Topo
pesquisar

Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A resenha

Regras da ABNT

Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A resenha, definição de resenha, construção de uma resenha, elaboração de uma resenha crítica, crítica e fundamentação.

Segundo Severino (2002), os trabalhos didáticos exigidos, sobretudo, nos cursos de graduação, seguem um caráter universal de estruturação lógica e de organização metodológica, ou seja, são procedimentos que ainda fazem parte intrínseca da formação técnica ou científica do estudante. Os trabalhos, desde então, segundo o autor, dependerão “principalmente de seus objetivos e de natureza do próprio objeto abordado, assim como em função de exigências específicas de cada área do saber humano” (SEVERINO 2002 p. 129).

A resenha

A resenha possibilita compreender a obra do teórico estudado com maior profundidade, tendo assim um papel importante na vida acadêmica. Segundo SEVERINO (2003 p. 131-132):

Resenha ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário dos livros publicados ou feitos em revistas especializadas de várias áreas da ciência, das artes ou da filosofia. Uma resenha pode ser puramente informativa quando apenas expõe o conteúdo do texto; é crítica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto. (p. 131-132)

O aluno analisa este conteúdo expondo e construindo comentários sobre o texto estudado. Neste panorama, o procedimento de uma resenha torna-se distinta a de um resumo, pois o resenhista pode expor suas idéias coincidentes ou não com as idéias que o autor apresentou. Para o autor “o comentário é normalmente feito como último momento da resenha, após a exposição do conteúdo. Mas, pode ser distribuído difusamente, junto com os momentos anteriores: expões-se e comenta-se simultaneamente as idéias do autor” (SEVERINO, 2002, p. 132).

A elaboração de uma resenha crítica requer certa madureza intelectual, o domínio de métodos de investigação ou um amplo conhecimento do tema em questão. Pois não se faz crítica sem fundamentação.


Publicado por: Marina Cabral da Silva

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola