Coluna vertebral
Coluna Vertebral
A COLUNA VERTEBRAL é constituída por um conjunto de ossos ou VÉRTEBRAS empilhadas umas sobre as outras não como uma pilha de cubos de brinquedo mas, arranjadas de maneira funcional. Vista de frente a coluna é reta, mas, se observada lateralmente ela tem a forma que lembra um "S".
Estas vértebras ligam-se entre si através dos DISCOS que são constituídos de material fibroso e gelatinoso e das FACETAS ARTICULARES que permitem a mobilidade de toda a coluna.
Esta mobilidade depende também DA AÇÃO DOS MÚSCULOS E LIGAMENTOS que estão presos a estas estruturas . Um aspecto muito interessante e curioso que caracteriza esta maravilhosa estrutura mecânica que é a COLUNA VERTEBRAL é a sua história na TEORIA DA EVOLUÇÃO.
A Importância da Coluna Vertebral
A nossa coluna é formada por vértebras ligadas por articulações semimóveis ou anfiartroses, separadas por discos de cartilagem que desempenham o papel de amortecedores quando andamos, corremos ou saltamos.
A coluna vertebral serve de apoio para as outras partes do esqueleto. Além disso, as vértebras têm um canal por onde passa a medula nervosa ou medula espinhal, que fica, assim, muito bem protegida.
Como a coluna é feita de vértebras que se articulam, nós podemos realizar movimentos para a frente, para trás, para os lados e até de rotação.
Veja a descrição das várias regiões da coluna vertebral: (acompanhe a figura).
Coluna Vertebral vista de frente e de lado
Quando a coluna é vista de frente, ela é reta e quando ela é vista de lado, ela forma duas curvaturas em forma de S. Essa Curvatura dá o equilíbrio necessário para que o Homem possa ter a postura vertical.
Região cervical: constituídas pelas sete vértebras do pescoço. A primeira vértebra, chamada Atlas, se articula com o crânio, possibilitando que ele se movimente.
Região torácica: constituída por doze vértebras que servem de ponto de inserção para as costelas.
Região lombar: constituída por cinco vértebras grandes. Esta região suporta a maior carga.
Região sacrococcigiana: constituída pelo sacro e pelo cóccix. O osso sacro resulta da soldadura de cinco vértebras, servindo de articulação para o osso itálico, que se articula com o fêmur. O osso cóccix é formado pela soldadura das quatro últimas vértebras.
Quadrúpedes x Bípedes
A maioria dos mamíferos são quadrúpedes. Os quadrúpedes quando parados apóiam as quatro patas no solo o que lhes dá uma excelente estabilidade. Quando andam vagarosamente eles coordenam as suas quatro patas de maneira que sempre três delas apoiam-se no solo e este mecanismo permite também a estabilidade de um tripé.
Esta estabilidade foi perdida quando os nossos ancestrais os HOMINÍDEOS há cerca de 4,5 milhões de anos ficaram de pé assumindo a posição de bípedes e esboçaram os seus primeiros passos através das florestas".
O simples levantamento de um peso transmite à nossa coluna uma carga muito maior que o peso levantado.
Se esse mesmo peso for elevado ou empurrado ERRADAMENTE a sobrecarga será bem maior, aumentando a chance do DESGASTE das estruturas da coluna também conhecido como ARTROSE, BICO DE PAPAGAIO ou OSTEOFITO.
A posição BÍPEDE exige um sistema de controle da estabilidade muito mais complexo . Além disso a coluna passou a suportar uma carga muito maior e a exercer não só a função de EQUILÍBRIO mas também de SUSTENTAÇÃO e MOVIMENTO. TAIS FUNÇÕES SÃO EXERCIDAS PRINCIPALMENTE PELO ESQUELETO E PELOS MÚSCULOS.
Ossos da coluna vertebral
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos irregulares e impares.
Vértebras cervicais - apófises articulares bem desenvolvidas
o Atlas
o Axis
Vértebras torácicas ou dorsais - apófises espinais bem desenvolvidas
possuem facetas articulares e facetas costais transversas
Vértebras lombares - apresentam apófises transversas planas e bem desenvolvidas
Vértebras sacras ou sagradas - vértebras fundidas num osso única, o sacro, que se articula lateralmente com a asa do ilíon.
Publicado por: Brasil Escola
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.