Topo
pesquisar

Eventos técnico-científicos

Regras da ABNT

Os eventos técnico-científicos manifestados no universo acadêmico se constituem de traços que os demarcam como sendo esta ou aquela modalidade.

Palestras, Workshop, Seminário, Congresso, entre outros, caracterizam-se como eventos relacionados ao universo acadêmico. Assim, quem se disponibiliza a participar de um desses acontecimentos busca, sobretudo, ampliar o grau de conhecimento acerca de um determinado assunto, bem como se manter atualizado(a) sobre um tema, em específico.

Contudo, o que normalmente se verifica é a falta de habilidade por parte dos organizadores em classificar, enquadrar um determinado evento na respectiva modalidade a que ele pertence – o que acaba por vezes gerando certa frustração por parte das pessoas participantes, em virtude do fato de que as expectativas nem sempre são preenchidas, justamente por não haver esse detalhamento, digamos assim.  Nesse sentido, como você, caro usuário, encontra-se inserido nesse meio acadêmico, eis que preparamos algumas relevantes informações de modo a deixá-lo(a) a par das características que norteiam os eventos técnico-científicos. Ei-las, portanto:

Simpósio

Tal evento conta com a participação de especialistas de grande renome, os quais atuam como expositores, cujo objetivo é expor os pontos de vista sobre o assunto em pauta. Geralmente é coordenado por alguém que se põe a cargo de orientar a discussão e não permitir que o assunto se desvie do tema em discussão – considerado de grande interesse por parte de todos os participantes. Concluídas as explanações de todos que se dispuseram a apresentar, ficam abertas ao público as eventuais perguntas, seja sob a forma escrita ou feitas oralmente.

Seminário

Trata-se da exposição oral de um grupo de participantes que possuem certo conhecimento acerca de um dado assunto a ser debatido. Normalmente se constitui de três etapas: a fase da exposição, a da discussão propriamente dita e da conclusão.

Cursos

Compõe-se da exposição de determinados assuntos, geralmente proferidos por pessoas com formação acadêmica capaz de transmitir os conhecimentos de que dispõe para os participantes. Consiste mais na teoria do que na prática propriamente dita, apesar de que essa última não se encontra de todo excluída. A indicação se volta para pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento acerca de um determinado assunto. Tal característica somente não prevalece para os cursos de pós-graduação, uma vez que se definem não mais por um público cujo conhecimento é irrisório, mas sim por um público que já possui certo conhecimento e apenas deseja aprimorá-lo.

Mesa-redonda

Ao contrário do simpósio, o qual não permite que haja debate entre os expositores, a mesa-redonda assim não se caracteriza. Ela, por sua vez, é presidida por um coordenador cuja função é orientar para que a discussão gire em tono do tema principal. A exposição dos participantes normalmente é controlada por um tempo-limite para que haja tempo disponível para as perguntas advindas do público presente. Objetivos propostos obviamente que se fazem presentes mediante a realização de tal modalidade, contudo, a depender da forma como o moderador conduz as discussões, o resultado poderá ser positivo, mas também pender para o lado negativo.

Congresso

Define-se pela reunião de especialistas habilitados numa determinada área do conhecimento, cujo intuito é a apresentação de pesquisas e estudos científicos. Geralmente pela manhã há as apresentações de especialistas convidados e, no período da tarde, há a apresentação de participantes previamente inscritos, sob a forma de pôsteres ou de forma oral, nos quais os trabalhos passam pela aprovação da comissão organizadora do evento.

Palestra

Assistida, normalmente, por uma plateia relativamente pequena, a palestra caracteriza-se pela exposição acerca de um determinado tema, na qual se permite que haja participação do público por intermédio de perguntas. Dependendo da área de atuação, há a possibilidade de haver um ciclo de palestras.

Workshop

A modalidade em questão tem por objetivo detalhar, aprofundar a discussão acerca de um assunto específico de maneira mais prática. Para tanto, conta com a presença de um moderador e, no máximo, dois expositores.  Assim, o transcorrer da dinâmica divide-se em três momentos: exposição, discussão entre a equipe ou entre os grupos e conclusão.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola