Como fazer citações bibliográficas

Regras da ABNT

Como fazer citações bibliográficas, menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte, citação direta, citação indireta, transcrições incorporadas ao texto.
Segundo a NBR 10520:2001, citação é a “menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte” (p.01). Essa menção pode ser:

- Direta:
“Bem, se o ato filosófico consiste na criação de conceitos, devemos, filosoficamente, perguntar: o que é um conceito?” (Gallo, 2003, p.44).

- Indireta:
Segundo Gallo (2003, p.44), se a atividade filosófica implica criar conceitos, devemos nos propor a pergunta filosófica sobre o que consiste um conceito.

Transcrições de até três linhas são incorporadas ao texto, entre aspas duplas.

Assim parece ser porque, para Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p.11). A essência da moral é o respeito às regras! A capacidade intelectual de compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma equilibrada.

Publicado por: Marina Cabral da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.