Topo
pesquisar

Interação Entre Escola e Família no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança

Educação

O presente estudo aborda sobre a importância da Interação entre Escola e Família no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade, sobre as atuações dos profissionais em educação.

índice

1. RESUMO

O presente estudo aborda sobre a importância da Interação entre Escola e Família no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade, sobre as atuações dos profissionais em educação e o que eles tem feito para que ocorra essa interação e sobre sugestões para que ambas as partes, tanto a escola quanto a família, alcancem um objetivo em comum, de proporcionar as crianças uma educação de qualidade. Objetivamos realizar uma abordagem histórica, para melhor entender as mudanças ocorridas nessas duas instituições, verificando o que as fizeram se afastar uma da outra. Também investigamos a influência desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade de ensino, podendo assim propor atuações para que as escolas e famílias possam apoiar uma à outra na educação das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.

Palavras-chave: família, escola e interação.

ABSTRACT

Interaction between school and family in the learning process of children


This study focuses on the importance of interaction between school and family in the educational process to a quality education on the actions of professionals in education and what they have done for this interaction to occur and on suggestions for both parties, both school as the familyreach a common goal, to provide children a quality education. We aim to make a historical approach to better understand the changes in these two institutions, checking out what made ​​them move away from each other. We also investigated the influence of this partnership as acontribution to improving the quality of teaching, and thus can offer performances for schools and families can support each other in the education of children. The methodology used wasliterature, seeking to gather some significant approaches and reflect on the theme with the contributing authors.

Keywords: family, school and interaction.

2. INTRODUÇÃO

Durante a realização do estágio Supervisionado obrigatório, participei de reuniões de pais e mestres e percebi que, a porcentagem de pais a participarem dessas reuniões era mínima. Pude também observar que a participação das famílias e comunidade na construção do Projeto Político Pedagógico desta mesma Escola era praticamente inexistente.

Essas observações, juntamente com a atual situação da escola e seus alunos, problemas