Aspectos gráficos do texto científico
Quanto aos aspectos gráficos que norteiam o texto científico, é necessário saber que todos eles se encontram submetidos a normatizações predefinidas, regidas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
Dessa forma, entende-se que a tessitura de um texto dessa natureza se encontra relacionada a alguns fatores, os quais se referem tanto ao conteúdo quanto à estética, ou seja, à forma como nos é apresentado o trabalho de pesquisa.
Assim, partindo de tal pressuposto, ocupemo-nos em estabelecer familiaridade com alguns pressupostos, estando esses evidenciados a seguir:
- Papel – Consoante os critérios determinados pela ABNT, a folha deve ser branca de tamanho A4 (21cm X 29,7 cm);
- Parágrafo – A esse se aplica a dimensão de 1,25cm (geralmente 1 tab), dando um espaço de uma linha em branco entre um parágrafo e outro;
- Espacejamento entrelinhas – O recomendável é que todo o texto seja digitado com espaçamento de 1,5cm. No que tange às citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas das ilustrações e tabelas, referências, tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade, tais elementos devem ser digitados com espacejamento simples. Lembrando também que as referências, ao final do projeto, devem ser descritas por meio de dois espaços simples;
Os títulos das subseções devem ser separados dos textos que os antecedem ou sucedem obedecendo a dois espaços de 1,5cm;
- Margens – Esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm;
- Tipo e tamanho da fonte:
* Para o texto é recomendável que seja Times New Roman de tamanho 12;
* Para o título: tamanho 18, e subtítulo: tamanho 16;
- Paginação – Todas as páginas são numeradas com algarismos arábicos – dispostos no canto superior direito da página a 2cm da borda superior. Contudo, a primeira folha do artigo, fazendo referência à identificação desse, não é paginada, ainda que contada. A paginação somente se dá a partir da segunda folha, representada pela folha de rosto e segue até o final do trabalho, inclusive os elementos pós-textuais opcionais, como é o caso dos anexos e apêndices;
- Formato do texto – Justificado;
- Títulos e subtítulos – Aqueles considerados de primeiro nível devem ser expressos em letra maiúscula e em negrito, como por exemplo: 1 – A CRISE ASIÁTICA. Os considerados de segundo nível devem ser expressos somente em letra maiúscula, porém sem negrito, assim como: 1.1 – RAZÕES DA CRISE. Por último, aqueles considerados de terceiro nível costumam ser evidenciados utilizando-se somente a primeira letra maiúscula (exceto no caso de nomes próprios) e sem negrito, como é o caso de: 1.1.1. Histórico da crise.
Não se esquecendo de que a numeração de títulos e subtítulos deve ser alinhada à margem esquerda;
- Uso do itálico – Tal recurso é aplicado às palavras de origem estrangeira, como é o caso de feedback, check in, entre outras. Sem contar que em substituição às aspas, o itálico também é utilizado nas citações, no intuito de diferenciar o texto do autor do texto de outra autoria.
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.