Geografia

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. É no espaço geográfico que se estabelecem as relações humanas.

A Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas.
A Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas.

Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio. Em linhas gerais, a Geografia possibilita uma análise crítica da relação entre a sociedade e a natureza e, consequentemente, da produção do espaço geográfico.

Saiba mais: Produção do espaço geográfico

O que a Geografia estuda?

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e as relações entre homem e meio que nele se estabelecem, como já salientado. O espaço geográfico encontra-se em constante transformação pelo homem. Vale ressaltar que é complicado limitar o que a Geografia estuda ou não, por ser uma ciência horizontal cujo campo de estudo é bastante amplo, mantendo relações com diversas outras disciplinas, transcendendo então o seu próprio saber.

É necessário também lembrar que a definição acerca do objeto de estudo da Geografia não é unânime entre os geógrafos. Essa ciência sofreu inúmeras transformações ao longo dos anos, impossibilitando que haja um consenso entre os estudiosos da área. Mas o que se sabe é que a Geografia é um estudo categorial, ou seja, compreende conceitos que definem a sua orientação, como o conceito de lugar, paisagem, região e território.

Leia também: Os dois principais tipos de paisagem

Qual o significado de Geografia?

Origem

Grega

Etimologia

“geo” = Terra e “grafia” = descrição

Definição

Era compreendida como um campo do conhecimento que descrevia os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Geografia como ciência

A Geografia sofreu inúmeras mudanças ao longo do seu processo de construção como ciência. Muitas dessas mudanças estão relacionadas a correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pela sociedade.

Esse processo de construção da ciência geográfica permeou os conceitos-chaves que compreendem a disciplina. São eles:

espaço

lugar

paisagem

região

território

Esses conceitos-chaves, ao longo dos anos, foram objetos de estudo da Geografia. A Geografia Tradicional (1870-1950), por exemplo, privilegiava o conceito de paisagem e região como chave para o estudo da disciplina. Já na Nova Geografia (anos 50, período pós-guerra), o conceito-chave que passou a orientar os estudos geográficos foi o espaço.

Nesse período, a Geografia ainda não havia assumido um caráter crítico, portanto não se atinha aos problemas sociais. Surgiu, então, a Geografia Crítica, na qual se acredita que os geógrafos precisam engajar-se politicamente sem se desvincular da produção científica. Assim, o conceito-chave espaço passa a ser observado como meio social.

Nesse momento, surgiram também as correntes da Geografia conhecidas como humanista e cultural. Ambas apresentaram um novo conceito de espaço. Agora, o espaço é vivido, destacando-se nele as experiências e os aspectos subjetivos, por isso foi mudado também o conceito-chave. Lugar agora é o objeto de estudo da Geografia. O lugar, nesse sentido, representa a subjetividade, o cotidiano, a relação entre a sociedade e o meio, o então chamado espaço geográfico.

Leia mais: Impactos no espaço geográfico do Ártico

A Geografia divide-se em Geografia Geral e Geografia Regional, a fim de facilitar a compreensão do estudo geográfico.
A Geografia divide-se em Geografia Geral e Geografia Regional, a fim de facilitar a compreensão do estudo geográfico.

Ramos da ciência geográfica

A Geografia divide-se em alguns ramos. Contudo, é válido ressaltar que essa ciência não deve ser estudada de forma fragmentada, visto que as relações entre o homem e o meio são indissociáveis. Os ramos da Geografia apenas norteiam os estudos para facilitar a compreensão dos fenômenos, sejam físicos, sejam sociais.

As duas frentes principais da Geografia são:

Geografia Geral

Geografia Humana

Promove o estudo da interação entre a sociedade e o espaço, abrangendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais. A Geografia Humana subdivide-se em ramos, como:

1) Geografia Urbana: é o ramo da Geografia que estuda os espaços urbanos, os fenômenos como a urbanização, a dinâmica das cidades, os problemas nos grandes centros, bem como as relações do ser humano com esse espaço.

2) Demografia: é o ramo da Geografia que estuda a dinâmica populacional. Por meio de análises de índices demográficos, dados e estatísticas, é possível analisar a população de diferentes lugares e entender as características da sociedade.

3) Geografia Econômica: é o ramo da Geografia que estuda as atividades econômicas distribuídas no mundo todo. A Geografia Econômica analisa os setores da economia, as atividades industriais, comerciais e agropecuárias.

Geografia Física

Promove o estudo da dinâmica da Terra, dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. A Geografia Física subdivide-se em ramos, como:

1) Climatologia: é o ramo da Geografia que estuda o clima e os padrões de comportamento da atmosfera. Por meio de fatores e elementos climáticos, é possível fazer uma análise dos climas no mundo todo.

2) Geomorfologia: é o ramo da Geografia que estuda as formas da superfície da Terra, ou seja, as paisagens. A Geomorfologia estuda aspectos como relevo, dinâmicas da litosfera e fenômenos geológicos.

3) Geografia Ambiental: é o ramo da Geografia que estuda as consequências das ações do homem sobre o meio ambiente, como as mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição, entre outras.

Para saber mais sobre esse ramo, acesse os textos do Brasil Escola:

Geografia Regional

Estuda as regiões da Terra, de forma descritiva, a fim de entender as características e particularidades de cada uma delas.

Qual a importância da Geografia?

É primordial compreender a natureza das relações sociais e das relações entre o ser humano e o meio. É por meio delas que conseguimos analisar a dinâmica do mundo, dos povos e dos processos históricos que os influenciam.

A Geografia possibilita compreender não só as relações sociais mas também os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e como esses fenômenos afetam a população. Por meio dessa compreensão, podemos observar as diferenças entre os povos, sua localização, suas diferenças sociais, econômicas e políticas.

Leia também: Importância da Geografia

A ciência geográfica permite também analisar a relação entre o homem e o meio, observando como se dá o uso dos recursos naturais e como esse uso impacta positiva ou negativamente o meio ambiente. Tal análise permite também propor alternativas para preservar a natureza e impactá-la minimamente. Essa compreensão do espaço geográfico e das alterações provocadas pelo ser humano facilita a compreensão e um olhar crítico para analisarmos a nossa própria existência, permitindo visualizar situações futuras e a resolução de problemas.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Artigos de Geografia


  1. A ABORDAGEM DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    Abordagem deste conteúdo em sala de aula, considerando o papel da Geografia na formação do cidadão, a inserção dos jovens no processo de globalização, suas vivências.

  2. A Crise de Energia no Brasil

    Apagão a crise de energia no Brasil, Energia a gás, Construção de novas usinas hidrelétricas, O apagão não é só no Brasil.

  3. A Educação Ambiental como meio para a retomada do equilíbrio socioambiental no bairro Caramujo

    Conceitos de Educação Ambiental e sua importância, Conceitos, leis e dados quantitativos dos resíduos sólidos, Informações sobre o Bairro do Caramujo e entrevistas com os moradores.

  4. A monocultura do eucalipto e suas implicações

    eucalipto, deserto verde, Aracruz, monocultura, celulose, madeira do eucalipto, impactos causados pela monocultura, ponto de vista das empresas.

  5. A Quarta Revolução Industrial: O Virtualismo

    Análise sobre a quarta Revolução Industrial que vivenciamos e que vivemos num mundo nem do Fordismo nem do Toyotismo, mas sim do Virtualismo.

  6. A territorialidade do capital imobiliário na Região Metropolitana de São Paulo

    Aspectos gerais que ocasionaram e ocasionam a segregação de uma grande parcela da população que habita nesta região de forma insatisfatória.

  7. ANÁLISE DA DINÂMICA FLUVIAL JUNTO À CONFLUÊNCIA DO RIO COXIPÓ COM O RIO CUIABÁ-MT POR MEIO DAS TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

    Análise sobre o deslocamento do canal do rio Coxipó no setor da confluência com o rio Cuiabá no período de 1964 até 2017, determinar os possíveis fatores que levaram as alterações na morfologia do canal, verificar os impactos ambientais decorrentes da expansão urbana sobre o sistema hídrico e da cobertura vegetal na área em questão e avaliar possíveis consequências da dinâmica fluvial sobre a estrutura da ponte Professor Benedito Figueiredo.

  8. Aplicações de Sistemas de Informações Geográficas em Empresas de Saneamento

    O mapeamento de processos pode ser usado por empresas de saneamento para estudar os processos e a relação deles com o Geoprocessamento, identificando demandas de uso de inteligência geográfica, ampliando o uso do SIG de forma a propiciar a melhoria contínua de processos usuários de informação cartográfica.

  9. Aquecimento Global

    Causas do aquecimento global, seus efeitos, mudanças climáticas, gases do efeito estufa, desenvolvimento sustentável, efeito estufa.

  10. Aspectos Positivos e Negativos da Avaliação de Impacto Ambiental - AIA

    Breve análise sobre os aspectos positivos e negativos da (AIA) Avaliação de Impacto Ambiental.

  11. AVALIAÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO AQUÍFERO FREÁTICO NO BAIRRO 25 DE JUNHO - CIDADE DE CHIMOIO

    Geografia, poluição e sustentabilidade.

  12. Breves: ecosofando no meio rural

    Breve dissertação sobre as perspectivas da educação ambiental, a importância de se preservar a natureza e formas práticas de sustentabilidade e de preservação ambiental.

  13. Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) a pilha de escória e os impactos ambientais no bairro Volta Grande 4: Como os impactos influenciam a população residente do bairro

    Estudo sobre o meio ambiente e sociedade, mais especificamente análise da relação conflituosa dos moradores do condomínio Volta Grande 4, o legado deixado pela Usina Presidente Vargas

  14. Degradação Ambiental

    Degradação Ambiental, Saiba mais sobre a Degradação Ambiental, Quais são as consequências da Degradação Ambiental, Ilha de calor, Efeito estufa, Chuva ácida.

  15. Dicionario de Geografia do aluno. O uso de termos, conceitos e expressões Geográficas no ensino fund

    elaboração de uma feramenta usual para o trabalho do professor de geografia: O Dicionário de Geografia do Aluno.

  16. DISCURSOS DA IDENTIDADE CULTURAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: uma leitura dos contos Judas-Asvero de Euclides da Cunha, O Tapará de Alberto Rangel e Um oriental na vastidão de Milton Hatoum

    As questões que envolvem a cultura e a identidade da Amazônia brasileira.

  17. EROSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA RUA JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS NO BAIRRO JD. DAS OLIVAS NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS

    Análises inerentes ao campo da geomorfologia, questões relativas à erosão e suas implicações e o modo de ocupação e uso do solo por parte da população que mora na área de estudo.

  18. Evolução urbana na Avenida Vinte e Oito de Abril no município de Ipatinga - Minas Gerais

    A importância da Avenida Vinte e Oito de Abril no Município de Ipatinga, Minas Gerais,...

  19. Geografia e Futebol - o esporte como produtor de novos espaços urbanos

    Resgate da importância do esporte, específicamente do futebol no município de Vitória da Conquista.

  20. GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE: Evolução do pensamento Geográfico e Educação Ambiental

    Evolução da Geografia enquanto ciência e o papel dos “pais fundadores” Ritter, Humboldt, Ratzel e La Blache, a relação Homem e Meio Ambiente e as principais conferências ambientais e a importância do estudo da Geografia e Meio Ambiente e como estão relacionados

  21. Globalização

    O que é globalização, Principais tendências da Globalização, Novo Papel das Empresas Transnacionais, Globalização e Meio Ambiente.

  22. IDENTIDADE E MEMÓRIA LOCAL: Narrativas orais sobre os impactos sociais causados pela Hidrelétrica de Furnas no município de Boa Esperança- MG

    Um breve resumo sobre as narrativas orais a respeito dos impactos sociais provocados pelo represamento das águas do Rio Grande e seus afluentes, executado pela hidrelétrica de Furnas, entre 1958, por meio do estudo de caso no município de Boa Esperança- MG.

  23. IMPACTOS AMBIENTAIS EM TORNO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ASSENTAMENTO P. A. VILA BOA

    Estudo sobre a degradação ambiental hidrológica na área da Micro Bacia Hidrográfica do Rio Bugre que está inserida na bacia do rio Vermelho, no Assentamento P A Vila Boa no município de Goiás – GO.

  24. IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO NO MICROCLIMA DE UMA CIDADE

    Breve apresentação dos impactos da urbanização no microclima de uma cidade.

  25. Império do Japão: A excepcionalidade do Imperialismo japonês (1868-1946)

    Análise sobre a excepcionalidade presente no Império do Japão, objetivando compreender as condições que permitiram o surgimento de uma potência colonial na Ásia e a construção de um império colonial no Extremo Oriente.

  26. Mar do Leste (Donghae)

    A discussão centra-se na apresentação do Mar do Leste, também conhecido como Donghae (동해) na República da Coreia (Coreia do Sul) e como Mar do Japão em alguns mapas e contextos internacionais, suas características, localização e importância cultural para a Coreia do Sul.

  27. Melhorias na formação em licenciatura em Geografia.

    Breve estudo com o objetivo de analisar os desafios e propor melhorias para a modernização dos currículos dos cursos de licenciatura em Geografia.

  28. Mercosul

    Mercosul, Saiba mais sobre o Mercosul, O que significa Mercosul, NAFTA, As curiosidades do Mercosul.

  29. O crescimento urbano e a degradação hídrica no vetor norte de Brumado - BA

  30. O uso e as consequências socioespaciais da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos do Rio de Janeiro

    Refletir sobre o impacto do empreendimento na vida dos usuários dos transportes públicos, analisar seus padrões de uso e a relevância das integrações a outros modais nestes deslocamentos.

  31. Parauaú: rio-preto ou rio-escuro

    Rio Parauaú, importância histórica, econômica e geográfica e o desempenho de um papel imprescindível na vida econômica de Breves.

  32. Peru

    Peru, a história do Peru, a geografia física do Peru, população do Peru, economia do Peru, sociedade do Peru, cultura do Peru, a evolução do Peru ao longo do tempo.

  33. Poluição Sonora

    Poluição sonora, causas da poluição sonora, principais consequências da poluição sonora, os ruídos de trânsito, ruído industrial, legislação ambiental.

  34. Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração

    Modo com que os empreendimentos minerários tratam das áreas degradadas detectando todos os contornos desta atividade com base na legislação ambiental e uso inapropriado dos recursos naturais.

  35. RÚSSIA, EM BUSCA DE SEU ESPAÇO NO NOVO CONTEXTO INTERNACIONAL

    Importância histórica da Rússia no século XX, implantação de um sistema socialista real e URSS e contexto inédito na história.

  36. UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TALCO COMO AGREGADO IMPERMEABILIZANTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

    Analisar a utilização do minério talco como impermeabilizante na construção civil bem como seu valor no mercado interno de produção.