Topo
pesquisar

Dicas para apresentações no PowerPoint

Regras da ABNT

As apresentações no PowerPoint precisam chamar a atenção do público, por isso algumas dicas são importantes para um resultado eficaz.

Estar inserido(a) no universo acadêmico significa, sobretudo, estabelecer familiaridade com situações ligadas ao conhecimento, acima de tudo, testando, experimentando, analisando, enfim, tornando-se um quase que eterno(a) pesquisador(a). Assim, em meio a tantas atividades desenvolvidas, a participação em simpósios, paletras, workshops, seminários, mesas-redondas, congressos, enfim, torna-se uma prática recorrente na vida de quem compartilha essa vivência.

Tudo isso faz com que a utilização do PowerPoint torne-se uma ferramenta especial e o objetivo maior que se atribui a essa discusão é justamente compatilharmos acerca de algumas dicas que trarão a você subsídios necessários para as apresentações utilizando esta ferramenta, de modo a fazer com que o público que assistirá a você se sinta motivado a permanecer e valorizar o que está sendo repassado.

Partindo desse princípio, o primeiro passo, indiscutível por sinal, refere-se ao planejamento do que se deseja dizer, elencando as ideias principais, construindo um texto de forma clara, objetiva e coesa. Essas ideias principais sinalizam um dos pontos-chave, portanto devemos estar cientes de que somente elas deverão ser expostas por meio dos slides, o resto, obviamente, tem de estar minuciosamente “guardado” na memória e repassado de forma verbalizada. Tendo isso em mente, outro aspecto de notória dica diz respeito ao tamanho da letra utilizada, visto que chamar a atenção representa seu principal objetivo, e com o uso de uma letra  invisível, pouco prováveis serão as chances disso ocorer.

Procure, no mínimo, construir cinco slides e distribua as informações do jeito que achar melhor, lembrando que não é dispensável você colocar cada informação de modo particular, ou seja, se se tratar de apenas cinco, o importante é que cada um deles contenha uma. Recursos distintos, tais como imagens, músicas, entre outros, são também bem-vindos, no entanto, somente serão eficazes se realmente estiverem a serviço do que você está repassando. Dessa forma, devemos ser comedidos ao utilizá-los, justamente para não sobrecarregar a visão da plateia. Seguindo essa linha de raciocínio, em relação às ferramentas que o Word disponibiliza, o mais recomendado é que opções como itálico, sublinhado e negrito sejam evitadas, mas, em se tratando dos marcadores, seu uso pode se fazer presente no primeiro slide, no intento de proporcionar um norte para o interlocutor.

Enfim, tais elucidações provavelmente farão a diferença nesse grande momento, momento esse em que o artista principal é você, apresentador,  portanto não se apegue em fórmulas mágicas acerca da postura que deve assumir diante do público, haja vista que as pessoas são concebidas como ímpares, ou seja, cada um, à sua maneira, deve conduzir da melhor forma possível a sua apresentação.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola