Topo
pesquisar

INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Educação Física

Analise sobre a influência da educação física escolar no combate a violência escolar.

índice

1. RESUMO

A violência é um problema mundial que atinge todas as esferas da sociedade. Com as crises econômicas cenas de violência tem se tornado cada vez mais cotidianas mostrando que estas possuem relação direta com os problemas sociais. Na escola a violência acontece como um espelho da sociedade em que está inserida a escola.

Nas aulas de educação física, a violência pode ser ainda mais promovida em decorrência do excesso de competitividade, mas também pode ser combatida através de intervenções do professor. Essa pesquisa buscou compreender como a violência se manifesta na escola e nas aulas de educação física e quais ações do professor podem combatê-la.

Palavras-chave: Violência, Sociedade, Violência na Educação Física, Educação física escolar.

ABSTRACT

Violence is a worldwide problem that affects all spheres of society. With economic crises, scenes of violence have become increasingly daily, showing that they have a direct relationship with social problems. In school, violence happens as a mirror of the society in which the school is inserted. In physical education classes, violence can be further promoted as a result of over-competitiveness, but can also be countered by teacher interventions. This research sought to understand how violence manifests itself in school and in physical education classes and what actions of the teacher can fight it.

Key words: Violence, Society, Violence in Physical Education, School Physical Education.

2. INTRODUÇÃO

A violência é um problema social tão antigo quanto a própria sociedade, desde os primórdios, atos violentos permeiam a sociedade produzindo inúmeras tragédias, guerras e disputas. Mesmo com o desenvolvimento da sociedade de forma organizada e com a criação de leis que punam mais severamente os atos de violência é inegável que esse problema só tem crescido na sociedade atual. Inúmeros fatores socioeconômicos potencializam o crescimento da violência, como as fortes diferenças sociais existentes no país, o aumento no desemprego devido à crise econômica que o Brasil tem passado, entre outros fatores contribuem para que a violência e a criminalidade tenham constante crescimento no Brasil. É importante entender que o contexto social do Brasil em relação à violência exerce total influência sobre o ambiente escolar e que a violência que acontece na escola não tem sua origem no ambiente escolar, mas sim nasce na sociedade violenta e apenas é reproduzida na escola.

Sendo assim é preciso compreender a realidade familiar em que os alunos estão inseridos, saber como são suas famílias e a comunidade em que vivem, pois, para combater a violência escolar é necessário que o corpo docente como um todo conheça a vida que os alunos levam fora da escola. Muitos alunos vivem em cenários violentos e apenas reproduzem na escola os atos agressivos e violentos que presenciam fora dela. Portanto não é possível combater a violência escolar sem buscar entender suas causas externas.

As aulas de educação física podem tanto serem uma importante estratégia