Topo
pesquisar

Pressupostos relativos à constituição do artigo científico

Regras da ABNT

Mediante a constituição do artigo científico, devemos estabelecer familiaridade com alguns pressupostos atribuídos a ele.

Por meio do texto “Artigo científico”,  você conheceu as características que o definem. Dessa forma, dada a recorrência dessa modalidade, sobretudo em cursos de pós-graduação cuja intenção se atém à obtenção de uma dada titularidade, o assunto que nos leva a essa discussão diz respeito à estrutura composicional de tal artigo, tendo em vista a NBR 6022:2003, da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), que, no Brasil, representa o órgão que regulamenta normas e procedimentos para a elaboração e apresentação de trabalhos técnicos e científicos.

Partindo dessa premissa, torna-se relevante ressaltar que existem três tipos de artigos científicos, cada qual se perfazendo de peculiaridades distintas, assim dispostas:

* Científico – Tal modalidade é oriunda de uma publicação, cuja autoria é declarada, a qual apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas mais diversas áreas do conhecimento;

* Original – Resulta de uma publicação que apresenta temas e/ou abordagens originais;

* De revisão – Caracteriza-se por uma publicação que resume, analisa e discute ideias já publicadas.

Semelhantemente a outros trabalhos de natureza científica, o artigo científico se constitui de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Já dispomos de um certo conhecimento acerca das características inerentes a tais elementos, discutidos nos textos: “Elementos pré-textuais do texto científico”; “Elementos textuais do artigo científico” e “Elementos pós-textuais do artigo científico” .

Dessa forma, segue um esboço retratando como devem estar dispostos os referidos elementos, seguido de algumas indicações gráficas:

Pré-textuais

* Título e subtítulo (caso haja) – Ambos os elementos se encontram dispostos na página de abertura do artigo, constituindo-se de um número pequeno de palavras, as quais devem transcrever de forma apropriada o conteúdo do trabalho. No caso de haver subtítulo, esse deve figurar após o título e deve ser precedido de dois pontos (:).

* A autoria deve ser expressa de forma completa e o currículo deve ser colocado em nota de rodapé, anteriormente indicado por asterisco e contendo um breve histórico acerca da qualificação do autor do artigo, inclusive o endereço para contato (e-mail);

* Resumo na língua do texto – Esse deve aparecer em apenas um parágrafo, apresentando de forma concisa os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados mediante a pesquisa realizada. O número de palavras não poderá ultrapassar 250.

* Palavras-chave na língua do texto – São iniciadas com letra maiúscula. Deverão conter até cinco expressões, separadas e terminadas por ponto.

Elementos textuais

* Introdução – Em tal parte se apresentam as finalidades e os objetivos do trabalho em questão, de modo a fazer com que o leitor tenha uma visão geral da temática abordada.

* Desenvolvimento – Refere-se a um detalhamento acerca de tudo que foi explorado no texto, priorizando, sobretudo, a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções, variando de acordo com a NBR 6024, 2003.

* Conclusão – Caracteriza-se pelos resultados obtidos mediante a pesquisa, com vista a responder questões relacionadas às hipóteses e aos objetivos propostos.  

Elementos pós-textuais

* Notas explicativas – Sua numeração deve ser feita em algarismos arábicos consecutivos;

* Referências – Devem estar dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguindo sempre a NBR 6023 da ABNT.   

* Apêndices – São dispostos por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. 

* Anexos – Semelhantemente aos apêndices, são utilizadas letras dobradas somente quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

Quanto a outros aspectos gráficos, cabe ressaltar acerca de alguns detalhes, sendo eles demarcados por:

* Os textos devem ser digitados em cor preta e devem ser impressos em papel branco no formato A4.

* A numeração das páginas deve ser feita em algarismos arábicos sequenciais, localizada no canto superior direito da folha, sendo que a contagem se inicia a partir da primeira página da parte textual. Os elementos pré-textuais devem ser contados, mas não numerados.

* Todo o trabalho deve ser digitado em fonte tamanho 12, com exceção das citações com mais de três linhas, paginação, legendas e notas de rodapé, que devem ser em tamanho menor e padronizado.

* O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5, exceto em citações de mais de três linhas, referências, notas de rodapé e legendas, que devem ser digitadas em espaço simples.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola