Elementos pré-textuais do texto científico
Tendo em vista o sentido literal da expressão “pré-textuais”, cabe ressaltar que se trata daqueles elementos que antecedem o texto propriamente dito, sendo esses constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho ora em evidência. Nesse sentido, o objetivo do artigo em pauta é deixá-lo (a) bem informado (a) acerca dos pressupostos relativos a esta parte tão importante do seu trabalho.
Lembrando que alguns elementos, consoante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são obrigatórios, sendo que outros são concebidos como opcionais. Vejamo-los, portanto:
Capa – Considera-se como elemento obrigatório, o qual deve se constituir dos itens relacionados numa ordem sucessiva, evidenciados abaixo:
* Nome da instituição na qual foi realizado o trabalho (de caráter opcional);
* Nome do autor;
* Título e subtítulo (esse segundo, caso haja);
* Número de volumes, sendo que no caso de haver mais de um, em cada capa deverá constar a identificação do respectivo volume.
* Local (cidade) da instituição na qual o trabalho deverá ser apresentado;
* Ano da entrega.
Vejamos, pois, um exemplo:
Folha de rosto – Elemento também obrigatório, no qual deve conter as informações já evidenciadas na capa, acrescidas das informações essenciais que dizem respeito à origem do trabalho. Observemos um exemplo:
Folha de aprovação– Considerada um elemento obrigatório, localizada logo após a folha de rosto, constituída das seguintes partes:
* Nome do autor;
* Título e subtítulo, caso haja;
* Natureza
* Objetivos
* Nome da instituição
* Área de concentração
* Data da aprovação
* Nome, titulação, assinatura dos componentes da banca e instituições de que fazem parte.
Eis um modelo representativo:
Dedicatória – Tal parte é também considerada opcional, cujo objetivo se destina à homenagem direcionada a pessoas consideradas especiais por parte do autor.
Agradecimento – Idem ao elemento anterior em relação à obrigatoriedade, essa parte se destina ao sentimento de gratidão por parte do autor do texto, endereçada a pessoas as quais são consideradas especiais, importantes para ele.
Epígrafe – Elemento opcional, cujo objetivo é fazer alusão a frases ditas por outrem, tais como um escritor, um filósofo, nas quais o discurso tem semelhança com o apresentado pelo texto.
Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).
Resumo em língua estrangeira - Caracteriza-se como um item obrigatório, o qual se destina a visualização por parte de pessoas dominantes de outro idioma.
Lista de abreviações – também opcional, destina-se à exposição sequencial das ilustrações contidas no trabalho, tais como gráficos, tabelas, fotografias, entre outras. Nela deve conter o nome da ilustração e a página em que se encontra.
Lista de abreviações e siglas – De forma opcional, apresenta-se também como um norte conferido ao leitor, no sentido de deixá-lo a par de todos os aspectos nela contidos, como, por exemplo: ABNT – Associação brasileira de Normas e Técnicas.
Sumário – de natureza obrigatória, o sumário tem por objetivo evidenciar o título de cada seção referente ao trabalho, seguido do número da página em que se encontra. Segundo a ABNT, esse se define por "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede" (NBR 6027).
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.