSICAL DE INDIVÍDUOS SURDOS POR MEIO DE DITADOS E SOLFEJOS RÍTMICOS, MELÓDICOS E HARMÔNICOS

Afetividade e ludicidade: elementos fundamentais no processo de ensino aprendizagem das crianças hospitalizadas

AS CONCEPÇÕES DO CUIDAR E DO EDUCAR NA INFÂNCIA PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SIDROLÂNDIA, MATO GROSSO DO SUL

As Contribuições Do Ensino de Literatura Para a Formação Do Leitor No Ensino Médio

AUTISMO E EDUCAÇÃO: O PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Caixa de Pandora o escândalo do partido DEM

COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO ASSOCIADO AO TEMPO DE TELA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE TERRA NORDESTE EM CAUCAIA-CEARÁ.

Concepções do conceito de cidadania: análise da relação entre ensino de história e cidadania conform

Conselho Escolar: Competências e Prática na Zona Rural do Município de Areia Branca - RN

Declaração textual: um elemento linguístico-textual e discursivo estruturante dos gêneros notícia e reportagem

Desafios e Possibilidades dos Processos Educativos Desenvolvidos No Programa de medidas Sócio -Educativas Liberdade Assistida de Governador Valadares

Diálogo entre os textos: Medicina, Higiene e Educação Escolar de José G. Gondra e O Discurso Compete

Do fato ao espetáculo: o processo de produção do programa Metendo Bronca

Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado dos Alunos com Deficiência Intelectual

Educação Inclusiva: desafios para a musicalização de ouvintes especiais

EDUCAÇÃO LÚDICA. Os Jogos de Tabuleiro Modernos Como Ferramenta Pedagógica

EDUCAÇÃO PARA TODOS SOB A ÓTICA DA INCLUSÃO ESCOLAR Exigências e Diretrizes

ESTATÍSTICA APLICADA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE NO PROCESSO DE GESTÃO DA SALA DE AULA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formação Do Ethos Discursivos nos Discursos de Luís Inácio Lula da Silva

GESTÃO EDUCACIONAL E OS PRINCIPAIS DESAFIOS EM ADMINISTRAR UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: Um estudo na Escola Maria das Graças Escócio Cerqueira, Município de Itaituba-PARÁ

IMPACTO DA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO

Impactos e mudanças no modo de vida em Planaltina com a construção da Capital Federal

Importância do Trabalho do Inspetor Escolar na Redução da Indisciplina e Construção do Conhecimento

Indisciplina e agressividade: Prevenção e intervenção no contexto escolar

Interação Entre Escola e Família no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança

LEVANTAMENTO DE CONCEPÇÕES, SOBRE CIÊNCIA E SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL, ENTRE ALUNOS DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL MATIAS NETO, MACAÉ - RJ

Língua brasileira de sinais no contexto da escola bilíngue

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - Contribuições e desafios no processo de ensino-aprendizagem e formação do aluno/cidadão crítico

Música e poesia: A melancolia viniciana

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA ESCOLA MARIA RAFOLS DE BREVES-PA

O brincar na educação infantil: A construção de hábitos e valores para uma proposta de educação tran

O computador na sala de aula: uma pesquisa em 03 escolas brasileiras de ensino Fundamental e médio na província de Saitama-Ken Japão

O Ensino de História Numa Perspectiva Crítica: Um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão – Picuí-Pb

O Papel do Coordenador Pedagógico Enquanto Agente Articulador da Formação Continuada

O pedagogo empresarial como mediador da educação ambiental na empresa

O processo diagnóstico do aluno com altas habilidades no contexto da escola Regular pública

O sentimento de pertencimento à escola e a depredação do patrimônio escolar

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO REGULAR PÚBLICO DE BARRA DO GARÇAS - MT: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Palavra Cantada: A música brasileira como ferramenta pedagógica para interpretação e produção textua

PERSPECTIVAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Possibilidades de adaptação da proposta didática de Raymond Murray Schafer para a realidade da escol

PRECONCEITO SOCIAL E LINGUÍSTICO NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: Um Olhar Sociolinguístico e da Análise do Discurso

Prováveis causas em que a família influencia na indisciplina escolar

Publicidade na sala de aula: um estudo sob a perspectiva da Educomunicação

Quem tem medo da "Dez": Um estudo de caso de duas escolas públicas municipais de São Francisco do Co

Refletindo sobre as dificuldades que certos alunos brasileiros têm ao pronunciar o “TH” em inglês

Reflexões Acerca da Educação Durante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985)

Representações sobre a Inclusão em Escolas Regulares: Concepções de agentes educacionais e planos pe

Serviço Social e o direito da Infância e da Juventude: um debate sobre a evasão das Crianças e Adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em São João de Meriti

SISTEMA EDUCACENSO NO CONTEXTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR EDISON LOBÃO

Substantivo e Adjetivo

Um Olhar Sobre a Lei da Política Muncipal de Educação Ambiental de Mossoró-RN

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA VOLUBILIDADE DO NARRADOR MACHADIANO NO ROMANCE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS