Topo
pesquisar

Religião

Religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. As maiores religiões do mundo são cristianismo e islamismo.
Na imagem, constam símbolos sagrados de diferentes religiões.
Na imagem, constam símbolos sagrados de diferentes religiões.

Resumo

A palavra “religião” tem origem no idioma latino e faz menção à ideia de religação do homem com o sagrado. O conceito de religião em si está relacionado ao conjunto de crenças e visões de mundo que formam as noções de religiosidade e espiritualidade do homem. Desde que surgiram, ainda no Paleolítico, as diferentes religiões formaram diversos códigos e símbolos.

No Brasil, a Constituição Federal garante liberdade de religião e de culto. As principais religiões do Brasil são catolicismo, protestantismo e espiritismo. Considerando todo o planeta, as principais religiões são cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo.

O que é religião?

A palavra “religião” tem origem no idioma latino e vem da expressão “religio”, cujo significado concreto e sua exata referência são alvos de debate. De toda forma, a teoria mais aceita é de que a palavra “religio” fazia menção à ideia de religar. Sendo assim, a religião seria um uma forma de religação dos homens com os deuses e com o sagrado.

Em uma visão mais moderna, a palavra religião faz menção ao conjunto de crenças e visões de mundo que formam as noções de espiritualidade do ser humano. A experiência religiosa é uma prática do homem desde épocas remotas. Nas primeiras sociedades humanas, era uma forma que o homem usava para explicar e conectar-se com os fenômenos da natureza.

Cada religião desenvolve seus códigos, crenças e símbolos próprios, o que faz com que cada uma tenha suas particularidades. Apesar disso, os estudiosos conseguem identificar aproximações entre as diferentes religiões que existem no mundo. Um exemplo, é o estudo feito por especialistas com base na análise das semelhanças existentes entre as três grandes religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Acesse também: Conheça a crítica de Nietzsche à moral cristã

Tipos de religião

De uma maneira geral, as religiões podem ser classificadas da seguinte maneira:

  • Politeístas: caracterizadas pela crença em mais de um deus. Exemplo: religião antiga dos gregos.

  • Monoteístas: caracterizadas pela crença em apenas um deus. Exemplo: islamismo.

  • Panteístas: caracterizadas pela crença em espíritos da natureza. Nessas religiões, a força da natureza é entendida como uma manifestação de uma divindade.

Quando o assunto é religião, é importante não esquecermos de mencionar os ateístas, isto é, aqueles que não acreditam em nenhum tipo de religião e negam a existência de um ser superior aos humanos.

Religião no Brasil

O catolicismo é a maior religião existente no Brasil: mais de 60% da população brasileira é adepta dessa religião.
O catolicismo é a maior religião existente no Brasil: mais de 60% da população brasileira é adepta dessa religião.

No Brasil, de acordo com a determinação da Constituição de 1988, em seu artigo 5º, todo cidadão tem seu direito de liberdade religiosa garantido. Sendo assim, toda religião no Brasil tem a garantia de preservação de seus lugares de culto e de sua liturgia.

Além disso, o Brasil é um Estado laico. Teoricamente, isso significa que o governo deve criar condições para a coexistência harmônica de todas as religiões, sem favorecer nenhuma religião específica.

Por conta da liberdade de culto, a diversidade religiosa no Brasil é grande. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a distribuição religiosa do Brasil é a seguinte|1|:

  • Católicos: 64,6%

  • Evangélicos: 22,2%

  • Sem religião: 8%

  • Espíritas: 2%

  • Religiões de matriz africana: 0,3%

  • Outras religiões: 2,7%

Acesse também: Conheça as principais diferenças entre o Candomblé e a Umbanda

Maiores religiões do mundo

O islamismo é, atualmente, a segunda maior religião do planeta.
O islamismo é, atualmente, a segunda maior religião do planeta.

Segundo dados da Agência Central de Inteligência (CIA) – em inglês, Central Intelligence of America – as quatro maiores religiões do mundo são cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo. Os dados da CIA afirmam que|2|:

  • 31,4% da população mundial é adepta do cristianismo;

  • 23,2% da população mundial é adepta do islamismo;

  • 15% da população mundial é adepta do hinduísmo;

  • 7,1% da população mundial é adepta do budismo.

Como surgiu a religião?

A religião surgiu durante os períodos Paleolítico e Neolítico, junto com as primeiras agrupações humanas organizadas de maneira sedentária. Essas manifestações estavam relacionadas com os fenômenos da natureza, portanto, eram panteístas. Nesse sentido, os fenômenos da natureza eram entendidos como uma manifestação divina.

Ao longo da história, à medida que a humanidade organizava-se e novas culturas surgiam, novas manifestações religiões foram aparecendo no mundo.

|1| Censo democráfico, 2010. Para acessar clique aqui.
|2| The World Factbook. Para acessar, clique aqui [em inglês].


Por Daniel Neves
Graduado em História

PUBLICIDADE

A Teologia da prosperidade e uma "proposta" bíblica

PUBLICIDADE

ABORDAGEM TEÓRICA DAS LEIS 5.45243, 8.06990, 8.07890, 9.09995, 10.74103 E 11.34006 NA FORMAÇÃO DO JUIZ DE PAZ ECLESIÁSTICO E ARBITRAL DO BRASIL

BÍBLIA: INERRANTE E INFALÍVEL CONSEQUÊNCIAS DA NEGAÇÃO DA DOUTRINA PARA A IGREJA

CRISTIANISMO NO BRASIL - DA CHEGADA AOS DIAS ATUAIS

O CALVINISMO EM IGREJAS PENTECOSTAIS: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA VISÃO REFORMADA DA SOBERANIA DE DEUS NA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO ÁGUAS PURIFICADORAS (IEADMAP)

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO: UM ESTUDO SOBRE O ASPECTO MESSIÂNICO-ESCATOLÓGICO EM GAME OF THRONES – EXPECTATIVAS NA PERSONAGEM DAENERYS TARGARYEN

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola