Pedagogia

Artigos de Pedagogia


  1. A educação atual

    Quais são as características de escolas eficazes, Escolas ao ar livre, Escolas Correcionais, Escolas Populares Superiores, Escolas Vocacionais.

  2. A AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Compreensão da afetividade na prática Pedagógica, analisando as atitudes do docente diante do fenômeno das emoções, como é vivenciada em sala de aula e como a temática da afetividade é abordada nos cursos de formação de professores.

  3. A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

    A alfabetização e o letramento, o papel social do letramento e o papel do professor como formador de alfabetizados letrados.

  4. A aplicação do escotismo florestal para socialização da juventude pela Polícia Militar de Alagoas

    Será apresentado um estudo sobre o papel da Polícia Militar de Alagoas na socialização das crianças e adolescentes, através da aplicação do escotismo florestal!

  5. A ATUAÇÃO DA AUXILIAR DE CLASSE E A RELAÇÃO EDUCAR-CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Investigar as práticas que configuram o papel da auxiliar de classe (AC) nas salas de aula da pré-escola ante o princípio da indissociabilidade entre educar e cuidar.

  6. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Análise sobre a legislação vigente sobre a educação infantil e que culminou no estudo da Nova Base Comum Curricular para a Educação Infantil Brasileira, sendo esta uma lacuna na formação acadêmica.

  7. A concepção política dos falantes do Assentamento 1º de Abril sobre a utilização da Língua Brasileira

    Este estudo tem como objeto o preconceito linguístico como fator de exclusão social, buscando compreender se e de que forma o uso da linguagem vem sendo utilizado para legitimar o domínio de uma classe sobre outras.

  8. A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

    A educação e a música, a música no Brasil, o papel do ensino de música na formação do cidadão e a música e seus benefícios no contexto escolar.

  9. A contribuição dos contos de fadas na prática pedagógica do Orientador Educacional

    O primeiro contato das crianças com a literatura, na maioria das vezes, acontece por meio dos Contos de Fadas, seja por influência dos pais ou através dos educadores na escola.

  10. A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A ÓPTICA DA REVISTA NOVA ESCOLA

    Estudo sobre a deficiência intelectual e práticas inclusivas nas escolas

  11. A disciplina na Educação Infantil

    A disciplina na Educação Infantil, Regras de convivência, Castigos e recompensas, Summerhill, trabalho pedagógico, A função da criança.

  12. A discriminação racial e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem

    Esse trabalho descreve os vários tipos de racismo que surgiram desde o inicio da civilização,começando nos gregos indo para os romanos, continuando na idade média.

  13. A EFICÁCIA DAS PROVAS OPERATÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA UMA AVALIAÇÃO COGNITIVA

    Eficácia das provas operatórias de Jean Piaget como ferramenta para uma avaliação cognitiva.

  14. A ESCOLA INDÍGENA E A FORMAÇÃO DISCENTE DIFERENCIADA DA ABÁ TAPEBA

    Questão dos índios, da formação indígena e formação discente diferenciada dos alunos em escolas indígenas.

  15. A formação do professor

    A formação do professor, aprender a conhecer e a pensar, A CULTURA DA INFORMAÇÃO, APRENDER A RELACIONAR E A CONTEXTUALIZAR, RECONHECIMENTO DE SI NAS OBRAS LITERÀRIAS, A LIÇÃO DAS COISAS E DOS OBJETOS, APRENDER A ANALISAR E SINTETIZAR, SABER VIVER NUM MUNDO DE INCERTEZAS.

  16. A história das creches

    A história das creches, jardim-de-infância, escola infantil, escola do tricô, casa dei bambini, o infantário, surge a creche no Brasil.

  17. A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

    A importância da metodologia e abordagem adequadas na educação de jovens e adultos, o processo histórico do EJA no Brasil e a análise dos conteúdos de materiais didáticos distribuídos para a educação de jovens e adultos.

  18. A importância da afetividade na relação professor-aluno

    Uma pesquisa que discute a importância da afetividade na relação professor-aluno.

  19. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA REFLEXIVA

    O termo avaliação e qual sua concepção, os benefícios da avaliação como um processo de reflexão e as formas em que o professor deve estar aplicando em sua prática a avaliação como instrumento de crescimento do aluno.

  20. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

    A importância dos pais no processo educativo dos filhos e o papel exercido pela escola na educação dos filhos.

  21. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA MARIA DE NAZARÉ OLIVEIRA NA TURMA DE JARDIM II

    Importância da parceria entre escola e família em prol de um ensino de qualidade para crianças.

  22. A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO ALIMENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

    Apresentar a importância da introdução de alimentos saudáveis na alimentação complementar, visando melhor qualidade de vida futura.

  23. A Importância da Leitura Infantil para o Desenvolvimento da Criança

    A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

  24. A Importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança

    Estudo sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

  25. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Explorar sobre a história da música, e sua entrada no contexto educacional, apresentar conceitos educacionais sobre a música e refletir sobre as práticas pedagógicas na educação infantil.

  26. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Abordagem da importância da música na educação infantil, a importância da música do desenvolvimento cognitivo da criança, grandes pedagogos que influenciaram na educação infantil e projetos de músicas de sucesso envolvendo a educação infantil.

  27. A INFLUÊNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Poder da música na coordenação motora, cognitiva, afetiva, a atenção, a percepção, a apreciação, a memorização, o movimento, entre outras, que se faz necessário e contribui à aprendizagem infantil.

  28. A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, importantes contribuições para o ensino de jovens e adultos no país, biografia de Paulo Freire, a análise da metodologia de educação desenvolvida por Paulo Freire e a influência da metodologia deste importante teórico para o processo de ensino-aprendizagem.

  29. A inserção da criança na creche

    A inserção da criança na creche, Pressupostos teóricos, Objetivos de uma boa inserção, Estratégias (apresentadas segundo ordem cronológica em que são realizadas), O trabalho coletivo dos profissionais.

  30. A Inserção da Língua Inglesa na Pré-Escola

    A importância do estudo da língua inglesa nas salas de Pré-escola.

  31. A inserção do Pedagogo nas Organizações Públicas e Privadas

    Pesquisa de campo aplicada para investigar como as organizações empresariais da cidade de Santiago veêm a influência do pedagogo na gestão do conhecimento.

  32. A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Papel do psicopedagogo que poderá auxiliará os educandos e profissionais de ensino dentro das escolas ou em clinicas especializadas no atendimento de crianças e jovens a superarem ou amenizarem suas dificuldades e ou transtornos de aprendizagem.

  33. A ORGANIZAÇÃO DOS CANTOS NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Maneira mais adequada com diversificação e organização dos cantos temáticos para possibilitar a autonomia e as possibilidades de aprendizagens das crianças.

  34. A organização dos espaços na educação infantil

    A organização dos espaços na Educação Infantil, concepções de desenvolvimento e sua influência na organização dos ambientes, elementos contextuais da educação infantil, sala de aula para a educação infantil.

  35. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE QUALIDADE

    Breve histórico sobre a administração geral e escolar, a gestão democrática e a participação da comunidade escolar, a atuação comunitária e de todos os setores sociais dentro da escola e o papel do gestor na proposta de uma gestão democrática.

  36. A participação da familia

    A participação da família, CONHECER A CRIANÇA, ESTABELECER CRITERIOS EDUCATIVOS COMUNS, OFERECER MODELOS DE INTERVENÇÃO E DE RELAÇÃO COM AS CRIANÇAS, Formas de trabalho da creche com a família.

  37. A PEDAGOGIA DA PRESENÇA E A TUTORIA NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL

    OS FUNDAMENTOS LEGAIS DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL, PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL NA SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE-SP), PEDAGOGIA DA PRESENÇA E TUTORIA.

  38. A PEDAGOGIA SOCIAL E A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS NOS CRAS DO MUNICÍPIO DE PINHAIS: UMA ANÁLISE DIRECIONADA À EDUCAÇÃO POPULAR

    Análise sobre o papel da Educação Popular no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), durante o processo de recuperação de meninas e meninos que foram de alguma maneira, excluídos de um contexto social.

  39. A Perspectiva Educativa do Espaço Físico das Creches

    Este trabalho de conclusão de curso discute a perspectiva educativa do espaço físico da Educação Infantil, mais especificamente nas creches.

  40. A PROPOSTA DA PEDAGOGIA WALDORF NA INICIATIVA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO

    Pedagogia Waldorf e sua ideologia: desafios, as críticas e funcionalidades desta proposta pedagógica para uma escola pública.

  41. A RELAÇÃO ENTRE CRISTIANISMO E EDUCAÇÃO

    Relação entre o cristianismo e a educação, levando em consideração o valor cultural do cristianismo em nosso país, bem como suas contribuições à sociedade.

  42. A RELAÇÃO TEÓRICA E A PRÁTICA DA APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO

    Estrutura e influência do Método Tradicional de Ensino com abordagem em estudo de caso e a importância de métodos mais atuais, baseados na pedagogia da alternância da autonomia.

  43. A rotina na educação infantil

    A rotina na educação infantil, Atividades dirigidas, Atividades livres (isto é, menos dirigidas pelo professor), Atividades de cuidado pessoal, reforçar a idéia.

  44. A sistematização do livro didático

    A sistematização do livro didático, o livro escolar no método intuitivo, o livro escolar em comênio, curiosidades sobre a sistematizaçãodo livro didático.

  45. A televisão possibilitando novos olhares no fazer pedagógico

    Educação - comunicação - televisão – ensino-aprendizagem - publicidade - telenovelas - programas jornalísticos - programas infantis - programas educativos - recursos audiovisuais - visão alunos- visão professores

  46. ACESSIBILIDADE ESPACIAL E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS:POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA INCLUSÃO ESCOLAR

    Análise da importância da acessibilidade espacial e o uso das tecnologias assistivas para promover a inclusão escolar.

  47. AFETIVIDADE NO APRENDIZADO DO PROFESSOR E ALUNO

    Relação entre professor e aluno, diagnóstico da educação brasileira atual e estudo sobre a baixa qualidade das relações nas escolas públicas brasileiras.

  48. AFRICANIDADES: Um Olhar Pedagógico para o Ensino da Cultura Africana na Sala de Aula

    A difusão da cultura africana nas escolas por décadas e a forma com que esta foi negligenciada no âmbito educacional e situações e práticas educacionais as quais viabilizam o ensino da história da África e dos africanos, da cultura africana e afro brasileira em sala de aula.

  49. ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    As dificuldades de aprendizagem, a prática da psicomotricidade afim de evitar e ou eliminar dificuldades e a afetividade na sala de aula para uma alfabetização adequada e satisfatória na aprendizagem.

  50. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ORGANIZANDO O TRABALHO PEDAGÓGICO

    Função da Educação Infantil, destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico.

  51. AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A SALA DE AULA

    O papel da motivação e a importância do reconhecimento das habilidades dos alunos para o alcance de uma aprendizagem significativa.

  52. As dificuldades do ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I

    Análise das dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I, da Escola Municipal Damásio Eugênio de Sousa em Jaicós-PI.

  53. As praticas Pedagógicas de Jesus

    Análise se a ação pedagógica de Jesus serviria como uma proposta de educação para atualidade.

  54. As Tecnologias e a Educação de Alunos Surdos

    Dificuldades e possibilidades que o aluno com necessidades educacionais especiais, tem na sociedade, e como a tecnologia e o educador podem ser seus aliados nesse processo de inclusão.

  55. AUTISMO NA ESCOLA: pontos e contrapontos na escola inclusiva

    Principais dificuldades apresentadas para a inclusão dos autistas na escola pública de ensino regular e a importância da relação família x escola como fator necessário para a inclusão de tais alunos.

  56. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMPREENSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO CRÍTICA NA PRÁTICA DOCENTE

    Avaliação da aprendizagem sua compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente através de uma investigação envolvendo cinco professores, dois de escola Municipal e três de escola Estadual.

  57. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E DESDOBRAMENTOS

    Leituras sobre aportes teóricos que tratam sobre a avaliação da Educação Infantil, observação como se dá a avaliação em sala de aula, entrevistas com os professores sobre como os estudantes da Educação Infantil são avaliados e analise dos dados coletados e promoção de discussão teórica e prática sobre a avaliação escolar na Educação Infantil.

  58. AVALIAÇÕES E INTERVENÇÕES EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    Análise sobre a intervenção psicopedagógica com a presença da criança com Deficiência Intelectual.

  59. COMO A ATIVIDADE DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PODE BENEFICIAR CRIANÇAS HOSPITALIZADAS NO SETOR DE PEDIATRIA DO HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS?

    Caracterização do setor de Pediatria do Hospital São Lucas, descrição do ambiente onde são contadas as histórias para as crianças e identificação dos benefícios da Contação de Histórias para o desenvolvimento infantojuvenil.

  60. CONSTRUINDO UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA QUEER

    Análise sobre as contribuições da Pedagogia Queer nos espaços educacionais.

  61. CRIANÇAS CIRCENSES: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO

    História do circo e a criança circense, a questão da educação inclusiva, o processo de ensino e aprendizagem e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores com as crianças.

  62. Disciplina, limite na medida certa

    Disciplina, limite na medida certa (IÇAMI TIBA), tipos de relacionamento, a importância do contexto, os diferentes papéis, a conquista da auto-estima.

  63. EDUCABILIDADE POLÍTICA DO EDUCADOR FRENTE A IDENTIDADE DO PEDAGOGO

    O estudo da compreensão dos termos inerentes ao educador como educabilidade política, condição de pertencimento e consciência social por meio da educação.

  64. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

    Metodologias utilizadas na alfabetização de adultos, mudanças ocorridas na educação de adultos ao longo da história e as medidas tomadas pelos governos com a renovação das perspectivas acerca da EJA.

  65. EDUCAÇÃO ESPECIAL: Autismo no Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Casimiro de Abreu

    O contexto histórico do autismo, suas principais características e síndromes mais visíveis, a inclusão escolar, suas finalidades e a participação da família, o perfil da instituição, a apresentação e análise dos dados.

  66. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ

    As diversas faces da Educação Inclusiva no Brasil, o surgimento das primeiras leis que direcionaram a educação de alunos portadores de necessidades especiais, as mudanças ocorridas a partir da Declaração de Salamanca e, as determinações do Plano Nacional de Educação do município de Taubaté.

  67. EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE MUNDO

    Importância na promoção do conhecimento de si e do mundo, possibilitando situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças.

  68. Elaboração da proposta pedagogica: diretrizes curriculares nacionais

    Elaboração da proposta pedagógica: diretrizes curriculares nacionais, estrutura, organização e funcionamento da Educação Infantil, Diretrizes Curriculares.

  69. EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

    A partir de uma pesquisa feita com alunos e professores da escola Melvin Jones, procura-se entender como lidar com a evasão escolar, como é o comportamento entre aluno e professor, quais as condições do ambiente escolar e se esses critérios interferem na evasão escolar.

  70. Formação Continuada: Um estudo sobre a influência do PROFA – Programa de Formação de Professores Alf

    PROFA, Programa de formação de professores alfabetizadores, ações educativas de alfabetização, ensino fundamental, educação infantil e EJA.

  71. FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM SOCIOLOGIA

    Enfatizar a grande expectativa do retorno da disciplina de Sociologia às escolas para o ensino médio, e a preparação dos alunos para o pleno exercício da cidadania quanto para a qualificação da educação básica.

  72. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil - A idéia de infância e a sua escola

    A idéia de infância e a sua escola, Primeira identidade: “a criança-adulto” ou a infância negada, Segunda identidade: a criança-filho-aluno ou a infância institucionalizada, Terceira identidade: a criança-sujeito social, sujeito de direitos, Função da instituição de Educação Infantil: educar e cuidar.

  73. Gestão Escolar: Espaço para a Participação

    Gestão Escolar como uma estrutura de articulação na qual todos os componentes da organização escolar se integram de forma recíproca.

  74. GINCANA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Analisar a importância da gincana no processo de ensino-aprendizagem.

  75. Globalização e educação: influência da globalização nas práticas educativas e na reformulação dos conteúdos da educação

    Como a Globalização interfere na Educação, seja através de políticas públicas, influenciada por entidades internacionais, ou pela busca de formação qualificada.

  76. HIPÓTESE DA ESCRITA: O NÍVEL DA ESCRITA SILÁBICA SEM VALOR SONORO

    Abordagem a respeito da hipótese silábica sem valor sonoro a fim de apresentar modelos de atividades de promoção na tentativa de trabalhar os déficits apresentado neste nível da escrita.

  77. INCLUSÃO HÁ PREPARAÇÃO NA ESCOLA

    Dimensões legais, politicas e pedagógicas da inclusão.

  78. Interdisciplinaridade

    Interdiscipinaridade, como criar um processo interdisciplinar nas escolas atuais, qual a maior preocupação que deve ser tratada na educação interdisciplinar.

  79. Jogos e brincadeiras

    Jogos e brincadeiras, JOGO LIQUIDAÇÃO, JOGOS DE EXERCÍCIO, O que é brincar para a criança, JOGOS DE MANIPULAÇÃO, TRANSPOSIÇÂO, COMPENSAÇÃO, O papel do professor.

  80. Jogos na intervenção das aprendizagens

    Análise acerca do desenvolvimento de atividades lúdicas no sentido de envolver o educando no processo ensino-aprendizagem.

  81. Letramento literário inclusivo: Práticas para a formação do leitor literário crítico-cidadão, em condições de igualdade, a alunos portadores da síndrome de Down no ensino fundamental II

    As práticas do letramento igualitário, é o que há de mais moderno dentre todas as tecnologias eficientes com o privilégio de formar leitores ditos competentes, bem como cidadãos prontos a interagir socialmente em suas comunidades, quanto de pessoas melhores, repletas de conhecimentos e que produzam boas ações sociais.

  82. LINGUAGEM E ESCRITA: A influência da fala e do meio social na utilização da variedade padrão em textos escritos

    O estudo sobre como a fala influencia sobremaneira a escrita, a interferência da oralidade e do meio social no processo da escrita dos alunos e as relações entre linguagem e escola.

  83. LITERATURA INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO

    Importância que se faz o ato literário na infância da criança, reação do contar de histórias na infância, apresentar benefícios que a literatura infantil traz para a fase antes da alfabetização e esclarecer o impacto positivo que o livro literário tem na fase da alfabetização e formação de leitores.

  84. Ludicidade nas classes hospitalares

    Análise sobre as leis que amparam as crianças e adolescentes na educação especial hospitalar e a importância da ludicidades nas classes hospitalares, por se tratar de crianças e jovens com doenças severas é importante pensar em táticas psicopedagogica adequadas.

  85. MAGDA SOARES: Um olhar sobre os textos da autora e sua importância para a alfabetização

    Elementos e processos que compõem a alfabetização e dialoga com as ideias da escritora Magda Soares sobre essa prática de ensino-aprendizagem caracterizada por sua complexidade, multiplicidade de concepções e seus condicionantes e vínculos com a linguística, a cidadania, a educação infantil, as mudanças históricas, o planejamento e a avaliação escolares, o letramento e os métodos.

  86. MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

    Análise e compreensão da realidade que envolve as contribuições e desafios das mídias e dos recursos tecnológicos na Educação Infantil, com foco nos profissionais e alunos dessa etapa de ensino.

  87. Mulheres, donas-de-casa, esposas e mães: dificuldades e superações para concluir o Ensino Superior

    Mulheres trabalhadoras, Famílias, Curso Superior, Docência, dificuldades para concluir o ensino superior, donas-de-casa.

  88. Musicalização: a importância da música na vida dos pequenos

    A importância da música na educação infantil como uma grande ferramenta no aprendizado e desenvolvimento das importantes habilidades intelectuais, emocionais e sociais

  89. O brincar na educação infantil 3 a 4 anos

    Hoje em dia os pais não tem tempo de brincar com seus filhos, será que nas instituições tem professores com formação especifica para área de educação infantil?

  90. O BULLYING NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM

    Análise sobre o fenômeno bullying, na escola; suas formas, circunstâncias, personagens e consequências.

  91. O BULLYING NAS ESCOLAS: Precisamos Conhecer Para Combater

    Principais características do bullying, formas para sanar este problema, analisando as possíveis causas, os personagens deste fenômeno, as consequências e as medidas que podem ser tomadas contra a violência escolar.

  92. O ESTUDO DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DA AUTOESTIMA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Acontecimentos históricos educacionais e as relações sociais que indicam a trajetória da relação professor e aluno tendo como ponto fundamental a questão afetiva na formação do aluno e sua vinculação com o processo educacional.

  93. O Homeschooling no Brasil

    Análise sobre o fenômeno do homeschooling e da educação obrigatória, a origem da educação domiciliar e entender e quantificar seu crescimento e popularidade no Brasil.

  94. O papel da escola pública na formação social do sujeito

    Papéis exercidos pela educação escolar na história brasileira, identificar a função da escola pública e o sujeito social que se pretende formar segundo a legislação atual, e, por fim, analisar na pesquisa educacional contemporânea como vêm sendo percebidas as reais possibilidades de formação do sujeito social na escola pública brasileira.

  95. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

    Conhecer melhor sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), evidenciar as possibilidades e desafios no processo de inclusão dos alunos, destacar a importância dos professores nesse processo e relatar sobre os benéficos do professor conhecer os aspectos pedagógicos na educação infantil em relação a inclusão.

  96. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EDUCACIONAL

    O papel do Psicopedagogo educacional e a sua relação prática com os alunos diante das tarefas e a importância da escola e dos professores diante dos problemas de aprendizagem.

  97. O papel do(a) docente no combate à educação sexista

    A escola por ser um espaço que privilegia a constante busca pela emancipação, pelo seu caráter formativo e normativo, e pela igualdade entre homens e mulheres, deve oferecer suas contribuições desde a mais tenra idade a fim de rediscutir o papel da escola e do docente no combate a educação sexista.

  98. O PODER DO MITO E DOS SUPER-HERÓIS NA EDUCAÇÃO

    Apresentação dos aspectos positivos da influência dos super-heróis na vida daqueles que os admiram, seus fãs, e verificar as viabilidades de utilizar esses personagens como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.

  99. O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FLORIANO-PI

    Descrever as políticas públicas nacional de inclusão escolar no Brasil, Compreender a prática pedagógica no processo de ensino/aprendizagem do aluno Surdo no ensino regular e Perceber como acontece a interação do professor com o aluno Surdo na sala de aula.

  100. O QUE DIZEM OS DOCENTES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

    Analisar as dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I e sistematizar o conhecimento do processo-ensino aprendizagem como um todo.

  101. O TEATRO NA ESCOLA: UM PODEROSO ALIADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

    Análise sobre a importância da utilização do teatro como recurso metodológico no processo de inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

  102. O USO DAS REDES SOCIAIS NA PRÁTICA DOCENTE - Uma Experiência no Colégio Estadual Euclydes da Cunha

    História da internet, redes sociais mais comuns entre os meios de comunicação e a importância delas na educação, dificuldades sobre acessos e falta de estrutura das escolas e qual a eficácia do uso das redes sociais na educação.

  103. OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

    Identificação das funções do coordenador pedagógico, análise dos desafios do coordenador no ambiente escolar e propostas de ação para que o coordenador construa um ambiente democrático na escola.

  104. OS PERCALÇOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

    Os percalços da alfabetização, as competências do alfabetizador e o processo da alfabetização.

  105. Pedagogia Holística Um Novo Olhar na Educação

    Pedagogia Holística Um Novo Olhar na Educação, Holismo, Teoria e Educação, pedagogia.

  106. Pedagogia Empresarial: Valorizando Saberes, Qualificando Práticas, Formando Referências!

    A Pedagogia Empresarial é a parte da Pedagogia aplicada às relações existentes em uma empresa, independente de seu porte, com vistas a gerar mudanças no comportamento de seus integrantes, de modo a melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal.

  107. Pedagogia Libertária

    Na vida familiar, são as armas principais da pedagogia, encontro do Curso de Pedagogia Libertária.

  108. Políticas Públicas da Educação Infantil: do seu contexto histórico a sua instauração no Município de Juiz de Fora - MG

    O objetivo geral deste artigo é de: Compreender o contexto histórico da Educação Infantil no Município de Juiz de Fora; e sendo assim, ao especificar este trabalho será mediante a uma análise teórica em que apresente a entendimento do contexto histórico; e juntamente com os referenciais teóricos ao entendimento de como foi instaurado estas políticas de ensino na cidade.

  109. Prática Pedagógica e Desenvolvimento Humano - perspectiva pessoal e argumentação metódica

    Analisar as visões acerca da prática pedagógica e do desenvolvimento humano e também sobre a prática docente e a função do professor.

  110. PREVALÊNCIA DE ACIDENTES EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM GRUPOS DE PUERICULTURA EM UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

    Identificação de ocorrências de acidentes em crianças de 0 a 5 anos atendidas em grupos de puericultura.

  111. Primeira infância, período pré-operatório

    Primeira infância, período pré-operatório, prova de inclusão de classes, descrição da aplicação, identificação das provas, descrição dascrianças.

  112. Princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica. Uma relação entre o estabelecido e o praticado

    No atual estagio do desenvolvimento da educação brasileira muito foi acrescentado nos quesitos legislação, fundamentação e procedimento da educação básica posto que o controle educacional seja feito pelas instituições publicas instituídas.

  113. Psicomotricidade: Identificando novos paradigmas e sua colaboração no processo de desenvolvimento infantil

    Procura-se com esta pesquisa apresentar a incidência da psicomotricidade sobre a escolaridade apontando os principais aspectos que influenciam o desenvolvimento infantil.

  114. QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA E A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE

    Cultura da infância desde o século XIII, as relações sociais na escola, a influência da sociedade nos gêneros e os procedimentos de pesquisa e análise.

  115. Referencial curricular nacional para a educação infantil

    Referencial curricular nacional para a educação infantil, Conhecimentos de mundo, Identidade e autonomia, Referencial Curricular, Organização do tempo, Formação do coletivo institucional.

  116. Relações de gênero e sexualidade

    Estudo sobre as relações de gênero e as contribuições da prática docente para a desmistificação de diferenças e preconceitos em relação ao sexo (sexismo) em sala de aula.

  117. SÉTIMA ARTE E EDUCAÇÃO: a utilização e possíveis contribuições do cinema no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Itaituba

    O cinema despertou discussões e não ficou congelado no tempo e, como visto antes, sempre esteve intrinsecamente vinculado com o cenário da sociedade. As produções cinematográficas expõem da essência humana, contendo como produto final a materialização e representação dos devaneios da humanidade.

  118. SÍNDROME DE BURNOUT: AS PERSPECTIVAS SÓCIO-PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE

    Características, definição, histórico e fatores que provocam a síndrome de Burnout, práticas docentes e a pesquisa qualitativa referente à síndrome de Burnout em profissionais da educação.

  119. Sistema Cerebral e Computacional: conexões possíveis

    Principais conexões entre da estrutura cerebral e computacional e as possibilidades de interação entre elas.

  120. Tecnologia assistiva na inclusão

    A intervenção pedagógica através da Tecnologia Assistiva (TA) é de extrema importância para o desenvolvimento social, linguagem expressiva e receptiva, e cognitiva do aluno, contribuindo para seu desenvolvimento em vários aspectos.

  121. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

    Análise sobre as tendências pedagógicas contemporâneas.

  122. TRANSTORNO DISRUPTIVO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA

    Diversidade no ensino e o trabalho multidisciplinar em rede visando ofertar um processo educacional de qualidade para para alunos com Transtornos Disruptivos da Infância.

  123. Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade

    Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio que atinge 5% das crianças e adolescentes de todo o mundo.

  124. TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR: PROFESSOR E INSTITUIÇÃO ESCOLAR UNIDOS NA SUPERAÇÃO DO TOD NO ENSINO DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA - 4 E 5 ANOS

    Análise sobre como o professor e a instituição escolar devem intervir unidos no incentivo à evolução educacional de crianças com Transtorno Opositivo Desafiador - TOD, na Pré-escola - 4 e 5 anos.

  125. USO DA TV E DO VÍDEO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES SOBRE AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA INOVADORA.

    Uso da TV no cotidiano escolar e no ensino de crianças, mídias contemporâneas e práticas de inovação didática.