Um
Desde e o momento que acordou e mesmo durante sua sessão de fitness no início da manhã, o pensamento de Rosalina Flores, mais conhecida entre seus amigos como Rose Flowers, por sua mania constante de encaixar palavras estrangeiras em suas frases, estava voltada para os problemas que estavam ocorrendo na empresa em que trabalha. Ela é executiva de uma grande multinacional onde começou como secretária bilíngüe há alguns anos. Após ter feito curso superior em Administração, fez MBA (Master Business Administration) em Human Resources pela South Academy University, entidade estrangeira que através de franchise mantinha cursos de pós-graduação latu sensu no país. Foi promovida a cargo de Gerente Júnior e com o passar do tempo chegou a Gerente Senior, pelos seus méritos profissionais.
Mas o que mais preocupa Rose nos dias de hoje, como executiva da empresa, está sendo o processo de downsizing onde vários níveis hierárquicos foram cortados. Nesse momento de dificuldade, os stakeholders estavam reunidos para buscar uma solução de outsourcing como fator de melhoria para o budgets.
Rose estava na reunião, mas preocupada com seus pensamentos: no PDCA, naqueles que foram escolhidos para saírem da companhia e foram colocados no programa de outplacement. Ela deveria acompanhar o processo e estava sem tempo para isso. Como o ambiente estava tumultuado devido a esse turnover forçado, um headhunter, aproveitando-se da situação, resolveu assediar um dos seus principais gerentes, Marcos, profissional dedicado, formado em Engenharia e com MBA em Marketing, e que atuava como coach na organização. Esse gerente, bastante capacitado, não estava nos planos de dispensa da empresa pois havia uma B2E (business-to-employee) muito boa, uma vez que ele havia implantado o processo de housekeeping utilizando seu empowerment.
Na verdade, ele havia sido indicado por um dos diretores para ser o CEO (Chief Executive Officer) em uma das filiais da organização, por ser profundo conhecedor do core business.
Como gerente, ele era muito querido pelos seus colegas pois havia uma manutenção constante de seu networking. Pelo fato de ser um mentoring de seus colegas, habilidade conquistada no curso de team building, Ele praticava brainstorming constantemente com seus pares a fim de solucionar os problemas no supply chain management. Ele havia sido implantado logo após o just-in-time, processo que fazia parte do continuous improvement adotado há cerca de seis meses. Estava iniciando também a implantação de TQC e ISO (International Standardization Organization).
Perder esse potencial não estava nos planos de Rose. Mas alguma coisa deverá ser feita para evitar que os headhunters venham assediar outros executivos. Era necessário fazer um upgrade nas estratégias. Talvez um benchmarking com seus colegas de outras organizações.
Este é apenas e um caso para estudo, mas bem poderia ser verdade pelo uso do estrangeirismo em nossas atividades profissionais. Portanto é necessário que os profissionais fiquem "por dentro" dos modismos.
NOSSA AJUDA
TERMOS O QUE QUER DIZER
B2E: (business-to-employee) Relação entre empresa e funcionário
Benchmarking: Processo sistemático para melhorar processo, comparado com outras empresas.
Brainstorming: Processo de provocar idéias – Tempestade cerebral
budgets Orçamento
CEO (Chief Executive Officer): Principal executivo da empresa
Coach: Treinador, orientador
Continuous improvement: Melhoramento contínuo
Core business: Relativo ao próprio negócio da organização
Downsizing: Reduzir, diminuir, cortar
Empowerment: Autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões;
Fitness: Academia de ginástica/exercícios - malhação
Franchise: Franquia
Headhunter: Caçador de talentos
Housekeeping: Manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança em uma empresa
Human Resources: Recursos Humanos
ISO: Sistema de normas e procedimentos
Júnior: 1a. escala de cargo gerencial
Latu sensu: Curso extensivo – Pós graduação
Marketing: Tudo o que influi na comercialização de um produto
MBA (Master Business Administration): Pós graduação Latu senso Mentoring: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.
Networking: Rede de relacionamento
Outplacement: Recolocação de ex-funcionários
Outsourcing: Terceirizar
PDCA: Plan, Do, Check e Act ou Planejar, Exceutar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócio.
Senior: Máximo grau de cargo gerencial
Stakeholders: Alta administração, conselho
Supply chain management: Gerenciamento da cadeia de abastecimento
Team building: Treinamento na formação de equipes
TQC Total Quality Control: – Controle de Qualidade Total. Busca assegurar defeito zero
Turnover: Rotatividade de pessoal
Upgrade: Atualização
NOVIDADE - TERMOS QUE ESTÃO CHEGANDO AGORA E QUE LOGO DEVEM SER INCORPORADOS PELOS EXECUTIVOS:
BILL GATES TAX : Taxa de licenciamento e outros encargos pagos cada vez que a Microsoft lança um novo PC,
BOBO: Uma mistura de yuppie com hippie. O “bobo” é uma pessoa que tem sucesso profissional e também idéias baseadas na contracultura.
BOZO EXPLOSION: Expressão criada para descrever o que acontece quando você contrata uma pessoa incompetente, que, por sua vez, contrata subordinados igualmente incompetentes.
BRANDING: Construção de marca
ECOLONOMICS: Mistura de ecologia com economia. Já o ecolonomista pe o sujeito que trata da sustentabilidade dentro das empresas
MALE ANSWER SYNDROME: Síndrome da resposta masculina; Homens que vivem se justificando, mesmo quando não são questionados.
UNIQUENESS: As qualidades que mais se sobressaem, que refletem a missão do profissional
OUTROS TERMOS COMUNS
Adhocracia: Organizações ágeis, organizações complexas e flexíveis. (ad hoc = “aqui agora”).
ASAP: As soon as possible – o quanto antes, assim que possível
BSC – Balanced Scorecard: Sistema de medição do desempenho e controle gerencial
Behaviorismo: procedimento, (comportamento), (teoria comportamental)
Break-even Point: Nível de produção ou nível de volume de vendas a partir do qual o negócio ou investimento torna-se rentável.
BTB ou BTB Business-to-business: ou comércio eletrônico entre empresas
BTC ou B2B Business-to-consumer: comércio eletrônico de empresa para o consumidor
Business Intelligence: Conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas
CGMP - Current Good Manufacturing Practice: Boas e Atuais Práticas de fabricação de produtos voltados para as áreas de saúde humana e animal
CIF Cost Insurance Freigt: – Custo seguro frete, usada para designar o sistema de pagamento de mercadorias embarcadas quando o custo do seguro do frete estão inclusos no preço
COMITÊ DRAFT: Comitê de Planejamento
CKO: Executivo responsável pela gestão do conhecimento
CRM Costumer Relationship Management: ou marketing one-to-one
e-learning: Ensino via computador (intenet ou intranet)
ERP Enterprise Resource Planning: Planejamento dos Recursos do Negócio
FEEDBACK: Retroação/ Realimentação
FMEA: Análise do modo de falha e efeito
GIFTWORK: Conceito no qual a relação entre empresa e funcionário se caracteriza pela generosidade
HIGH PERFORMES: Usado para diferenciar os melhores, referente à remuneração
HOLÍSTICA: Vem do grego Halos, que significa todo, inteiro. È um novo paradigma que se apresenta como resposta evolutiva à crise de fragmentação vivida pelo homem na atualidade, quer pela criação e divisão de fronteiras que só existem na mente humana.
Joint venture: Associação de empresas, não definida, para explorar determinado negócio, sem que nehuma delas perca sua personalidade jurídica.
KAIZEN: Processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixosinvestimentos
Market Share: Participação no Mercado
On the job: No dia a dia do trabalho. Ex. Treinamentos on the job – utilizar a rotina, dentro das tarefas práticas de um indivíduo.
QS: Quociente de sucesso
Quike Step: Em português significa passo acelerado
Stock Options: Programa de ações – um incentivo que permite aos funcionários comprar ações da empresa onde trabalham por preço abaixo do mercado.
Rapport : Do Francês – Relação. Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia.
SETUP: Sistema de troca rápida de ferramental
Workaholic: Viciado em trabalho
Workshop: Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor.
Fontes: internet – site de buscas – / www..rh.com.br / www.guiarh.com.br
Revista Você S/A – várias edições
Melhor – Gestão de Pessoas – revista oficial do sistema nacional ABRH - várias edições
Max Gerhinger : O melhor de Mr. Max e 30 lições de carreira e de vida - Especiais da revista Você S/A
Deolindo Zocateli. Prof° da FTC-Feira de Santana
Publicado por: Egildo Francisco Filho
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.