Topo
pesquisar

Centro Cultural

Turismo

Centro cutural FIESP, podemos ver um espaço ampliado, Onde está localizado.

Relatório

Recentemente reformado, o centro cultural FIESP passa a oferecer ao público um espaço maior adequado às suas afinidades com livre circulação em seu interior, nas áreas destinadas às artes. Localizado na Av. Paulista 1313, seu acesso é fácil, pois há uma estação de metrô logo na frente, e todos os ônibus que passam por lá vem das mais variadas partes da cidade.

Sendo um conjunto de integração dos espaços, podemos encontrar sofisticação, conforto e modernização tudo em único lugar. Há uma esplanada de 22 metros que liga a calçada às escadarias, expondo pilares pórticos do edifício, a qual era munida de acesso a pessoas portadoras de deficiência física, assim como todo o local, que por sua vez também permitia fácil acesso.

 No saguão, podemos ver um espaço ampliado que liga a Galeria de Arte, o Teatro, os banheiros e a Bilioteca, a qual possui um grande acervo de livros relacionados com essa áreas: artes plásticas, música, literatura e teatro. Possui também um grande número de CD-Rom’s onde podemos usar os computadores para vê-los.

Apenas alguns funcionários do serviço de monitoria falam fluentemente o inglês, e foi encontrado apenas na entrada da Galeria uma placa escrita neste idioma. A frente ao fundo e a lateral são de vidro transparente, oferecendo uma visão do interior a quem passa pela Paulista ou pela Alameda Santos. Podemos encontrar também uma cafeteria e uma loja com produtos culturais. Há no andar intermediário, um Centro de Convenções onde acontece uma infinidade de eventos.

O Teatro Popular do SESI, gratuito, apresenta diversas peças teatrais, ou seja, o Centro Cultural atrai diversas pessoas com diversas idades todos os dias.
A Galeria, que recentemente expõe esculturas, quadros, pratarias, móveis de jacarandá , trabalhos de ourivesaria, recursos de multimídiae muitas outras coisas, além de obras de grandes autores reconhecidos na história como “Aleijadinho”, mostra nesta exposição

Barroca uma aproximidade da Igreja Católica com as pessoas, pois a maior parte das peças são de Igrejas, de arte rebuscada sempre em tons quentes principalmente o dourado. Esta exposição reúne 364 obras pertencentes a 56 coleções de seis Estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.

O que impressiona são as instalações modernas como a iluminação que realça a vivacidade das esculturas, assim como a música ambiente que completa a exposição. As salas são bem distribuídas e os espaços bem aproveitados em todo o local.

Fabíola Larissa Tavares.

Prática Orientada de Português
“O Universo mágico do barroco Brasileiro”

Luiz Carlos
Língua Portuguesa
Faculdade Ibero-Americana
1998

Referências Bibliográficas:

Folheto – In: “O Universo Mágico do barroco brasileiro”. Centro Cultural Fiesp. São Paulo.1998
Folheto – In: Centro Cultural Fiesp. São Paulo.1998.

Texto gentilmente cedido por Ricardo Soares ()
Projeção no teto da galeria (Tetos de igrejas barrocas e estilos arquitetônicos).


Publicado por: Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola