GINÁSTICA AERÓBIA: FATORES QUE INFLUENCIAM SUA PRÁTICA

índice

Imprimir Texto -A +A
icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, houve um aumento da busca da população em geral por uma melhor qualidade de vida, o que pode se refletir em hábitos e estilos de vida saudáveis. Este movimento sugere que pode melhorar o bem-estar biopsicossocial, reduzindo assim o risco de desenvolver problemas patológicos e de saúde. A realização de atividade física de forma sistemática, estruturada e regular, sob a orientação de um profissional qualificado, pode trazer muitos benefícios na qualidade de vida e saúde humana (MIRANDA et al., 2016). Senfft et al. (2015) mencionou que a motivação é um fator importante que influencia o comportamento e na busca de objetivos pessoais, está relacionado a necessidades pessoais, interesses, gostos por lugares, amizades, tarefas, fatores situacionais e desafios. desta modalidade, no sentido de participar das aulas de ginástica aeróbia em academia, (tornando-se) um adepto dessas atividades.

Portanto, objetivou identificar fatores que influenciam a adesão à prática de ginástica aeróbica em academia. Visto que tais cursos são importantes para promoção da saúde, qualidade de vida e condições estéticas. Além desses, cabe também refletir sobre o quanto é atrativo para as academias oferecerem essa prática em suas dependências, tendo como referência os fatores biopsicossociais.

No Brasil, a ginástica aeróbica começou a fazer sucesso a partir da década de 1980, com participações em congressos de educação física e a popularização de atividades rítmicas em academias de todo o país, entre elas: step training, jumping, ciclismo indoor, etc. (COSTA et al., 2016).

Segundo Moraes et al. (2012), variações na ginástica aeróbica e a disponibilização de diferentes modalidades de sala de aula são estratégias utilizadas pelas academias para proporcionar motivação e persistência aos alunos, sejam aulas com ou sem equipamentos, aulas pré-programadas, aulas de dança, etc. A ginástica aeróbica é um tipo de esporte, e possui diversas modalidades, tendo como principal conteúdo a coordenação de movimentos. Através dos movimentos combinados que proporciona, torna-se um exercício prazeroso tendo em vista algumas das outras formas pelas quais os esportes são regidos. Porém, além de ser uma modalidade muito útil em termos dinâmicos, raramente é vista como primordialmente preventiva e benéfica para a saúde, sendo praticada principalmente pela forma interessante como realizada. Portanto, o objetivo deste estudo foi mostrar que a prática da ginástica aeróbica vai além de sua graça dinâmica para ser uma grande aliada saudável.

Contra esse viés, a educação física surge como um importante campo da saúde, pois por meio de sua prática pode intervir de forma positiva e significativa na vida de quem opta por praticar uma modalidade de exercício, principalmente quando se trata da ginástica aeróbica, poisuma das formas mais eficazes para o corpo por si só, o caminho total em uma sessão.

Assim, Araújo (2017) afirma que a ginástica aeróbica é uma das modalidades que oferece maior expressão social e dinâmica, e devido a estes fatores tornou-se uma das mais procuradas, público principalmente feminino. Portanto, ao fazê-lo, é necessário enxergá-lo como forma de buscar prevenir e beneficiar seus praticantes.

2. OBJETIVOS

Objetivo geral: Avaliar os fatores que fazem as pessoas procurarem a pratica da ginastica aeróbia com grande frequência.

Objetivos específicos:

  • Descrever os benefícios de praticar ginastica aeróbica;

  • Destacar as diferentes formas de ginastica aeróbica;

  • Indicar o motivo da participação em exercícios aeróbicos;

3. JUSTIFICATIVA

As academias que oferecem mais aulas de ginástica aeróbica visam aumentar a oferta de atividades nesses ambientes e, assim, aumentar o número de público, estratégia que também pode ser usada para reduzir o número de alunos nas academias nos horários de pico. Portanto, este estudo se justifica uma vez que a oferta de ginástica aeróbica nas academias vem crescendo ao longo do tempo e está constantemente adaptando seus métodos para atrair mais oportunidades de público. Segundo Santos (1994, apud ARSEGO, 2010, p. 22), a ginástica melhora a resistência muscular e a fadiga do praticante. Não apenas ginástica localizada, outros tipos de aulas que podem ser feitas podem ajudar os praticantes a aumentar a resistência muscular e melhorar a fadiga. Dito isto, afirma que o principal objetivo do exercício aeróbico é melhorar a condição física para que as pessoas não sofram de doenças e riscos associados a um estilo de vida sedentário. Estes exercícios aeróbicos têm vários efeitos no organismo de quem os pratica, por exemplo: aumentam a quantidade de oxigénio e hemoglobina, as enzimas metabólicas e os capilares utilizados pelo organismo, diminuem a frequência cardíaca de repouso e a pressão arterial e melhoram a regulação corporal (BARBANTI e GUISELINE, 1985, p. 19). Além disso, independentemente da idade, reduz estados de ansiedade e estresse; melhora o humor, a autoestima e o autoconceito (ASSUMPÇãO; MORAIS; FONTOURA, 2002).

4. METODOLOGIA

Este estudo é uma revisão de literatura de Cardoso, Alarcão e Antunes (2010), permitindo a análise de trabalhos publicados em um determinado período, facilitando a sistematização de temas. Vários fatores podem motivar as pessoas a irem à academia em busca de um determinado propósito. Neves (2011) constatou em seus achados que um dos principais motivos para fazer aula de jump em uma academia era o prazer, pois os praticantes entendiam a atividade física como fonte de satisfação e bem-estar, outros fatores também foram encontrados em estudos como: Estética, Saúde e Competitividade. Em relação às aulas de dança, os principais motivos de adesão são: saúde, social, estética, controle do estresse, música e professores (COSTA; MOURA; LOPES, 2018).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar de a musculação ter maior destaque, ela está associada à prática de ginástica aeróbica, comparando este estudo com o estudo realizado por Tavares Junior; Planche (2016), onde se destaca a realização de ginástica aeróbica, mostrando que apesar da musculação ter destaque, a efeito sobre esta atividade A demanda é realmente grande. Portanto, a ginástica como modalidade de exercício físico está totalmente relacionada aos resultados e benefícios da atividade física. Então essa é uma área muito importante na busca de que os indivíduos deixem de ser inativos e tenham uma melhor qualidade de vida. A ginástica aeróbica na academia é uma boa opção de exercício em grupo, de forma variada e divertida, podendo trazer diversos benefícios à saúde do praticante. Recomenda-se ampliar a gama de exercícios, a intensidade adaptada ao nível de condicionamento de cada indivíduo, e o melhor Importante, auxilia, no sentido de melhorar o desempenho físico, e assim facilitar uma melhor qualidade de vida nas atividades cotidianas de quem pratica as diversas modalidades de morphing.

6. REFERÊNCIAS

DE BACHARELADO, Curso; EDUCAÇÃO, E; FABIANA, Física; et al. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE AERÓBICA ZUMBA NA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS PRATICANTES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURITIBA 2018. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2022.

DOS, Valéria; ALMEIDA, Santos. Bacharelado em Educação Física A GINÁSTICA AERÓBICA COMO MÉTODO PREVENTIVO E SEUS BENEFÍCIOS EM TORNO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Paripiranga 2021. [s.l.: s.n., s.d.].

Disponível em: .

OS  DESAFIOS  DA  ESCOLA  PÚBLICA  PARANAENSE  NA  PERSPECTIVA  DO

PROFESSOR PDE Artigos. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: .

PESSOA, João. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANGÉLICA PAULINO DE ARAÚJO FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DA GINÁSTICA AERÓBICA EM ACADEMIA. [s.l.: s.n.], 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DA VITÓRIA CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LUCAS SIQUEIRA ALVES GONÇALVES FATORES QUE INFLUENCIAM NA ADESÃO À PRÁTICA DE GINÁSTICA AERÓBIA EM ACADEMIA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2021. [s.l.: s.n.,s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2022.

Por

José Barbosa da Silva

Kátia Lima de Oliveira Carmo

Rafael da Silva Vieira


Publicado por: José Barboza da silva

icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.