Regras da ABNT

Artigos de Regras da ABNT


  1. A escolha do tema na pesquisa científica

    Quando bem definida, a escolha do tema tende a proporcionar ao pesquisador maiores chances de se obter um bom resultado na pesquisa científica.

  2. A formulação do problema na pesquisa científica

    A formulação do problema na pesquisa científica deve ser considerada como o alvo, o objeto de estudo a ser investigado mediante o trabalho realizado.

  3. A leitura na composição do trabalho científico

    A leitura na composição do trabalho científico faz parte de alguns dos posicionamentos do emissor frente ao trabalho realizado.

  4. A metodologia na pesquisa científica: esmiuçando conceitos

    A metodologia na pesquisa científica representa uma das tantas etapas a serem cumpridas, que, uma vez materializadas, culminam em bons resultados.

  5. A numeração das páginas e dos capítulos

    Como enumerar páginas capítulos de um trabalho científico, folha de rosto, onde deve ser colocada a enumeração, tí­tulo dos capí­tulos, tí­tulos das seções primárias.

  6. Apresentação do trabalho científico

    Mediante a apresentação do trabalho científico, algumas posturas são passíveis de serem adotadas, a fim de que tudo ocorra conforme o planejado.

  7. Apresentação do trabalho científico: posturas desejáveis

    É imprescindível a todo pesquisador adotar posturas desejáveis que tendem a conferir qualidade à apresentação do trabalho científico.

  8. Aprovação no mestrado e/ou doutorado

    A aprovação no mestrado e/ou doutorado depende, entre outros fatores, do cumprimento de algumas etapas e, sobretudo, de algumas habilidades a serem desenvolvidas.

  9. Área de atuação ao término de uma pós-graduação

    Ao cursar uma pós-graduação, o profissional não se encontra habilitado para atuar em áreas distintas das quais ele cursou na graduação, salvo em algumas exceções.

  10. Artigo científico

    O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa.

  11. Aspectos gráficos do texto científico

    Os aspectos gráficos representam também importantes pressupostos, relacionados à estética do texto científico.

  12. Capes

    A Capes fiscaliza as instituições de ensino superior, bem como fomenta outros programas, como é o caso de bolsas, entre outros auxílios.

  13. Citações

    Citações representam elementos essenciais ao texto científico, uma vez que dão sustentabilidade ao posicionamento defendido pelo autor, com base nas ideias de autores já conhecidos.

  14. Coesão e Coerência na redação científica

    A coesão e coerência se definem como elementos necessários à clareza, precisão e objetividade, sobretudo em se tratando da redação científica.

  15. Coleta bibliográfica e Coleta documental

    Fazendo parte das modalidades de coleta de dados estão a coleta bibliográfica e a coleta documental e cada uma delas se constitui de características distintas.

  16. Como fazer citações bibliográficas

    Como fazer citações bibliográficas, menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte, citação direta, citação indireta, transcrições incorporadas ao texto.

  17. Condutas indesejáveis na produção científica

    A fraude, o plágio, a colaboração imprópria e a fabricação de informações são algumas das condutas indesejáveis na produção científica.

  18. Conhecimento empírico ou senso comum

    O conhecimento empírico ou senso comum se define pela ausência de comprovação científica acerca de um dado fenômeno, manifestado, portanto, pela consciência coletiva.

  19. Curiosidades sobre cursos de pós-graduação

    Os termos “Phd”, “MBA”, “CAPES” e outros estão envolvidos com a área de pós-graduação, por isso é importante conhecer seus significados.

  20. Currículo Lattes

    O Currículo Lattes se caracteriza como uma importante ferramenta que comporta as experiências profissionais, publicações de artigos, escolaridade, entre outras circunstâncias.

  21. Desvios comuns à redação científica

    Alguns desvios tendem a ser comuns na redação científica, por isso é preciso sempre aprimorar seu conhecimento, a fim de não cometê-los.

  22. Dicas linguísticas para a redação do texto científico

    A redação do texto científico requer algumas habilidades, razão pela qual algumas dicas linguísticas tornam-se essenciais.

  23. Dicas para a prática do fichamento

    À medida que o pesquisador desenvolve os estudos, a prática do fichamento deve ser sistematicamente realizada, razão pela qual algumas dicas são sempre bem-vindas.

  24. Dicas para apresentações no PowerPoint

    As apresentações no PowerPoint precisam chamar a atenção do público, por isso algumas dicas são importantes para um resultado eficaz.

  25. Dicas para uma boa revisão bibliográfica

    Para conquistar os objetivos tracejados, planejamento representa palavra de ordem, razão da importância de algumas dicas para uma boa revisão bibliográfica.

  26. Diferenças entre Redação científica e Redação literária

    A redação científica e a redação literária são demarcadas por determinadas diferenças, tendo em vista aspectos específicos.

  27. Direito autoral na pesquisa científica

    Fazendo uso de conteúdos e informações que não são da autoria dele, o pesquisador deve estar atento ao direito autoral.

  28. Dissertação e Tese: traços que as definem

    Traços específicos definem a dissertação e a tese, passíveis, portanto, ao conhecimento de todos aqueles que desejam ingressar na carreira de alunos- pesquisadores.

  29. Doutorado direto

    O doutorado direto se caracteriza como um curso de pós-graduação com as mesmas características daquele considerado convencional, diferenciando apenas na forma de ingresso.

  30. Elementos constitutivos do texto científico

    Elementos constitutivos do texto científico, além daqueles referentes ao conteúdo, são também de ordem estrutural, regidos pelas regras da ABNT.

  31. Elementos pós-textuais do artigo científico

    Os elementos pós-textuais do artigo científico são aqueles inseridos após o desenvolvimento, os quais se caracterizam por traços distintos.

  32. Elementos pré-textuais do texto científico

    Os elementos pré-textuais antecedem o texto propriamente dito, constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho.

  33. Elementos textuais do artigo científico

    Os elementos textuais do artigo científico são materializados pela introdução, desenvolvimento e considerações finais, consideravelmente importantes e essenciais.

  34. Ensino de metodologia da pesquisa científica

    O ensino de metodologia da pesquisa científica conduz o futuro pesquisador a condições necessárias para ser produtor de seu próprio conhecimento.

  35. Entrevista

    A coleta de dados é uma das etapas mais importantes da pesquisa. Dentre os métodos utilizados está a entrevista.

  36. Entrevista para o ingresso na pós-graduação: aspectos pertinentes

    Muitos são os aspectos observados pela banca durante a entrevista para o ingresso na pós-graduação.

  37. Escolha do orientador: um passo decisivo

    A escolha do orientador representa um passo decisivo rumo à conquista dos objetivos propostos, pois ele conduz ao orientando o direcionamento a ser seguido.

  38. Escrita da dissertação ou da tese: como proceder?

    A escrita da dissertação ou da tese abre espaço para desafios constantes, contudo, quando bem planejada, bem estruturada, tende a surtir bons resultados.

  39. Esquema

    O esquema representa um esboço das ideias principais abordadas em um texto, permitindo com que o leitor apreenda de modo efetivo a mensagem nele contida.

  40. Estilo da redação científica

    O estilo da redação científica diz respeito à performance que caracteriza o discurso como um todo, demarcada por pressupostos específicos.

  41. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa

    Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa, elementos pré-textuais, capa, folha de rosto, sumário, estrutura textual, tema, problema, justificativa, metodologia, estrutura pós-textuais, referências bibliográficas.

  42. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa II: Elementos textuais

    Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.

  43. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa III: Elementos pós-textuais

    Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa III: Elementos pós-textuais, Referências bibliográficas – obrigatórias, Apêndice - opcional, exemplo de apêndice, Anexo – opcional, exemplo de anexo.

  44. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos pré-textuais

    Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa; Elementos pré-textuais, capa - obrigatória, Folha de rosto, Sumário – obrigatório, organização da capa, definição de folha de rosto.

  45. Eventos técnico-científicos

    Os eventos técnico-científicos manifestados no universo acadêmico se constituem de traços que os demarcam como sendo esta ou aquela modalidade.

  46. Formas de Citações

    As formas de citações representam um dos pormenores que caracterizam o texto científico e são relacionadas a regras previamente definidas.

  47. Leitura de um texto científico

    Cada texto, por mais simples que seja, cumpre uma finalidade comunicativa, por isso a leitura de um texto científico é norteada por aspectos específicos.

  48. Métodos de pesquisa

    Métodos de pesquisa, definição de método, método científico, os métodos de investigação, método qualitativo, método quantitativo, definições.

  49. Modo de indicação dos autores

    O modo de indicação dos autores se refere a um dos pressupostos relacionados ao texto científico, regidos pelas normas da ABNT.

  50. Notas de fim de texto

    Notas de fim de texto, as notas impressas no fim do texto, o sistema numérico, as notas no texto, Notas depois da conclusão, notas antes das referências bibliográficas, referências bibliográficas.

  51. Notas de rodapé

    Notas de rodapé, as notas de rodapé aparecem ao pé da folha, a NBR 6023:2002, a lista de referência, elementos descritivos, as notas no rodapé da página, as notas na lista de referência.

  52. Notas explicativas

    Notas explicativas, nota explicativa no pé da folha, notas de referência, notas explicativas no texto, exemplo de notas explicativas no texto, exemplo de notas explicativas no pé da folha.

  53. O CNPQ

    O CNPQ, semelhantemente a Capes, fomenta a pesquisa científica e atua na formação de pesquisadores brasileiros.

  54. O parágrafo no texto científico

    A importância da organização dos parágrafos no texto científico é indiscutível. Por essa razão, todos eles devem estar distribuídos e harmoniosamente relacionados entre si.

  55. Objetivos da pesquisa científica

    Os objetivos da pesquisa científica representam, além das intenções propostas pelo pesquisador, possibilidades de obtenção de resultados mediante o trabalho realizado.

  56. Objetivos gerais e Objetivos específicos

    Dividindo-se em gerais e específicos os objetivos apresentam características distintas: estes de forma mais detalhada e aqueles de forma mais ampla.

  57. Organização do tempo em tempos de produção científica

    A organização do tempo em tempos de produção científica é de suma importância para o perfeito cumprimento das atividades do pesquisador.

  58. Palavra-chave – elemento indispensável na compreensão do discurso

    A palavra-chave é um elemento indispensável na compreensão do discurso, permitindo ao leitor uma perfeita sintonia com as ideias proferidas em cada parágrafo do texto.

  59. Palavras ou expressões latinas no texto científico

    Palavras ou expressões latinas são bastante usadas no texto científico e constituem-se de particularidades específicas.

  60. Pesquisa científica

    A pesquisa científica é fruto de um trabalho realizado pelo pesquisador, devendo obedecer a padrões previamente estabelecidos, sobretudo seguindo formas específicas de composição.

  61. Pesquisa científica: interesses e motivações

    Interesses e motivações da pesquisa científica incidem de forma direta no bom desenvolvimento do trabalho do pesquisador e, consequentemente, na conquista de resultados positivos.

  62. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

    As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele.

  63. Pesquisas: Exploratória, Descritiva e Explicativa

    As pesquisas exploratória, descritiva e explicativa integram as classes de pesquisa que serão escolhidas com base nos objetivos do próprio pesquisador.

  64. Pessoas do discurso científico

    As pessoas do discurso científico devem ser empregadas de forma adequada, com vistas a atribuir ao discurso um caráter impessoal.

  65. Plágio em trabalhos acadêmicos

    Em trabalhos acadêmicos, sobretudo, qualquer menção a palavras ditas por outra pessoa, sem a devida citação, é considerada plágio.

  66. Pós-graduação a distância

    Por se tratar de uma educação a distância, a pós-graduação tem de ser levada a sério, demarcada por um compromisso entre o aprendiz e o aprendizado que irá adquirir.

  67. Pós-graduação: um passaporte para a atuação no ensino superior?

    A pós-graduação nem sempre prepara para a atuação no ensino superior, dadas as modalidades de programas que ela oferece.

  68. Pós-graduação: uma escolha bem definida

    Um curso de pós-graduação, antes de tudo, deve se pautar por uma escolha bem definida, dadas algumas condições expressas por fatores específicos.

  69. Pressupostos relativos à constituição do artigo científico

    Mediante a constituição do artigo científico, devemos estabelecer familiaridade com alguns pressupostos atribuídos a ele.

  70. Procedimentos úteis a um bom aprendizado

    Para que haja um bom aprendizado, em se tratando da rotina acadêmica, torna-se viável adotar alguns procedimentos úteis a um bom aprendizado.

  71. Projeto de estágio supervisionado

    Projeto de estágio supervisionado, a elaboração do trabalho de estágio, projeto: caminho eficaz para a consecução dos objetivos, definição da área que pretende estudar, projeto de pesquisa científica.

  72. Projeto de Pesquisa

    O projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado.

  73. Questionário

    Entre os instrumentos de coleta de dados está o questionário, o qual visa identificar sentimentos, crenças, entre outros aspectos, acerca de um grupo de pessoas.

  74. Redação do texto científico

    A redação do trabalho científico deve obedecer a critérios preestabelecidos, tendo em vista os parâmetros que norteiam a modalidade em questão (texto científico).

  75. Requisitos da pesquisa científica

    Os requisitos, uma vez materializados, contribuem para que a pesquisa científica seja efetivamente desenvolvida e concretizada em termos de resultados positivos.

  76. Resenha Crítica

    A resenha crítica representa um dos trabalhos desenvolvidos ao longo da vida acadêmica cujos aspectos linguísticos e estruturais se definem por critérios específicos.

  77. Resumo

    Atuando como elemento essencial à compreensão das ideias de um texto, o resumo se caracteriza pela condensação dessas

  78. Sistema de Chamadas

    Sistema de chamadas se define por duas modalidades: uma pelo sistema numérico e outra pelo sistema autor-data.

  79. Técnica de observação

    A depender dos objetivos propostos com a pesquisa, haverá a necessidade de um envolvimento maior do pesquisador, fato possível por meio da técnica de observação.

  80. Termos recorrentes na pesquisa científica

    Fazemos uso de alguns termos considerados recorrentes na pesquisa científica. Dessa forma, conhecer acerca das características que os norteiam se torna essencial.

  81. Tipos de observação segundo critérios específicos

    A técnica de observação se classifica em tipos distintos, segundo critérios específicos advindos da própria atuação do pesquisador.

  82. Tipos de pós-graduação

    Quanto aos tipos de pós-graduação, podemos dividi-los em: lato sensu e stricto sensu, cada qual dotado de peculiaridades distintas.

  83. Tipos de resumo

    O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico.

  84. Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A resenha

    Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A resenha, definição de resenha, construção de uma resenha, elaboração de uma resenha crítica, crítica e fundamentação.

  85. Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A síntese

    Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A síntese, sintetizar argumentações, definição de síntese, significados específicos de uma síntese, como desenvolver um bom trabalho.

  86. Tipos de Trabalhos Acadêmicos: O fichamento

    Tipos de Trabalhos Acadêmicos: O fichamento, Modelo de fichamento de citações, Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo, Modelo de fichamento bibliográfico, como construir um fichamento, modelo de fichamento.

  87. Tipos de Trabalhos Acadêmicos: O resumo

    Tipos de Trabalhos Acadêmicos: O resumo, como elaborar um resumo, objetivos do resumo acadêmico, o resumo técnico-científico, trabalho de cunho científico.

  88. Tipos de Trabalhos Acadêmicos: O seminário

    Tipos de Trabalhos Acadêmicos: O seminário, o seminário: metodologia de estudo, trabalho produtivo, Esquema do desenvolvimento de um seminário, o que cabe aos participantes.

  89. Tipos de trabalhos científicos

    Os tipos de trabalhos científicos se definem como os diversos trabalhos acadêmicos e/ou científicos com os quais o estudante se relaciona em meio à vida acadêmica.

  90. Trabalho científico: Apresentação da folha e disposição do texto

    Trabalho científico: Apresentação da folha e disposição do texto, uso de papel branco, fonte: corpo e citação, espaço entre as linhas, resumo em língua estrangeira, o parágrafo, os títulos e os subtítulos.

  91. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Artigo Científico

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Artigo Científico, estrutura do artigo científico, o que deve conter em um artigo científico, organização do texto.

  92. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Monografia

    Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Monografia, TCC - atividade acadêmica obrigatória, a monografia, o que é monografia, a construção de uma monografia.