Topo
pesquisar

Modo de indicação dos autores

Regras da ABNT

O modo de indicação dos autores se refere a um dos pressupostos relacionados ao texto científico, regidos pelas normas da ABNT.

Tendo em vista que em seu texto científico haverá o entrecruzamento de suas ideias com as de outros autores reconhecidos pela comunidade científica, eis que uma pergunta se define como relevante: como será a indicação de tais autores?

Esses questionamentos devem estar norteados pela ideia de que esse tipo de produção (a científica) se encontra atrelada a regras preexistentes, que devem ser seguidas a risco, determinadas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Partindo desse princípio, passemos, a partir de então, a estabelecer familiaridade com tais regras, levando em conta a possibilidade de que as autorias podem pertencer a mais de uma personalidade. Sendo assim, vejamos:

* Citação de apenas um autor:

Tal modalidade pode se manifestar sob duas formas, entre elas:

“Citação é uma inserção, num texto, de informações colhidas de outra fonte, para esclarecimento do tema em discussão, para sustentar, para refutar ou apenas para ilustrar o que se disse”. (COLZANI, 2001, p.97)

Ou ainda:

Para Colzani (2001, p.97), “Citação é uma inserção, num texto, de informações colhidas de outra fonte, para esclarecimento do tema em discussão, para sustentar, para refutar ou apenas para ilustrar o que se disse”.

* Citação de dois autores:

“ A pesquisa parte de [...] uma dúvida ou problema e, com o uso do método científico, busca uma resposta ou solução”. (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 63)

Como também:

Conforme Cervo e Bervian (2002, p.63), “A pesquisa parte de [...] uma dúvida ou problema e, com o uso do método científico, busca uma resposta ou solução”.

* Citação de três autores:

“Assim, você deve compreender que a ciência, desenvolvida por meio da pesquisa, é um conjunto de procedimentos sistemáticos baseados no raciocínio lógico, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos e definição de tipos de pesquisa”. (CERVO; BERVIAN, 2002; ALVES, 1998)

Ou desta forma:

De acordo com Cervo, Bervian e Alves (2002; 1998), “Assim, você deve compreender que a ciência, desenvolvida por meio da pesquisa, é um conjunto de procedimentos sistemáticos baseados no raciocínio lógico, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos e definição de tipos de pesquisa”.

* Citação referente a mais de três autores:

“(...) A filosofia da ciência pretende compreender a práxis científica – portanto aquilo que facticamente se faz nas ciências e como aí se procede – e contribuir para a sua melhora”. (HESSE et al.; 1987, p.33)

Ou também:

Hesse et al. (1987, p.33) afirmam que “ (...) A filosofia da ciência pretende compreender a práxis científica – portanto aquilo que facticamente se faz nas ciências e como aí se procede – e contribuir para a sua melhora”.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola