Topo
pesquisar

Biologia

A Biologia é a ciência que se preocupa com o estudo de todos os seres vivos nos mais diferentes aspectos. São áreas de estudo dessa ciência a ecologia, evolução, fisiologia e diversas outras.
A Biologia é a ciência responsável pelo estudo dos seres vivos.
A Biologia é a ciência responsável pelo estudo dos seres vivos.

A Biologia é uma ciência extremamente importante, uma vez que é responsável por estudar a vida nos seus mais variados aspectos. Ela permite a compreensão de como os organismos funcionam e interagem e, desse modo, torna-se essencial também no âmbito da saúde e meio ambiente. Percebe-se, portanto, que a Biologia é uma ciência que faz parte do nosso dia a dia.

Leia também: Características dos seres vivos

Significado de Biologia

Biologia é uma palavra formada por dois elementos de origem grega:

Bio = Vida + Logos = Estudo

A palavra Biologia significa, portanto, o estudo da vida.

O que a Biologia estuda?

A Biologia é a ciência que estuda a vida. Ela se preocupa com o estudo de seres unicelulares até os pluricelulares e também dos vírus, que são organismos acelulares. Estuda ainda tanto os seres viventes como aqueles que já foram extintos.

Estudando a Biologia compreendemos a estrutura e funcionamento dos organismos vivos e dos mecanismos evolutivos, descrevemos as espécies do nosso planeta, entendemos as interações que existem entre as diferentes espécies e destas com o meio, entre vários outros aspectos.

Leia também: A história da Biologia

Podemos demonstrar a importância do estudo da Biologia no dia a dia das pessoas quando pensamos, por exemplo, na saúde. Pense no vírus da gripe como exemplo. A Biologia é capaz de identificar um vírus, suas características, os danos que ele pode causar e como o nosso organismo responde a ele. Desse modo, a Biologia é fundamental para o entendimento da transmissão, prevenção e tratamento de doenças.

A Biologia apresenta grande relevância para a área da saúde.
A Biologia apresenta grande relevância para a área da saúde.

Além disso, quando compreendemos a interação dos organismos entre eles e deles com o meio em que vivem (foco de estudo da Ecologia), somos capazes de criar medidas que visam à proteção desses organismos e à diminuição de impactos ambientais que possam causar danos a nossa saúde e de outros seres. Desse modo, vemos que a Biologia também se preocupa com o futuro do planeta.

Leia também: Aquecimento global e extinção de espécies

Áreas da Biologia

A Biologia pode ser dividida em diversas áreas, cada uma com foco em um ponto essencial do estudo dos organismos vivos. Veja algumas das áreas de estudo da Biologia:

Anatomia: estuda a estrutura dos seres vivos.

Biologia Celular: estuda as células.

Bioquímica: estuda as reações químicas que ocorrem nos seres vivos.

Botânica: estuda as plantas.

Ecologia: estuda a interação dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem.

A área da Biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio é chamada de Ecologia.
A área da Biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio é chamada de Ecologia.

• Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos.

Evolução: estuda as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.

• Ficologia: estuda as algas.

Fisiologia: estuda como o corpo dos seres vivos funciona.

Genética: estuda os mecanismos da hereditariedade.

• Herpetologia: estuda répteis e anfíbios.

Histologia: estuda os tecidos.

• Zoologia: estuda os animais.

Curso de Biologia

O curso de Ciências Biológicas direciona-se para quem quer aprofundar-se na área da Biologia. Ele é oferecido na modalidade de bacharelado ou licenciatura. No bacharelado, o profissional estará apto a atuar como biólogo; na licenciatura, o profissional estará apto a ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Vale salientar que o profissional licenciado pode exercer a profissão de biólogo caso esteja devidamente registrado no Conselho de sua região. De acordo com o Conselho Federal de Biologia, para ser um biólogo, é necessário ter cursado um curso de História Natural, Ciências Biológicas ou Ciências com habilitação em Biologia.

Durante o curso de Ciências Biológicas, o aluno encara diferentes disciplinas, as quais podem variar de uma instituição de ensino para outra. As principais disciplinas do curso são: Anatomia, Bioestatística, Biofísica, Biogeografia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Ecologia, Embriologia, Evolução, Fisiologia Humana, Fisiologia Vegetal, Genética, Geologia, Histologia, Morfologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia. Nos cursos de licenciatura, temos ainda disciplinas como Didática e Metodologia de Ensino.

Após a conclusão do curso, o profissional deve registrar-se no Conselho para que possa atuar como Biólogo.
Após a conclusão do curso, o profissional deve registrar-se no Conselho para que possa atuar como Biólogo.

Após a realização do curso de Ciências Biológicas, que dura, em média, oito semestres (quatro anos), o profissional estará apto para iniciar sua carreira, atuando como professor de Ciências e Biologia ou ainda como biólogo. O profissional pode ainda realizar formação adicional em uma pós-graduação para poder ministrar aulas no Ensino Superior.

Áreas de atuação do biólogo

O Biólogo regularmente registrado nos Conselhos Regionais de Biologia pode atuar nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção. Na área de Meio Ambiente e Biodiversidade, o profissional pode atuar, por exemplo, nas áreas de bioética, biomonitoramento, controle de vetores e pragas, ecoturismo, educação ambiental, fiscalização/vigilância ambiental, mudanças climáticas, restauração/recuperação de áreas degradadas e contaminadas, saneamento ambiental, treinamento e ensino na área de meio ambiente e biodiversidade.

No que diz respeito à Biotecnologia e Produção, o biólogo pode atuar nas áreas de biodegradação, bioinformática, biossegurança, cultura de células e tecidos, desenvolvimento e produção de organismos geneticamente modificados (OGM), perícia/biologia forense, processos biológicos de fermentação e transformação e treinamento e ensino em biotecnologia e produção.

Meio Ambiente e Biodiversidade é uma das áreas de atuação do biólogo.
Meio Ambiente e Biodiversidade é uma das áreas de atuação do biólogo.

Com relação à saúde, o biólogo pode atuar nas áreas de aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises citopatológicas, análises clínicas, gestão de bancos de células e material genético, terapia gênica e celular, saúde pública/vigilância epidemiológica e saúde pública/vigilância sanitária.

Leia também: O que é Biologia Forense?

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE DO CERRADO E ÀS SUAS RESPECTIVAS TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO

ANÁLISE DO ENSINO DA TEORIA EVOLUTIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – Campus Mata Norte

Aspectos positivos e negativos do uso da soja transgênica

ASPECTOS QUÍMICOS E FARMACOLÓGICOS DA POLPA E ÓLEO DO FRUTO DO BURITI (Mauritia flexuosa L.)

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DA CASCA DE BARBATIMÃO (Stryphnodendron adstringens (MART) COVILLE), NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES OPORTUNISTAS EM MULHERES DE IDADE FÉRTIL COM INFECÇÕES OU INFLAMAÇÃO CRÔNICA EM UMA COMUNIDADE DE ARACAJU/SE

Construção de um Blog, com Sugestões de Aulas Práticas Relacionadas a Temas de Microbiologia, Para Uso no Ensino Fundamental e Médio

DIVERSIDADE E FITOSSOCIOLOGIA DAS PTERIDÓFITAS DA MATA DE GALERIA DO PARQUE MUNICIPAL MÁRIO VIANA, NOVA XAVANTINA-MT

Sistema de gestão de recursos naturais do horto florestal Tote Garcia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola