Topo
pesquisar

Requisitos da pesquisa científica

Regras da ABNT

Os requisitos, uma vez materializados, contribuem para que a pesquisa científica seja efetivamente desenvolvida e concretizada em termos de resultados positivos.

Desenvolver uma pesquisa científica, como se sabe, não é tarefa fácil para ninguém, pois, além de fatores de ordem específica, como os que aqui serão retratados, dedicação, disciplina para lidar com prazos, interesse aguçado por novas descobertas, entre outros, são alguns dos fatores que, consideravelmente, devem ser levados em conta e, sobretudo, postos em prática.

Partindo dessa prerrogativa, eis que nos pautemos por alguns pressupostos, os quais, quando analisados de forma conjunta, darão a sustentabilidade necessária para fazer valer todos os apontamentos evidenciados na discussão em pauta. Nesse sentido, alguns aspectos, de forma preponderante, tendem a se manifestar, entre eles o fato de que uma pesquisa seria impossível de ser realizada, ainda que os recursos financeiros estivessem ao alcance, se não houvesse pessoas interessadas, pessoas engajadas em descobrir acerca de algo; se o contrário ocorre, ou seja, se tais pessoas se manifestassem pela sua inteira dedicação, mas ainda assim os recursos não fossem o suficiente, certamente que tudo permaneceria no plano dos sonhos, abnegados de quaisquer perspectivas de realização. Caso houvesse a disponibilidade de materiais, mas os recursos deixassem a desejar, bem como a ausência de pessoas em realizar um dado intento, TUDO se resumiria em NADA, antiteticamente dizendo.

Assim, com base nisso, caro (a) pesquisador (a), saiba que um aspecto, ou melhor, um requisito, encontra-se interligado a outro, estabelecendo, assim, uma relação de dependência entre si. Apoiados em questões como essas, evidenciemos acerca desses singulares requisitos, tão importante quanto necessários, de forma a destacar que os requisitos humanos se caracterizam pelas próprias pessoas que se incubem de desenvolver a pesquisa, tendo em vista a necessidade de haver um instinto cooperativo por parte de todos, no sentido de planejar, antes de tudo, buscar, organizar, manter a disciplina entre o grupo, perseverar até mesmo diante das dificuldades, ser paciente quando necessário, mas autônomo e dinâmico de acordo com as exigências circunstanciais, desenvolver habilidades que agreguem valor ao trabalho desenvolvido, visto que muitas vezes esta ou aquela pessoa desenvolve uma aptidão para determinada ação mais que a outra e por aí vai.

Somado a tais prerrogativas, encontram-se os recursos financeiros, visto que eles representam o sustentáculo para a plena concretização dos resultados, aliados, obviamente, à disposição dos materiais, haja vista que a ausência de um desses requisitos sinaliza os possíveis obstáculos que porventura poderão contribuir para o insucesso de tudo aquilo que durante todo o tempo foi minuciosamente planejado. Dessa forma, cabe afirmar, como expresso anteriormente, que a junção dessa tríade de requisitos, uma vez coesos e ordenados, é que darão sustentabilidade para a conquista de excelentes resultados mediante o trabalho em desenvolvimento.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola