SOS PONTOS TURÍSTICOS (ORLA DA MATA ATLÂNTICA)

Turismo

Pontos turísticos e identificação de formas de divulgação de cidades turísticas.

índice

1. Resumo

A necessidade de uma ação conjunta entre Corretores de Imóveis, Prefeitura Governo Estadual e empresas é necessário para fortalecer o Turismo regional e colocar a baixada santista como um dos principais destinos do País. A procura de imóveis por novos compradores aumenta a cada ano, é notório este “boom” imobiliário, que transforma a região da baixada santista como uma das mais procuradas pelo investidor. Com este mercado imobiliário aquecido é possível explorar todos os pontos turísticos que a região tem a oferecer. O conhecimento destes pontos turísticos por parte dos Técnicos de Transações Imobiliárias, poderá transformar em uma nova ferramenta de trabalho para o sucesso nas vendas de imóveis na região.

Abstract

The need for a joint action between real estate brokers, state Government and companies is necessary to strengthen regional tourism and place the Santosist base as one of the Country's main destinations. The demand for real estate by new buyers increases each year, it is notorious this real estate boom, which transforms the region of the Santosist lowlands as one of the most sought after by the Investor. With this heated real estate market it is possible to explore all the sights that the region has to Offer. The knowledge of these sights by the real estate business technicians can transform into a new work tool for success in real estate sales in the Region.

2. INTRODUÇÃO

Quando o Brasil ainda vivia a fase colonial de sua história, grandes fazendeiros procuravam terras para se estabelecer e fazer dali suas fazendas e também comprar casas nas cidades recém fundadas. Na época, o processo de compra de casas era algo muito lento e era o momento em que cidades pequenas se tornavam grande. Desse modo, o processo deveria ser mais rápido do que o normal, pois o número de pessoas querendo comprar imóveis aumentava e muito naquela época. Assim, surgiram os Intermediadores de Negócios Imobiliários que começavam a divulgar seus imóveis em cartazes em muros, postes, lojas e etc.; foi o começo da carreira de corretor de imóveis. Em tempos de informática e alta velocidade na transmissão de informações, para ser bem-sucedido e conquistar a confiança do cliente é necessário estar bem preparado. “O corretor precisa ter em mente que a prioridade são as pessoas, não os imóveis. Hoje o mercado quer especialistas em gente”, detalha o especialista em mercado imobiliário, Guilherme Machado. A confiança, ressalta, é a base de qualquer venda. “Se o corretor ouvir o cliente e entender suas angústias e anseios, conseguirá conquistar”.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Falta de Informação e divulgação

4. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O projeto será desenvolvido na região da baixada santista, tendo como objeto de estudo as imobiliárias dos respectivos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos e Cubatão.

5. OBJETIVO GERAL

O Técnico de Transações Imobiliária possa utilizar como uma nova ferramenta para desenvolver um manual com orientações dos pontos Turísticos e acessos para que seduzir os clientes na compra de imóveis. Identificar meios de divulgação das cidades, que possam auxiliar o Corretor de Imóveis, a causar um impacto positivo no cliente na hora da venda. Podendo assim, fazer com que desperte o interesse pela compra de um imóvel na Orla da Mata Atlântica, motivado pelas atrações turísticas que a região oferece.

5.1. Objetivo Específico

Ênfase na venda do turismo da região.

•. Atrair novos compradores

•. Fomentar o turismo

•. Aumentar a proposta de trabalho na área do turismo com a chegada de novos investimentos.

6. USUÁRIO/BENEFICIÁRIO

Corretores, Clientes e turistas

7. VIABILIDADE

A análise de viabilidade de algo nada mais é, do que a análise de como algo (projeto, produto, serviço, ideia, solução e etc.) pode ser exequível, pode alcançar bons resultados, pode ter êxito

7.1. Viabilidade Operacional

O operacional contará com o funcionamento direto das imobiliárias que atuam constantemente no mercado atraindo os clientes interessados em adquirir um imóvel na região.

7.2. Viabilidade Econômica

Realização de parceria com as imobiliárias, oferecendo uma cartilha que, em contrapartida, custeará a manutenção do site.

7.3. Viabilidade Social

Trará mudanças de hábitos das pessoas, em relação as cidades praianas da região.

7.4. Viabilidade Ambiental

O projeto não terá impacto ambiental, pois não trará nenhuma mudança nos hábitos já existentes.

8. JUSTIFICATIVA

A escassa divulgação dos pontos e extensões turísticas da região limitando a transação ou fechamento de um negócio imobiliário.

9. HIPÓTESE

O comprador tem o conhecimento dos pontos turísticos existentes na região?

Falta de conhecimento dos TTI no ramo do turismo?

10. METODOLOGIA

A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim.

Metodologia é a explicação detalhada e exata de toda ação desenvolvida no (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

10.1. Métodos e Procedimentos

Os métodos indutivos, dedutivo e indutivo hipotético foram escolhidos para a realização do projeto.

10.2. Método de Abordagem

O projeto realizou entrevistas, pesquisa via rede social e pesquisa de campo.

10.3. Método de Pesquisa

1 - Etapa: Escolha do Tema.

2 - Etapa: Coleta de dados: através de pesquisas bibliográficas, exploratória e descritiva;

3 - Etapa: Desenvolvimento do Tema: Através de debates e encontros em sala de aula.

11. REFERENCIAL TEÓRICO

12. IMOBILIÁRIA

Imobiliária, agência ou empresa de mediação imobiliária é uma empresa que atua no mercado imobiliário, na intermediação de venda ou locação de imóveis, tais como, casas e apartamentos, salas e escritórios, bem como proceder a administração de imóveis locados. 

Figura 1- Imobiliária

Fonte:http://www.vilasantaisabelsp.com.br/2014/01/imobiliaria-normandie-de-roque-e-biella.html

13. Corretor de Imóveis

Profissional com título de técnico em transações imobiliárias, registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Sua função consiste em realizar a intermediação imobiliária entre o comprador e o vendedor, fazendo com que a transação ocorra da melhor forma para ambos.

Figura 2- Corretor de Imóveis

Fonte:https://emais.estadao.com.br/blogs/arqui-achados/adelino-alves-a-primeira-imobiliaria-de-sao-paulo/

14. O QUE É TURISMO

Segundo Beni 2001: “ A soma dos fenômenos e das relações resultantes da viagem e da permanência não residentes , na medida em que não leva a residência permanente e não está relacionada a nenhuma atividade remuneratória.”

Figura 3- Símbolo do Turismo

FONTE: Livro: Os Alojamentos

15. TIPOS DE TURISMO

15.1. Turismo Cultural

Turismo cultural é o meio de estar em contato com os nativos locais, conhecer os costumes, tradições, manifesto artísticos, etc. Os museus, catedrais, galerias de arte, sítios arqueológicos, monumentos históricos são mais procurados por turistas que querem estar em contato com turismo cultural histórico.

Figura 4-  Palácio das Artes

Fonte:https://www.lumetplus.com/2017/10/palacio-das-artes-praia-grande.html

Figura 5- Exposição

Fonte:https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g1172381-d2415216-i242093035-Palacio_das_Artes-Praia_Grande_State_of_Sao_Paulo.html

15.2. Turismo de aventura

É procurado por aqueles que querem desafios e adrenalina, mas também é procurado para prática de atividades que não possuam riscos, e que tenha um momento para desfrutar com segurança, por exemplo, as atividades de trilhas em florestas ou montanhas, escaladas, canoagem, mergulho, esqui etc.

Figura 6- Rapel 1

FONTE:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/09/com-profissionais-de-diferentes-areas-grupo-cria-rapel-solidario-em-guaruja.html

Figura 7- Rapel 2

FONTE:http://santaportal.com.br/11441-6%C2%B0-rappel-beneficente-acontece-no-morro-do-maluf-no-guarujá

Figura 8- Rapel 3

FONTE: https://www.dreampass.com.br/experiencias/rapel-47-metros-morro-do-maluf-guaruja-sp

15.3. Turismo religioso

Turismo religioso é a viagem motivada pela fé, onde os visitantes religiosos procuram peregrinação nos lugares considerados santificados, seja por uma recordação histórica ou por satisfação de anseios espirituais, cumprimento de votos ou promessas ou ainda para orar, fazer preces, suplicar por uma solução divina para seus problemas e de seus familiares.

Figura 9- Igreja Matriz de Sant'Anna

FONTE:http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/dezembro/Igreja_Matriz_SantAnna_um_simbolo_historia_Cidade.html

Figura 10- Igreja Matriz de Cubatão

FONTE:http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/31620-igreja-matriz-de-cubatao-completa-80-anos-nesta-terca-feira/

Turismo rural: tem a modalidade de obter o objetivo de atrair turistas no campo para apreciar seu ambiente natural e que possa desfrutar com as plantações e cultura do local. O campo também pode oferecer um hotel fazenda, ou uma casa do campo, para quem quiser ir de encontro com este modo de vida do campo.

Figura 11- Pesqueiro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FONTE:http://mongagua.sp.gov.br/20877/noticias/mongagua-tem-diversas-atracoes-no-feriado/

Turismo consumo

O turismo de compras ou turismo de consumo é o deslocamento dentro dos padrões turísticos com a motivação ligada às compras.

Figura 12- Shopping Praia Grande

FONTE:ttps://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g1172381-d4126574-i176555063-Litoral_Plaza_Shopping-Praia_Grande_State_of_Sao_Paulo.html

15.4. Turismo gastronômico

 Conhecer mais sobre a produção dos alimentos, vivenciar os costumes locais e ter uma experiência gastronômica única. Alguns destinos turísticos são conhecidos pela culinária. É o caso da região de Minas e da Bahia, e alguns deles contam ainda com roteiros específicos voltados para o turismo gastronômico.

Figura 13- Riviera Bertioga

FONTE:https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g2628589-i121502298-Riviera_de_Sao_Lourenco_Bertioga_State_of_Sao_Paulo.html

15.5. Turismo Ecológico

Segmento da atividade Turística que utiliza, de forma sustentável, o Patrimônio Natural e Cultural, promovendo o bem-estar das populações.

F(Figura 14 – Guaraú) FONTE:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/verao/2017/noticia/2017/03/guarau-e-um-paraiso-que-une-mar-rio-cachoeiras-e-montanhas-no-litoral.html

15.6. Turismo de massa – Guarujá

O Turismo de Massas de uma maneira geral caracteriza-se pelo seu desenvolvimento rápido e descontrolado, com uma visão de curto prazo e setorial. Os turistas geralmente viajam em grandes grupos, consumindo programas organizados e apresentam uma postura acomodada e passiva.

Figura 15 –   Praia de Pitangueiras, Guarujá

FONTE:https://raizesdomundo.com/turismo-alternativo-e-turismo-de-massa

16. Cartilha Informativa

FONTE: Autores (2019)

17. Pesquisas de campo

FONTE: Autores (2019)

Para comprar ou alugar, recorre à ajuda de um Corretor(a) Imóvel?

FONTE: Autores (2019)

Esse Corretor(a) de Imóveis lhe indicou os Pontos Turísticos da cidade?

 FONTE: Autores (2019)

Espera-se que, a utilização de recursos digitais (na prática, um arquivo utilizado como ferramenta de ensino para apoiar o aprendizado) oferecidos, permita aos compradores, T.T.I. e Imobiliárias, realizarem suas vendas de forma mais rápida e eficiente. Além de diminuir o tempo de espera, para o fechamento de uma venda, motivando as duas partes envolvidas na transação imobiliária.

18. CONSIDERAÇÔES FINAIS

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como uma Cartilha, um Site ou ainda um portfólio dos Pontos Turísticos, feito sob encomenda pode melhorar a apuração dos resultados na venda de Imóveis na Orla da Mata Atlântica. Além disso, também permitiu uma pesquisa de campo para obter dados mais consistentes sobre as etapas do processo, parte mais demorada do processo, grau de conhecimento desses Pontos, esse Corretor de Imóveis e ou a Imobiliária que o utilizará. Os questionários com perguntas abertas conseguiram mostrar a situação dos possíveis compradores, dos Corretores de Imóveis e Imobiliárias em relação a cada parte dos questionários. Para mais, também foi evidenciado que os entrevistados em questão não têm muito conhecimento desses Pontos Turísticos, o que ajuda a justificar o fato de buscarem outros Estados para aquisição do seu imóvel de veraneio ou, para fixar residência. Todavia esse Projeto contribui para a confecção de uma forma tornando-o acessível a todos os interessados.

19. Referências BIbliográficas

A história do corretor de imóveis. Quali residencial, 27 de ago.de 2017. Disponível em:acesso em 21 de maio de 2019

BENI, Mario Carlos. Fundamentos da Teoria de sistemas Aplicados ao Turismo, pg.36.Ano 2001.

Elizeu. Litoral Plaza Shopping.TripAdvisor,mar.de 2016.Disponível em:<:ttps://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g1172381-d4126574-i176555063-Litoral_Plaza_Shopping-Praia_Grande_State_of_Sao_Paulo.html>Acesso em: 07 de maio de 2019.

Igreja Matriz de Sant’Anna, um símbolo da história da cidade  / Prefeitura do Balneário de Itanhaém. Disponível em: < http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/dezembro/Igreja_Matriz_SantAnna_umsimbolo_historia_Cidade.html (Publicado em SP., 21de dez de 2012 > Acesso em, 14 de maio de 2019)

MARIO Sergio. Exposição- Foto de Palácio das artes, Praia Grande .Tripadvisor, São Paulo ,fev. de 2017. Disponível em:Acesso em 14 de maio de 2019.

Mongaguá tem diversas atrações no feriado. Prefeitura Mongaguá,13 de abr. de 2017. Disponível em:<:http://mongagua.sp.gov.br/20877/noticias/mongagua-tem-diversas-atracoes-no-feriado/>Acesso em:

MOURA de Rogério.imobiliária Normandie, de Roque de Biella (1956). Powered by Blogger, c2015. Disponível em:http://www.vilasantaisabelsp.com.br/2014/01/imobiliaria-normandie-de-roque-e-biella.html>Acesso em: 19 de mar.2019

Muniz, Silvio.com profissionais de diferentes áreas grupo cria Rapel Solidário em Guarujá.G1, Santos 25 de set.de 2013. Disponível em:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/09/com-profissionais-de-diferentes-areas-grupo-cria-rapel-solidario-em-guaruja. html>Acesso em 14 de maio de 2019

OLIVEIRA, Celismar. O que é viabilidade? PROJETO ETI,14 de mar.de 2019. Disponível em:Acesso em: 30 de set. de 2018

PALASSI,, Rodrigo. Igreja Matriz de Cubatão completa 80 anos nesta terça-feira. Jornal da Orla, 15 de ago. de 2017.Disponível em:<:http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/31620-igreja-matriz-de-cubatao-completa-80-anos-nesta-terca-feira/>Acesso em: 14 de maio de 2019.              

Significado de Metodologia. Geral, 2011-2019.Disponivel em:acesso em: 18 de out. de 2018.

TIBERIO. As funções de um corretor,  em 22 de ago de 2016 Acesso em 19 de mar.de 2019.                                                                                                      

Rapel Beneficente acontece no morro do Maluf, no Guarujá. Santa Portal, 02 de st. De 2015. Disponível emAcesso em: 14 de maio de 2019.

Rapel 47 metros- Morro do Maluf- Guarujá. DREAMPASS Experiences, c2019.Disponível em:< https://www.dreampass.com.br/experiencias/rapel-47-metros-morro-do-maluf-guaruja-sp>Acesso em:14 de maio de 2019.

ROSSI, Mariane, Guaraú é um paraíso que une mar, rio cachoeiras e montanhas no litoral. G1 Santos,15 de mar. De 2017.Disponível em:acesso em 07 de maio de 2019.

Você conhece a história da profissão corretor? Imovelweb c 2019.Disponivel em:Acesso em: 21 de maio de 2019

20. Período

2018

2019

Etapa da Pesquisa

Julho

Agosto

Set.

Out.

Nov.

Dez.

Janeiro

Fev.

Março

Abril

Maio

Junho

Desenvolvimento do Tema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Definição do Tema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coleta de dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração do Projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa Bibliográfica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação e discussão de dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrega Parcial do PTCC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento do Referencial Teórico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cruzamento dos dados das entrevistas colhidos nos documentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise dos dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração de Questionários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicação de Questionário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa de Campo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação do TCC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: autores (2018/2019)


Publicado por: Luiz Antonio Pereira dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.