Segurança da informação
índice
- 1. Resumo
- 2. INTRODUÇÃO
- 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
- 4. RANSOMWARE
- 5. SOLUÇÕES
- 5.1 PREVENTIVA
- 5.2 CORRETIVA
- 6. CONCLUSÃO
- 7. REFERÊNCIAS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
1. Resumo
Atualmente, tornou-se comum casos de roubo de informações, devido ao avanço da tecnologia. Os ransomware são um tipo de vírus que tem como objetivo sequestrar os dados do usuário, e tentar se beneficiar financeiramente deles. Este tipo de crime vem ganhando atenção ultimamente, e é um assunto que precisa ser discutido se quisermos diminuir a sua ocorrência. Este artigo apresenta uma visão simplificada do problema, visando que empresas e usuários comuns, principalmente, conhecem o perigo, saibam se prevenir e comportar diante de um ataque. Com isso, tornar as pessoas menos suscetíveis a cair neste golpe e mantê-las informadas sobre o assunto.
Palavras-Chave: Segurança, informação, ransomware.
2. INTRODUÇÃO
No cenário hodierno se vê muitos casos que envolvem a segurança da informação e ransomwares, onde os dados são sequestrados e são liberados apenas com pagamento. Por falta de conhecimento muitas empresas têm seus sistemas afetados e pessoas perdem arquivos importantes. Hoje percebe-se que a informação é um bem muito valioso e a população deve se informar e procurar defender-se desses ataques, que são bem comuns. O presente artigo, portanto, visa oferecer conhecimento sobre o assunto, por meio de explicações de alguns termos, conceitos de autores e situações da vida real, para com isso instruir as pessoas sobre como evitar este tipo de problema. Em seguida será abordado a segurança da informação, depois a definição de tipos de ransomwares, e por fim com as soluções, como se prevenir é o que fazer se for afetado.
3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A segurança da informação é um tema bastante discutido atualmente Com o avanço da tecnologia, e uso dela em boa parte da nossa vida, há sempre questionamentos, por parte dos usuários, sobre a confiabilidade de manter o privado virtualizado e a de outros terem acesso a essas informações.
3.1. PILARES DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Assim, percebe-se que a segurança da informação é um bem muito valioso, e é de suma importância mantê-la segura. Portanto, são adotados os seguintes aspectos: confidencialidade, disponibilidade e integridade. Estes, são tidos como pilares, e cada um deve ser adotado para atingir um bom nível em qualquer política de segurança da informação.
- Confidencialidade: A informação somente pode ser acessada por pessoas explicitamente autorizadas. É a proteção de sistemas de informação para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso.
- Disponibilidade: A informação deve estar disponível no momento em que a mesma for necessária.
- Integridade: A informação deve ser recuperada em sua forma original (no momento em que foi armazenada). É a proteção dos dados ou informações contra modificações intencionais ou acidentais não-autorizadas.
4. RANSOMWARE
É um malware (software mal-intencionado) que criminosos instalam nos computadores das vítimas sem seu consentimento, a partir desse software bloqueiam o equipamento e fazem suas exigências, geralmente financeiras.
4.1. DEFINIÇÃO
De acordo com Ferreira (2017, p. 1), “Ransomware é um termo abrangente usado para descrever uma classe de Malwares que serve para extorquir digitalmente as vítimas.”. Com base neste conceito, o roubo de informações pode ser algo muito prejudicial, tendo em vista a importância dos dados roubados e a capacidade do criminoso de controlar a situação e conseguir o que quiser, extraindo o máximo da vítima. Portanto, um ransomware tem como princípio atingir alguém financeiramente, em benefício de outros mal-intencionados. “Os Ransomwares causam grandes perdas financeiras para os negócios, identificar os riscos de forma que possam levar aos custos financeiros é um problema para a área técnica e também para as áreas financeiras” (FERREIRA, 2017, p. 4).
4.2. TIPOS
Existem dois tipos de ransomware:
- Ransomware locker: impede que você acesse o equipamento infectado
- Ransomware Crypto: impede que você acesse os dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
Além de infectar o dispositivo, deve-se ter bastante cuidado, pois os ransomwares costumam buscar outros dispositivos, em local ou em rede para criptografá-los também.
5. SOLUÇÕES
Às vezes, como todo cuidado, ainda sim pode ser que este problema atinge as pessoas e é necessário saber como agir diante disto. É importante saber como melhorar a prevenção e se manter preparado caso seja atingido.
5.1. PREVENTIVA
É necessário ter cuidado com qualquer tipo de malware. No caso de ransomwares, é sempre bom ter um backup dos seus arquivos, e um bom antivírus. Sendo a primeira mais eficiente, "Backup'' é a chave para se ver livre do ransomware. Tendo-se cópias de segurança, o sequestro dos dados gerará somente incômodo” (ZAGHETTO, 2017). Além disso, devemos ter os cuidados que temos com qualquer outro vírus, haja vista que entram no sistema da mesma forma. Por isso é necessário manter o sistema operacional e aplicações atualizadas e tomar cuidado ao clicar em links.
5.2. CORRETIVA
Como já visto, os ransomwares podem ser um grande problema se você for afetado. Mas o que fazer se isso ocorrer? Pode-se tentar formatar o computador, se houver algum travamento que o impeça de realizar esta operação a vítima pode optar por remover o vírus, segundo Zaghetto (2017, p. 13, apud, BRINKMANN, 2016) “caso opte pela remoção do vírus sugere-se a instalação de um novo antivírus. Indica-se instalar os antivírus das empresas Malwarebytes ou Trend Micro, pois são os que melhor detectam ransomware”. No entanto, se a vítima não possuir um backup, os procedimentos supracitados podem não dar certo, e a única alternativa pode ser o pagamento. Por isso é necessário que se previna ao máximo deste, ou qualquer outro tipo de vírus.
6. CONCLUSÃO
Com o avanço da tecnologia, a virtualização de arquivos tornou-se mais acessível. No entanto, existem pessoas que usam seu conhecimento para se apropriar destes arquivos e conseguir extorquir financeiramente empresas ou pessoas comuns. Sendo assim, se faz necessário instruí-los sobre o perigo e consequências, para assim diminuir a ocorrência de crimes deste tipo. Sugerindo aos leitores que adotem práticas que todos deveriam praticar, mas que por falta de informação, muitos, não as fazem.
7. REFERÊNCIAS
FERREIRA, L. M. Os riscos do sequestro de dados pelos ransomwares. 2017. Disponível em: .
ZAGHUETTO, C. Ransomware: este problema também pode ser seu. Revista tecnologia em projeção, 2017. Disponível em:
Por
Yuri Oliveira da Silva; Antônio Romão da Silva Júnior
Faculdade Paraiso do Ceará (FAPCE)
Rua Conceição, 1228 - São Miguel - CEP: 63.110-220 - Juazeiro do Norte - CE
Publicado por: Yuri Oliveira da Silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.