Integração da tecnologia e robótica na arquitetura

índice

Imprimir Texto -A +A
icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

1. Resumo

O artigo tem como objetivo, mostrar a importância da robótica na arquitetura, e o que ela pode trazer de benefícios para a área, foi baseado em leituras e sites focados na inclusão e em projetos de robôs na arquitetura, com propósito de mudar o pensamento humano sobre a tecnologia em especial os robôs, que de acordo com o crescimento tecnológico, só tem a acrescentar a área da arquitetura como em outras áreas.

Palavra-Chave: Arquitetura, Robótica, Tecnologia.

2. Introdução

Com o avanço da tecnologia no mundo, sabe-se que esse tema abrange muitas áreas, seja no automobilismo, indústrias em geral, ciência e em outras áreas. E como a tecnologia pode vir a contribuir com a arquitetura? O universo arquitetônico é muito amplo, como também o universo tecnológico, com isso tornaria uma boa interação entre arquitetura e tecnologia.                                                                      

No caso, essa interação seria possível especificamente entre, arquitetura e robótica, é o encaixe perfeito, a perfeição e detalhamento da arquitetura, com a precisão da robótica. Encaixa-se em determinadas áreas e funções determinadas, como exemplos construções precisas que para o ser humano seriam impossíveis de sequer serem concluídas, medidas e controles que a máquina pode ter que o homem não consegue copiá-las.                                                                                                  

O objetivo geral do artigo é analisar a importância da robótica na arquitetura. Criando interação entre ambas as áreas, promovendo estudos para que haja uma evolução, abranger a área da robótica não só nas estruturas em si, mas em projetos e decorações internas, e aumentar a relação do homem com a máquina.                   

Os benefícios em prol da área seriam significantes, fazendo com que obras sejam construídas em poucos meses e com precisão que o ser humano não consegue copiar. Mostrando a importância que a robótica aplica tanto na arquitetura como em outras áreas.  Com isso pode-se causar uma evolução na sociedade, fazendo com que possa ter essa interação arquitetura x robótica x homem. Desfazendo tabus que a sociedade tem em relação com as maquinas em geral, sendo elas, na área das indústrias, escritórios e empresas.                                                                                    

O artigo tem como estrutura três capítulos, sendo o primeiro: A importância da robótica na arquitetura, onde seus subtítulos abordam os objetivos e a relação da arquitetura com a robótica. Em seguida, como segundo capitula tem-se: A inclusão da robótica na arquitetura, onde seu único subtítulo aborda: O uso e planejamento. E como terceiro e ultimo capitulo, é abordado: A interação entre homem e máquina, seu subtítulos são: A evolução da arquitetura com a robótica, e características.

2.1. Importância da Robótica na Arquitetura

Ultimamente, todas as áreas, sejam elas de humanas ou exatas, vem se desenvolvendo, em quesitos humanos e sociais, a evolução nessas áreas é muito importante, tanto porque se desenvolvem e evoluem os seus “usuários”, e é claro que ultimamente, o desenvolvimento tecnológico vem sendo abordado e questionado sobre suas funcionalidades e pontos positivos que vem para acrescentar, com a arquitetura não é diferente, já que é uma área famosa por ter abraçado a tecnologia, já que o curso abrange vários softwares destinados a projetos e construções civis.

A robótica já é implantada em diversas áreas, como exemplo tem-se, as produções agrícolas, onde as maquinas fazem trabalhos perfeitos, semelhantes ou até se sobressaem e ultrapassam o homem, em questões de detalhes e precisão. E com a arquitetura não é diferente, pode-se incluir, em projetos mais rápidos, em designes de interiores e designem estruturais, sendo eles, vários desenhos e formas, que a maquina pode reproduzir, sendo que para o ser humano demoraria mais, e não teria a devida precisão, que os robôs, são comandados por softwares fazendo com que medidas possam ser milimetricamente exatas. Já existem vários exemplos dessa interação entre arquitetura e robótica, como exemplo tem-se, os braços mecânicos suíços, onde são programadas para construir diferentes tipos de parede, sendo elas, curvas, vasadas, paredes normais ou ate com desenhos e figuras geométricas entre seus tijolos.

O avanço sempre fez parte da vida do homem, desde a antiguidade, até o homem moderno. A tecnologia, inclusive a robótica, vem para acrescentar, são benefícios que o homem tem que aceitar de um modo positivo, sabendo que, suas vidas ficarão mais fáceis, a segurança com a construção civil só aumenta, já que diminuirá acidentes de trabalho. Diminuindo rótulos que são criados desde sempre envolvendo a tecnologia. Com isso tem-se a certeza que o futuro está próximo, e que só depende de todos para que esse futuro venha mais rápido e se torne uma realidade na vida do homem atual.

2.2. Relação Arquitetura e Robótica

Sabe-se que a relação humana com a robótica não é lá tudo isso, então, pode-se dizer que é uma barreira a ser quebrada. Com a arquitetura, ainda é cedo para falar, já que muitas coisas não passam de projetos, testes e sonhos, mas tudo indica que, será uma boa relação, já que a arquitetura já é bem ligada com a tecnologia por usar softwares e métodos atuais para desenvolver, projetos e imagens para serem apresentadas. Com os avanços tecnológicos relacionados a área, pode-se dizer que logo, estarão desenvolvendo certos trabalhos apenas dando comandos, essa relação só vem a acrescentar, não só na arquitetura, mas também em outras áreas, áreas que sintam a necessidade de crescer e se desenvolver, tanto tecnologicamente e socialmente.

2.3. Objetivos

Como objetivos tem-se o intuito de evoluir a arquitetura com o auxílio e a inclusão da robótica, tentando substituir certas atividades e ate trabalhos projetais por robôs, trabalhando em conjunto com o homem, para que haja uma evolução, aumentando a precisão de obras arquitetônicas, chegando a perfeição, já que que é o mais importante para a arquitetura, e com a robótica trabalhando junto ao seu favor, todos os planos e projetos só progridam e desenvolvam uma sociedade melhor.

2.4. Inclusões da Robótica na Arquitetura

Ainda é bem recente a questão da inclusão da robótica na arquitetura, já que as mentes ainda estão fechadas para essa tecnologia inovadora, sendo incomum por falta de conhecimentos ou ate por medo de possam ser substituídos, sendo que essa não é a questão, já que a tecnologia só vem para progredir. A inclusão vem por meio de projetos e planejamentos para poder encaixar em diversas áreas da arquitetura, precisa-se de um estudo aprofundado em diversos softwares para que poder encontrar uma interface básica e eficaz, os escritórios podem abraçar a ideia, quando forem lhes dado exemplos de como ira funcionar e como poderá ajudar, fazendo com que aumente os profissionais na área, e profissionais dedicados as maquinas.

2.5. Uso e Planejamento

Pretende-se que a ideia seja introduzida aos escritórios de arquitetura, que geralmente estão abertos a inovações tecnológicas, e é o publico que abraça a tecnologia, como vários softwares que são usados atualmente no desenvolvimento de projetos.

3. Interação entre Homem e Maquina

Normalmente ouve-se contos de que maquinas podem se revoltar contra a raça humana, obviamente que isso é mito, mas essas histórias nascem do medo que o ser humano sempre teve das maquinas e do desconhecido, e com isso nascem os boatos de revoluções maquinarias.

Mas entrando em acordo, que a tecnologia em toda a história só ajudou e prosperou o homem, ajudando em seus empregos, estudos e em casa, limpando o chão de casa, transferindo informações diárias sobre atualidades e ate cuidando dos seus filhos como são usadas câmeras hoje para monitoramento e segurança das suas crianças.

Outro quesito que pega no pé das maquinas, é o desemprego, de certo modo sim, mas vai de questão em questão, onde as maquinas serão usadas, para que fins serão usadas e o outro modo é a criação de empregos bem remunerados para a manutenção das maquinas, que trabalham rápido, melhores que o ser humano, mas precisam de uma mãozinha para sobreviverem, já que elas não contam com, autolimpeza e automanutenção.

4. Evolução da Arquitetura com a Robótica

A evolução é possível, já que a arquitetura esta ai com os braços abertos para a tecnologia, é visível, observa-se a evolução arquitetônica desde a antiguidade, quando as evoluções dos projetos de papeis arcaicos e desenhos feitos a mão, pode-se observar hoje, uma arquitetura moderna com softwares variados e testes robóticos em diversos países da Europa, como principal a suíça, que evolui seus estudos desde 2006, e que só vem crescendo e a tendência que posso se espalhas por toso os continentes mostrando que sim, a robótica combina com a arquitetura.

4.1. Características

Revolucionar, define as características, já que a prosperidade no mercado de trabalho é sempre um sonho que se pode alcançar, basta abrir a mente que o futuro e a tecnologia vêm em seguida, crescendo cada vez mais e incluindo não só na arquitetura, mas em outras áreas.

5. Conclusão 

A robótica pode ser incluída em diversas áreas, na arquitetura tem uma importância relevante já que esta ligada com a tecnologia a um bom tempo, e com isso há uma relação, já que seus usuários estão familiarizados com diversos softwares que ajudam em seus trabalhos e os acompanham diariamente.

6. Referências      

MOLLOY J.C. 5 Robôs Revolucionando o Futuro da Arquitetura. Archdaily. 13 de março de 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov de 2018.

O ELEMENTO humano no processo. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov de 2018.

O ELEMENTO humano no processo. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov de 2018.

BALBINO, Matheus¹; TARGINO, Nicollas²;

1 Graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIFAP-CE), Juazeiro do Norte, Ceará.

2 Graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIFAP-CE), Juazeiro do Norte, Ceará.


Publicado por: Matheus Santoro Satero Balbino

icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.