FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM SOCIOLOGIA
índice
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. LEITURAS OBRIGATÓRIAS
- 3. ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ANUAL
- 4. ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ABORDAGEM DOS TCT’S DA BNCC
- 5. O CONHECIMENTO DO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR
- 6. O CONHECIMENTO DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA
- 7. O CONHECIMENTO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
- 8. PLANOS DE AULA
- 9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
- 10. REFERÊNCIAS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
1. INTRODUÇÃO
Este portfólio é um relatório de Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Médio e/ou Educação Profissional I que consiste na elaboração das seguintes atividades: leituras obrigatórias; o conhecimento e estrutura da função do Projeto Político Pedagógico (PPP); o conhecimento da atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina; o conhecimento da abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia); uma pesquisa sobre metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais e a elaboração de dois planos de aula.
Todo o material aqui exposto é conduzido pelo autoestudo das disciplinas estudadas ao longo deste primeiro semestre do curso de Formação Pedagógica em Sociologia, sendo elas: Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Libras; Políticas Públicas na Educação Básica; Educação e Diversidade; Didática: Planejamento e Avaliação; Educação à Distância; Ed – Educação e Tecnologia e Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.
2. LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Médio e/ou Educação Profissional I do curso de Formação Pedagógica em Sociologia traz em seu Plano Adaptado ao Covid-19 o artigo: “O ensino da disciplina de Sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores” do ano de 2017, publicado pela Revista Espaço Acadêmico, dos autores, Leandro Raizer, Célia Elizabete Caregnato, Daniel Gustavo Mocelim e Thiago Ingrassia Pereira.
O artigo tem como objetivo principal enfatizar a grande expectativa do retorno da disciplina de Sociologia às escolas para o ensino médio em 2008, expectativa esta tanto em relação ao papel de preparar os alunos para o pleno exercício da cidadania quanto p`ra a qualificação da educação básica. Para desenvolver esta temática é abordada sobre a presença da disciplina no currículo pedagógico, carga horária, perfil do professor da disciplina, a demanda a nível nacional dos docentes, a adequação da formação específica dos docentes e as condições de ensino.
A Lei Federal n. 11.6841 de 2008 tornou obrigatória à oferta da disciplina de Sociologia no currículo das escolas de ensino médio de todo o país. Essa Lei foi fruto de uma grande mobilização de sociólogos, educadores, estudantes e pesquisadores que viam na oferta dessa disciplina tanto um meio para qualificar a educação básica, quanto um direito dos estudantes, na medida em que essa disciplina constitui-se como base para uma efetiva formação para a cidadania, o pensamento autônomo e a atitude democrática, como previsto na LDBEN (RAIZER, SANTAGADA, MEIRELLES, 2013).
A importância da disciplina de Sociologia aos alunos é de colaborar realmente para o crescimento do mesmo. A Sociologia traz para a sala de aula diversos aspectos da vida do individuo, que proporciona boas discussões e reflexões para os alunos, regatando o pensamento sobre a sociedade, o relacionamento interpessoal e a reflexão sobre conceitos de grandes nomes de sociólogos para a vida social.
A Sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos, e por que agimos como agimos. Ela nos ensina que aquilo que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro, pode não ser bem assim e que os “dados” de nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais. Entender os modos sutis, porém, complexos e profundos, pelos quais nossas vidas individuais refletem os contextos de nossa experiência social é fundamental para a abordagem sociológica (GIDDENS, 2005, p. 24).
É preciso que o professor esteja preparado metodologicamente para suas aulas, é preciso criar novos meios, formas diferenciadas, capazes de chamar a atenção do aluno, para que assim possa ser criada uma relação de proximidade com a realidade do estudante. Nesse sentido, a aula não deve se reduzir a exposição por parte do professor, há uma variedade de recursos que podem e devem ser utilizados para que os alunos participem das aulas, entre eles, seminários, estudo dirigido, apresentações de vídeos, dramatização, oficinas, debates, leitura de textos, visitas a museus, bibliotecas, centros culturais. Com efeito, para enfrentar os desafios encontrados pelos docentes no ensino da Sociologia no ensino médio, é preciso que o profissional assuma uma postura diferenciada, capaz de criar um olhar crítico nos alunos, levando-os a se perceberem como protagonista do processo educacional, para que dessa forma possam se sentir motivados a querer conhecer mais o mundo da Sociologia. O profissional nesse sentido, desenvolver no aluno a capacidade de ver a realidade em que vive com outro olhar, além do senso comum. (ALVIM, Et. al s/d)
3. ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ANUAL
A análise do Planejamento Anual para este relatório será voltada para o primeiro ano do ensino médio.
A proposta do professor quanto aos conteúdos a serem trabalhados pela disciplina são para o primeiro trimestre em relação ao surgimento da Sociologia; O contexto histórico de surgimento da Sociologia: as transformações oriundas das revoluções industrial, burguesas e científicas; Formação, consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social; Introdução às Ciências Sociais: Ciência Política, Antropologia e Sociologia; Conceito e objeto de estudo da Sociologia; Senso Comum e Conhecimento Científico; Indivíduo e sociedade; O processo de socialização; Instituições sociais: familiares; escolares; religiosas e Teorias sociológicas: Auguste Comte (17981857).
Os objetivos nesta fase são: Problematizar questões sobre a diversidade das formas de socialização e suas instituições sociais; Possibilitar compreensões sociológicas, o estranhamento e a desnaturalização dos processos sociais que influem na sua formação enquanto indivíduo; Problematizar questões sobre a diversidade das formas de socialização e suas instituições sociais e Compreender a organização e a influência das instituições e grupos sociais em seu processo de socialização e as contradições deste processo.
Para o segundo trimestre os conteúdos serão em relação a Introdução em teoria e método na Sociologia a partir dos clássicos da sociologia: Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920); Relação indivíduo e sociedade na perspectiva de Émile Durkheim (18581917); Karl Marx (1818-1883) e a crítica ao modo de produção capitalista; A sociologia compreensiva de Max Weber (1864-1920); A questão do trabalho em Émile Durkheim (18581917), Karl Marx (18181883) e Max Weber (18641920) e O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades.
Os objetivos nesta fase são: Possibilitar a compreensão de conceitos dos autores clássicos da Sociologia; Compreender o processo histórico e a questão do trabalho na perspectiva dos clássicos da Sociologia: Émile Durkheim (18581917), Karl Marx (18181883) e Max Weber (18641920); Compreender as especificidades em formas de trabalho nas diversas sociedades.
Para o terceiro trimestre os conteúdos serão em relação a Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições; Cooperação simples, manufatura e maquinofatura; Racionalização do trabalho: taylorismo e fordismo; Acumulação flexível do capital; Globalização e Neoliberalismo; Relações de Trabalho; Trabalho no Brasil.
Os objetivos nesta fase são: Compreender as características da sociedade capitalista e a permanência de formas de organização de trabalho diversas a ela e as especificidades do trabalho; Compreender a diversidade das formas de trabalho em várias sociedades ao longo da história; Compreender os conceitos de classe social, mais-valia, consciência de classe e alienação; Compreender as formas de produção e racionalização do trabalho; Compreender as transformações nas relações de trabalho advindas do processo de globalização e Analisar as transformações recentes no mundo do trabalho.
A metodologia do processo de ensino para o primeiro ano do ensino médio será através de aulas expositivas e/ou dialogadas com debates dirigidos com proposição de projetos de pesquisa, individual e em grupo, que possibilitem o diálogo dos conceitos e teorias sociológicas a partir da realidade e do dia a dia dos estudantes.
Os recursos utilizados para tal serão Lousa e giz. Livro didático, livros, textos diversos e recursos audiovisuais.
A avaliação será realizada por média trimestral será o resultado da somatória de 3 avaliações somando 10,0 (dez pontos), sendo: Valor 6,0 – avaliação/ prova; Valor 3,0 – portfólios, relatórios de pesquisa ou visitas, seminários, trabalhos, atividades, etc. (podendo ser mais de um instrumento por trimestre); Valor 1,0 – atividades diversas, tarefas, participação nos debates, etc. Para a Recuperação paralela de conteúdos: Valor 6,0 – avaliação/ prova e Valor 4,0 – avaliação/ prova.
4. ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ABORDAGEM DOS TCT’S DA BNCC
Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT’S) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são relacionados a Economia, Saúde, Cidadania e Civismo, Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente que permitem ao aluno compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar aqueles que são diferentes e quais são seus direitos e deveres como cidadão, contribuindo para a formação integral do estudante como ser humano, sendo essa uma das funções sociais da escola.
Proposta de Atividade |
|
TCT |
Cidadania e Civismo |
Objetivo |
Promover a compreensão acerca as formas de organização políticas mais recorrentes no mundo contemporâneo. |
Atividade proposta |
Será pedido para que os alunos realizem um resumo acerca das formas de organização política no mundo e no Brasil, contendo os seguintes aspectos: Monarquia, Parlamentarismo, Presidencialismo e Ditadura. |
Área de conhecimento |
Sociologia |
Habilidade |
EM13BHS205 Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. |
Avaliação |
Os alunos serão avaliados de acordo com a observação do professor para com o interesse dos alunos em relação as pesquisas no momento de sala de aula e suas interações com o docente para retirar suas dúvidas. |
5. O CONHECIMENTO DO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR
Segundo a legislação educacional brasileira, alguns documentos devem orientar o funcionamento das escolas, para expressar as finalidades e as necessidades da realidade escolar, entre eles, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica.
O PPP deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as necessidades da realidade escolar que representa.
O Regimento Escolar por sua vez, é um documento obrigatório em todo o território nacional nas escolas sejam elas privadas ou públicas e traz um conjunto de regras acerca da organização administrativa, pedagógica e disciplinar da instituição educacional, tais regras se fundamentam na proposta pedagógica da mesma.
Ambos documentos se aplicam na escola de forma complementar, enquanto o PPP apresentam ações educativas que serão importantes ao processo de ensino e aprendizagem, o Regimento Interno apresentam as regras que regem estas ações.
É por meio do Regimento Escolar que são estruturadas, definidas e normatizadas as ações do coletivo escolar. Enquanto no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias ao ensino e aprendizagem, o Regimento Escolar apresenta as normas, as “regras” que regem tais ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar. Cabe salientar que, tanto o PPP quanto o Regimento Escolar são os primeiros documentos a serem criados e/ou atualizados, pois, conforme apontado na unidade anterior, não é possível solicitar a regularização da vida legal da instituição sem os pareceres e atos que comprovam a legalidade desses documentos. Portanto, tanto o PPP quanto o Regimento devem ser atualizados e enviados para aprovação do NRE sempre que houver necessidade ou alterações na legislação escolar. (GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, 2018)
1. Como o regimento e o PPP se aplicam nas ações do cotidiano da escola?
O regimento e o PPP se aplicam sobre as funcionalidades da escola como, por exemplo, sobre os horários de chegada, intervalo e saída; sobre os docentes e suas disciplinas; sobre as disciplinas desenvolvidas em cada turma bem como seus horários etc.
2. Discorra sobre 3 (três) aspectos abordados pelo diretor que você destaca como mais importantes.
Destaco como mais importante a preocupação sobre a formação contínua dos professores; as condições de trabalho dos profissionais dentro da escola e a aplicação da Gestão Democrática.
6. O CONHECIMENTO DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA
No ambiente escolar, é comum a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do professor na condução da disciplina em que atua. A escola que oferta educação básica, ao mesmo tempo em que articula teoria e prática, também contribui com a formação de pessoas, auxiliando-as em sua inserção na prática social e no mundo do trabalho. Seguindo essa perspectiva, o estágio possibilita, ao acadêmico, além de caracterizar o espaço escolar e observar a atuação específica de cada profissional, observar a atuação integrada de todos os profissionais, visando ao êxito do proposto pela escola.
Ao tratar dos elementos que contribuem para a integração dos profissionais da escola, merece atenção a maneira como a equipe pedagógica procura agregar o trabalho individual ao coletivo. Diante da dinâmica escolar, o grande foco fica na centralização das atividades ou na delegação de responsabilidade, na qual cada profissional pode demonstrar sua parcela de compromisso.
1. Escolha e conceitue três atribuições da equipe pedagógica que auxiliam o professor a organizar o Plano de Trabalho Docente.
O pedagogo juntamente com a equipe pedagógica se torna responsável pela organização do trabalho pedagógico na escola; conhecer a realidade do aluno e o contexto escolar, bem como as relações de toda a comunidade escolar e promover a inclusão social.
2. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor, tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.
Em nenhum momento da instituição escolar podemos pensar no trabalho de modo individual e sim no âmbito do coletivo. A equipe pedagógica precisa ter domínio sobre a teoria aprendida no curso de Pedagogia para o exercício de orientar o professor e se relacionar com os todos os profissionais. Na orientação ao professor, revela-se a necessidade colaboração tanto teórica como prática, colaboração na elaboração de um plano de aula, no planejamento anual bem como identificar no mesmo profissional se existe a necessidade de se aplicar aos professores uma capacitação e isto então é levado como sugestão à equipe diretiva.
7. O CONHECIMENTO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
A proposta de metodologia ativa é uma estratégia de ensino, por vezes influenciada pelo uso das tecnologias digitais, que se caracteriza por inserir o estudante no centro do processo a partir de discussões, interações, atividades de análise, síntese e avaliação no sentido de solucionar problemas.
Seguindo as orientações do Plano de Trabalho Adaptado ao Covid-19, temos nesta etapa no campo de leituras sobre as metodologias ativas, uma breve apresentação sobre as metodologias e uma situação problema:
“Ao se apresentar na escola escolhida para realizar seu estágio, a pedagoga convida-o para uma breve reunião onde alerta que a escola passa por um período de mudanças e que a realidade poderá divergir do conceito de escola idealizada para estagiar. De acordo com ela, a escola está com alto índice de evasão e os alunos apresentam baixo rendimento em relação aos índices estaduais. A pedagoga destaca uma série de questões que estariam interferindo no cotidiano escolar e no rendimento dos alunos. Por ser uma escola com poucos recursos financeiros e tecnológicos, mostrava-se pouco atrativa para os alunos. Outro fator do baixo rendimento seria o uso ilimitado dos aparelhos celulares em sala de aula, que acabavam distraindo os alunos ao longo das aulas. Após a reunião com a pedagoga, e com as informações repassadas por ela, você deve refletir sobre como realizará a regência de seu estágio nesta escola. Para tanto, deve considerar todos os fatores que irão interferir em sua regência e propor novas metodologias e tecnologias para que seus objetivos sejam alcançados de modo satisfatório.”
Para transformar a realidade apresentada pela pedagoga, a metodologia ativa escolhida será a Sequência Didática. É uma metodologia de ensino e aprendizagem composta por um conjunto de atividades planejadas para ensinar um conteúdo, constituído de passos e etapas ligadas entre si e organizadas de acordo com os objetivos propostos pelo professor para tornar o aprendizado mais significativo e eficiente.
Neste caso a Sequência Didática seria uma metodologia facilitadora para as questões de distração com o uso dos celulares, já que os celulares seriam inseridos como ferramentas de pesquisa em um determinado momento, já que eles são apresentados a um problema e precisam refletir sobre o mesmo para solucioná-lo.
8. PLANOS DE AULA
PLANO DE AULA 01 |
|
Identificação |
Disciplina: Sociologia Série: Primeiro ano do ensino médio Turma: 101 Período: Matutino |
Conteúdo |
Aula introdutória:
|
Objetivos |
Objetivo Geral: Apresentar a Sociologia como ciência aos alunos. Objetivos Específicos:
|
Metodologia |
Apresentar aos alunos que no Ensino Médio a disciplina de Sociologia contempla três áreas das Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política e suas respectivas definições básicas. PROPOSTA DE QUIZ Questões para reflexão de múltiplas escolhas. |
Recursos |
Livro didático, apostilas, lousa e giz. |
Avaliação |
A avaliação será a partir do envolvimento dos alunos com a proposta de atividade. |
Referências |
https://www.aulaparana.pr.gov.br/sociologia_1ano. Acesso em 15 de Março de 2022. |
PLANO DE AULA 01 |
|
Identificação |
Disciplina: Sociologia Série: Primeiro ano do ensino médio Turma: 101 Período: Matutino |
Conteúdo |
Aula de sequência.
|
Objetivos |
Objetivo Geral: Apresentar a Sociologia como ciência aos alunos. Objetivos Específicos:
|
Metodologia |
O ser humano é um ser social. Uma das principais questões para entender a sociedade é: como ocorre a relação entre o indivíduo (as pessoas) e a sociedade? Nós construímos a sociedade? A sociedade nos constrói? Ou os dois? Nós podemos modificar a sociedade na qual estamos? Ou é a sociedade – com suas leis e regras – que cria nosso comportamento, nossos gostos, nosso pensamento? PROPOSTA DE REFLEXÃO Qual é a relação entre o indivíduo e a sociedade? Esta pergunta inquieta os cientistas sociais ao longo dos séculos! Iremos refletir sobre esta questão que diz respeito a estrutura social como um todo e a nós mesmos! |
Recursos |
Livro didático, apostilas, lousa e giz. |
Avaliação |
A avaliação será a partir do envolvimento dos alunos com a proposta de atividade. |
Referências |
https://www.aulaparana.pr.gov.br/sociologia_1ano. Acesso em 15 de Março de 2022. |
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O desenvolvimento deste relatório de estágio voltado para o ensino médio e/ou educação profissional I, é de grande relevância para o graduando de Formação Pedagógica em Sociologia, pois apresenta diversas questões que envolvem o seu posicionamento em sala de aula, no contexto escolar e em toda a comunidade escolar, facilitando assim a compreensão do posicionamento do pedagogo em suas diversas facetas, na prática pedagógica.
10. REFERÊNCIAS
ALVIM, A; Et al. A importância da Sociologia para o desenvolvimento do aluno no ensino médio. S/D. Disponível em: file:///C:/Users/Principal/Downloads/15024-1125617147-1-PB.pdf. Acesso em 15 de Março de 2022.
GIDDENS, A. Em defesa da Sociologia: Ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo, UNESP, 2001.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Gestão em Foco - Módulo sete: Gestão escolar e legislação educacional. 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/legislacao_escolar_unidade2.pdf. Acesso em 15 de Março de 2022.
RAIZER, L; SANTAGADA, S.; MEIRELLES, M. A recente historia do retorno da Sociologia ao Ensino Médio: mobilização politica, atores e conquistas. In: Meirelles, M; Pereira, L. H; Raizer, L.. (Org.). O Ensino de Sociologia no RS: repensando o lugar da Sociologia. 01 ed. Porto Alegre: EVANGRAF/UFRGS, 2013, v. 01, p. 87-98.
Publicado por: Felipe Gracietti
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.