UM JEITO DIFERENTE DE APRENDER QUÍMICA

índice

Imprimir Texto -A +A
icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

1. RESUMO

A Ciência pode ser definida como um conjunto de conhecimentos organizados sobre determinado assunto. Dentre os vários ramos da Ciência, encontra-se a Química e dentro desta, a Tabela Periódica. No presente projeto, foram criadas técnicas de memorização e classificação dos elementos químicos que compõem a Tabela Periódica. Para demonstrações da técnica desenvolvida, foi produzido um vídeo caseiro detalhando todo o processo. Tal vídeo, encontra-se disponível nas principais plataformas digitais. Espera-se que o presente estudo desperte, entre os estudantes e outros, o desejo de estudar Ciências.

Palavras-chave: Memorização, Química e Tabela Periódica.

2. ABSTRACT

Science can be defined as a set of organized knowledge on a given subject. Among the various branches of Science, there is Chemistry and within this, the Periodic Table. In this project, techniques for memorizing and classifying the chemical elements that make up the Periodic Table were created. To demonstrate the technique developed, a home video was produced detailing the entire process. This video is available on the main digital platforms. It is hoped that the present study will awaken, among students and others, the desire to study Science.

Keywords: Memorization, Chemistry and Periodic Table.

3. INTRODUÇÃO

A palavra Ciência é definida como o conjunto de conhecimentos organizados sobre determinado assunto (GOLD EDITORA LTDA; ASSESSORIA EM COMUNICAÇÕES S/C LTDA & EDITORA MELHORAMENTOS LTDA., 2009).

Dentre os vários ramos da Ciência, podemos encontrar a Química. A Química é uma parte da ciência que estuda as propriedades das substâncias e as leis que regem as suas combinações e decomposições (GOLD EDITORA LTDA; ASSESSORIA EM COMUNICAÇÕES S/C LTDA & EDITORA MELHORAMENTOS LTDA., 2009).

Um dos assuntos mais comentados e discutidos da Química é a Tabela Periódica.

A Tabela Periódica foi elaborada observando-se, na linha vertical, os grupos ou famílias, e nas filas horizontais, as séries ou períodos. A esta organização dá-se o nome de Tabela Periódica.

Tal organização preocupa-se em agrupar os elementos de tal forma que possamos prever várias de suas propriedades. Assim, surgiu a Classificação Periódica dos Elementos (SARDELLA & MATEUS, 1992).

É pensando na Tabela Periódica, que foi proposta uma nova técnica para memorizar e classificar os elementos químicos que a compõe, despertando, no alunado, o desejo de estudar Química e, ao mesmo tempo, ampliar o horizonte da ciência brasileira.

4. OBJETIVOS

4.1. Geral

Estimular o alunado do Ensino Fundamental a aprender novas técnicas de memorização e classificação da Tabela Periódica.

4.2. Específicos

  • Despertar, nos alunos, o desejo de aprender Química;
  • Mostrar, ao aluno, novas técnicas de memorização e classificação da Tabela Periódica e
  • Contribuir com a ciência brasileira.

5. MATERIAL E MÉTODOS

O desenvolvimento da nova técnica de memorização e classificação dos elementos químicos da Tabela Periódica levou 26 anos para que, de fato, fosse plenamente concretizada (1998 – 2024).

O processo de memorização dos elementos químicos é realizado pela técnica da repetição – a famosa e útil decoreba.

A memorização poderá ser realizada de dez em dez elementos, até o completo aprendizado da Tabela como um todo – os 118 elementos químicos. Entretanto, vale a pena frisar que a memorização da Tabela Periódica deve ser realizada seguindo a ordem crescente do número atômico dos elementos químicos que a compõe – muitos alunos aprendem a Tabela memorizando cada família, o que impossibilita a aplicação da técnica dos dedos apresentada no presente estudo.

Para a mencionada memorização, poderá ser utilizada Tabela Periódica digital e/ou impressa, disponível na Internet (PIOVEZAN, 2024; TABELA..., 2024) ou nos livros didáticos de Ciências (BARROS, 1996) (Figura 1).

Conjuntamente com a memorização, poderão ser utilizados os dez dedos das duas mãos para enumerar e classificar os elementos à medida que forem sendo memorizados (Figuras 2 e 3).

Tal técnica, utilizando os dedos das mãos, permite, ao estudante, um aprendizado mais objetivo e eficaz. Além disso, o método que utiliza os dedos permite localizar, com exatidão, a exata posição de qualquer elemento na Tabela.  

Para o detalhamento do processo de memorização e classificação da Tabela, bem como a difusão do método criado, foi produzido um vídeo caseiro – o qual pode ser assistido no YouTube (Canal: Fábio Alves Rezende), Facebook (Fábio Alves Rezende), TikTok (@fabiorezende57), Kwai (fabioalvesrez068) e Instagram (falvesrezende) –, cujo título é: Tabela Periódica: o homem que memorizou toda a Tabela.

Figura 1: Tabela Periódica completa e atualizada.
Figura 2: Técnica desenvolvida para enumerar, memorizar e classificar os elementos químicos utilizando os dedos e as mãos (Grupos ou Famílias).
Figura 3: Técnica desenvolvida para enumerar, memorizar e classificar os elementos químicos utilizando os dedos e as mãos (Séries ou Períodos).

6. RESTULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos acerca da memorização da Tabela Periódica, bem como no uso da técnica das mãos para a classificação e memorização dos elementos, permitiram e ainda permitirão, ao alunado e leigos, o desejo de aprender Química, especialmente a Tabela Periódica.

Muitas pessoas já assistiram ao vídeo produzido – como dito anteriormente, na metodologia aplicada, disponível em plataformas como o YouTube, Facebook, TikTok, entre outros –, no qual é demonstrada, em detalhes, a técnica desenvolvida para a memorização e classificação dos elementos químicos da Tabela.

Ressalta-se que os resultados obtidos no presente estudo não foram discutidos, à luz de outros estudos e de bibliografias especializadas, em virtude de ser um trabalho ainda pioneiro na educação de jovens – Ensino Fundamental.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os objetivos propostos no presente estudo estão sendo atingidos com êxito.

Através das plataformas digitais disponíveis, muitas pessoas – estudantes ou não – estão tendo acesso à nova metodologia de aprendizado proposta no presente projeto – metodologia, esta, demonstrada, em detalhes, através de um vídeo caseiro produzido. Ou seja, o conhecimento está sendo levado a todos.

Espera-se que a presente iniciativa estimule o jovem alunado a aprender Ciências, elevando o patamar da educação brasileira a um nível cada vez mais alto.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, C. Física e Química. 48. ed. São Paulo: Ática, 1996.

GOLD EDITORA LTDA; ASSESSORIA EM COMUNICAÇÕES S/C LTDA & EDITORA MELHORAMENTOS LTDA. Dicionário da Língua Portuguesa: comentado pelo professor Pasquale. Barueri: Gold, 2009. 640p.

PIOVEZAN, M, Instituto Federal Santa Catarina, c2022. Promove conhecimento e inovação em Santa Catarina. Disponível em: <https://docente.ifsc.edu.br/marcel.piovezan/MaterialDidatico/QUI%20114/Aula%204_Tabela%20peri%C3%B3dica.pdf>. Acesso em: 25 de set. de 2024.

SARDELLA, A. & MATEUS, E. Curso de Química: Química Geral. 14. ed.  São Paulo: Ática, 1992. 423p.

TABELAPERIÓDICACOMPLETA. Tabela Periódica Completa: A Tabela Periódica dos Elementos Químicos Atualizada, c2024. Página principal. Disponível em: <https://www.tabelaperiodicacompleta.com/>. Acesso em: 25 de set. de 2024.


Publicado por: Fábio Alves Rezende

icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.