Topo
pesquisar

Renovação Carismática Católica

Religião

Renovação Carismática católica, a Renovação Carismática é um canal de graça para cada homem e mulher.

no coração da Igreja?

Estou plenamente convencido que não existe nada que se compare com o ser parte deste poderoso movimento do Espírito Santo, que chamamos de Renovação Carismática Católica. Tanto quanto sou entusiasta, espero ser também realista, sempre buscando uma melhor compreensão de seu lugar na Igreja, seu chamado particular, os efeitos que teve nos últimos 25 anos, e aberto ao que o Senhor lhe tenha reservado para amanhã. Creio que esta graça de Pentecostes é para todos e cada um dos cristãos, homens e mulheres. Tem que ser recebida sem condições, e ser vivida espiritual e praticamente dia após dia.

Um trabalho soberano de Deus
Nenhum movimento eclesial de origem popular se estendeu tão rápido ou tão longe como este. Porém foi e permanece distinto de qualquer outro movimento na Igreja, pois não tem um fundador humano inspirado, não tem um programa universal de iniciação ou formação. É simples, poderosa e originalmente uma obra soberana de Deus mediante seu Espírito Santo, que toca a vida de homens e mulheres em muitos e diferentes lugares e circunstâncias, levando nova fé e pondo neles fogo e um amor e um zelo por servir a Deus e a seu povo.

Em palavras do Cardeal Suenens:
"Interpretar a Renovação como um 'movimento' entre outros movimentos é entender mal sua natureza; é um movimento do Espirito, oferecido a toda Igreja e destinado a rejuvenescer cada parte da vida da Igreja. A alma da Renovação - o batismo no Espírito - é uma graça de um novo ar pentecostal que se oferece a todos os cristãos".

O que isto me diz, é que a Renovação Carismática é um canal de graça para cada homem e mulher. Nosso chamado é para promover uma abertura pessoal a esta graça, uma viva renovação da fé pessoal, e um compromisso mais radical com a Igreja e com sua missão. Quando as pessoas me perguntam sobre o critério da Renovação Carismática sobre tal ou qual coisa, respondo que não existe realmente tal "critério da Renovação Carismática" sobre algo. o Conselho do ICCRS pode ter um parecer, o CNS local pode ter um ponto de vista, eu Posso ter um parecer - porém isso sempre será questão de indivíduos ou grupos que tem esse ponto de vista. Os carismáticos terão uma variedade de idéias e acentos, porém nossos critérios fundamentais sempre devem estar de acordo com os que a Igreja definiu e aos que se aderem os Católicos comprometidos.

O critério de ICCRS
Num antigo documento do ICCRO claramente se estabeleceu que Os fins da Renovação Carismática são os mesmos objetivos da Igreja: a conversão, santificação e sa1vação de cada ser humano. Sua característica distintiva é compreender que o papel do Espirito Santo nesta tarefa não mudou desde o dia de Pentecostes e que podemos experimentar seu derramamento, seu poder e seus dons na mesma forma em que os experimentaram e os reconheceram os primeiros cristãos.

CREIO QUE ESTA GRAÇA DE PENTECOSTES
É PARA TODOS E CADA UM DOS
CRISTÃOS, HOMENS E MULHERES.

A prova da autenticidade de tudo isto depende primordialmente de um estudo de seus efeitos na vida das pessoas, pois seu propósito não é propiciar experiências religiosas, mas ajudar as pessoas a viver uma vida cristã renovada e efetiva, servindo na missão da Igreja. Também enfatiza o papel essencial do Espirito Santo, a Renovação Carismática Católica permanece centrada em Cristo, e proclama claramente a Jesus como Senhor e Salvador de todos, e ensina que conhecê-lo é o único caminho que preenche o homem e lhe dá paz. Esta nova vida em Cristo deve, então, ser vivida na comunidade da Igreja e levada ao mundo.

Em tudo isto, a Renovação Carismática Católica lhe deve muito a inspiração, o exemplo e o estímulo de cristãos de muitas igrejas protestantes e pentecostais, que já haviam experimentado a mesma graça em seus próprios ambientes. Também o contexto, a obra exterior e as responsabilidades são claramente diferentes para os católicos, as graças recebidas parecem ser as mesmas.

Em 1972, Kevin Ranaghan escreveu: "Também abertamente ecumênica em seu enfoque, a Renovação Carismática Católica se move firmemente para a meta da renovação espiritual no catolicismo. O movimento carismático se concentra na necessidade de fazer amadurecer a conversão pessoal para Jesus Cristo como Senhor; evidencia as exigências do Evangelho para todos os cristãos para um constante discipulado. Para atender estas necessidades, a Renovação Carismática busca antes de tudo um continuo derramamento do Espirito Santo na Igreja e seus membros, com todos os dons, frutos, graças e habilidades espirituais básicos que vem dele e capacitam os cristãos a dar testemunho de Cristo, viver junto num amor autêntico, e construir a Igreja como o sacramento verdadeiramente efetivo de Cristo no mundo".

No coração da IGREJA

Assim como os princípios ecumênicos nunca devem ser depreciados, porém, ao mesmo tempo se devia esperar que a Renovação Carismática encontre seu próprio lugar e identidade na vida da Igreja católica, trazendo com ela um chamado a buscar um continuo derramamento do Espirito Santo e uma conversão radical a Jesus Cristo. Seu lugar no coração da Igreja foi assegurado, e a Renovação Carismática Católica foi calorosamente acolhida pelo Papa Paulo VI, o Papa João Paulo II, o Conselho Pontifício para os Leigos e as Conferências de Bispos em todo o mundo. Foi reconhecida como um dom especial do Espírito Santo á Igreja, com um papel importante na reevangelização da sociedade.

Fonte: Revista Jesus Vive e é o Senhor
por Charles Whitehead


Publicado por: Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola