Topo
pesquisar

Currículo Lattes

Regras da ABNT

O Currículo Lattes se caracteriza como uma importante ferramenta que comporta as experiências profissionais, publicações de artigos, escolaridade, entre outras circunstâncias.

Falar acerca deste importante elemento – Currículo Lattes – acessível não só a você, caro (a) pesquisador (a), como também aos demais pesquisadores brasileiros, significa, antes de tudo, ressaltar acerca da aplicabilidade que a ele se atribui, bem como dos benefícios por ele proporcionados, estreitando laços entre as pessoas que se inserem na comunidade científica de uma forma geral.

Criado em agosto de 1999, tornou-se o modelo-padrão em todo o Brasil utilizado pela Plataforma Lattes, cuja finalidade é a de organizar os currículos em uma base única nacional. Dessa forma, ele se caracteriza por uma ferramenta criada pelo CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o qual disponibiliza um cadastro gratuito para profissionais ocupantes de distintas áreas, englobando desde professores a pesquisadores e cientistas, possuem registradas todas as suas experiências profissionais, publicações de artigos, escolaridade, entre outras circunstâncias que envolvam situações de produção intelectual.

Cabe ressaltar, portanto, que o acesso a essa ferramenta pode ser feito por qualquer internauta, mesmo que ele não possua login, haja vista que para estabelecer familiaridade com as informações que lá se encontram presentes, a busca pode se dar de duas formas: por nome ou por assuntoAssim, casoa intenção se paute pela última modalidade, essa se definirá por títulos de teses ou ainda possibilitará a busca pela palavra-chave que norteia o assunto da pesquisa. Se o propósito se definir pelo nome, o passo recomendável é que o nome da pessoa seja digitado.

Como a Plataforma se define por uma forma padronizada, a visualização acaba se concebendo como o grande diferencial do Currículo Lattes, possibilitando que todos os dados inerentes ao perfil do pesquisador sejam efetivamente checados. Entre eles estão:

* Formação acadêmica;

* Idiomas, levando em consideração a fala, escrita e leitura;

* Instituições nas quais já tenha atuado;

* Áreas de produção científica;

* Grupos de pesquisa.

Entre outros aspectos, os quais se encontram disponibilizados a quem quer que se interesse pela busca em questão, cabe ressaltar, ainda, que dependendo do detalhamento atribuído ao nível do pesquisador, as possibilidades de se obter passagens, bem como outros benefícios para participar de eventos científicos são notoriamente comprovadas.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola