Aspectos gráficos do texto científico

Os aspectos gráficos fazem parte da estética do texto científico
Os aspectos gráficos fazem parte da estética do texto científico

Quanto aos aspectos gráficos que norteiam o texto científico, é necessário saber que todos eles se encontram submetidos a normatizações predefinidas, regidas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

Dessa forma, entende-se que a tessitura de um texto dessa natureza se encontra relacionada a alguns fatores, os quais se referem tanto ao conteúdo quanto à estética, ou seja, à forma como nos é apresentado o trabalho de pesquisa.

Assim, partindo de tal pressuposto, ocupemo-nos em estabelecer familiaridade com alguns pressupostos, estando esses evidenciados a seguir:

- Papel – Consoante os critérios determinados pela ABNT, a folha deve ser branca de tamanho A4 (21cm X 29,7 cm);

- Parágrafo – A esse se aplica a dimensão de 1,25cm (geralmente 1 tab), dando um espaço de uma linha em branco entre um parágrafo e outro;

- Espacejamento entrelinhas – O recomendável é que todo o texto seja digitado com espaçamento de 1,5cm. No que tange às citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas das ilustrações e tabelas, referências, tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade, tais elementos devem ser digitados com espacejamento simples. Lembrando também que as referências, ao final do projeto, devem ser descritas por meio de dois espaços simples;

Os títulos das subseções devem ser separados dos textos que os antecedem ou sucedem obedecendo a dois espaços de 1,5cm;

- Margens – Esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm;

- Tipo e tamanho da fonte:

* Para o texto é recomendável que seja Times New Roman de tamanho 12;

* Para o título: tamanho 18, e subtítulo: tamanho 16;

- Paginação – Todas as páginas são numeradas com algarismos arábicos – dispostos no canto superior direito da página a 2cm da borda superior. Contudo, a primeira folha do artigo, fazendo referência à identificação desse, não é paginada, ainda que contada. A paginação somente se dá a partir da segunda folha, representada pela folha de rosto e segue até o final do trabalho, inclusive os elementos pós-textuais opcionais, como é o caso dos anexos e apêndices;

- Formato do texto – Justificado;

- Títulos e subtítulos – Aqueles considerados de primeiro nível devem ser expressos em letra maiúscula e em negrito, como por exemplo: 1 – A CRISE ASIÁTICA. Os considerados de segundo nível devem ser expressos somente em letra maiúscula, porém sem negrito, assim como: 1.1 – RAZÕES DA CRISE. Por último, aqueles considerados de terceiro nível costumam ser evidenciados utilizando-se somente a primeira letra maiúscula (exceto no caso de nomes próprios) e sem negrito, como é o caso de: 1.1.1. Histórico da crise.

Não se esquecendo de que a numeração de títulos e subtítulos deve ser alinhada à margem esquerda;

- Uso do itálico – Tal recurso é aplicado às palavras de origem estrangeira, como é o caso de feedback, check in, entre outras. Sem contar que em substituição às aspas, o itálico também é utilizado nas citações, no intuito de diferenciar o texto do autor do texto de outra autoria.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.