Topo
pesquisar

Inteligência Emocional

Psicologia

Saiba mais sobre a inteligência emocional, o cronograma emocional, Tudo tem seu tempo certo.

PREOCUPAÇÕES DO DIA

As crianças da escola de Nueva são estimuladas a falar sobre o que estão sentindo naquele dia, e o assunto vira tema de discussão. E os professores ajudam os alunos a por em prática as aptidões que estão aprendendo.

O BE-A-BÁ DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Uma lista de ingredientes da inteligência emocional são passados para as crianças da escola Nueva. Entre os tópicos importantes que são ensinados estão:

- AUTOCONSCIÊNCIA: O objetivo é reconhecer seus sentimentos e descobrir as ligações entre pensamentos, sentimentos e reações, saber se são os pensamentos ou sentimentos que governam a decisão e aplicar essas intuições à questões como drogas, fumo e sexo.

- CONTROLE DAS EMOÇÕES: O objetivo é compreender o que está por trás do sentimento e aprender a lidar com eles.

- EMPATIA: É a compreensão dos sentimentos dos outros e a adoção da perspectiva deles, e o respeito às diferenças no modo como as outras pessoas encaram as coisas.

As crianças não são avaliadas por notas. No final do curso se fazem questões práticas para as crianças solucionarem.

ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL NOS CENTROS URBANOS

Como é a alfabetização emocional em lugares onde ela se é mais necessária, em meio a um caos como em centros urbanos.

Exemplo: Escola em New Haven, centro urbano com grave problema de desemprego, o que gera a pobreza, a violência e as drogas.

O mesmo processo da outra escola, ensinam-se as mesmas lições. A diferença é que a ligação entre os tópicos e a realidade é mais direta e bruta. Quando os alunos aprendem a saber tomar uma decisão que evitará doenças como a Aids, ele está diante de um quadro que faz parte de seu cotidiano. New Haven, por exemplo tem a mais alta proporção de mulheres com Aids nos EUA. Muitas mães que mandam seus filhos para lá podem ser portadoras da doença.

ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL DISFARÇADA

Uma nova estratégia de educação emocional, é não criar classes específicas, mas fundir lições sobre sentimentos e relacionamentos com as outras matérias. Um método para essa técnica é o Projeto de Desenvolvimento da Criança, criado por uma equipe de psicólogos.

O projeto oferece um conjunto pré-preparado de material escolar que se encaixa nos cursos existentes. Exemplo: Na primeira série , história A Rã e o Sapo são Amigos traz tópicos como autoconsciência, a consciência das necessidades de um amigo, como se sente quem é provocado, e o partilhamento do sentimento com os amigo.

Outra maneira: Ajudar os professores a repensar como disciplinar os alunos que se comportam o mal. Adotar métodos melhores do que a coerção. Exemplo: meninos se atropelando p/ entrar no refeitório.

O CRONOGRAMA EMOCIONAL

Um programa muito rígido pode entrar em descompasso com as necessidades da criança. Sugestão: caixa de correspondência ( ... )

Para serem eficazes as lições emocionais devem estar de acordo com o desenvolvimento da criança, do amadurecimento das suas emoções. Adultos caem na armadilha de esperarem que as crianças atinjam um amadurecimento muito além de seus anos.

Para fazer o cronograma tem que se conhecer a maturação do cérebro e biológica.

PRIMEIRA INFÂNCIA: começam a se formar a empatia e auto regulação emocional

JARDIM DA INFÂNCIA: amadurecimento das emoções sociais ( humildade, ciúme, orgulho, inveja e confiança )

A PARTIR DOS 5 ANOS: capacidade de comparação social

ADOLESCENTES: perda na autoconfiança e um salto na autoconsciência

TUDO TEM SEU TEMPO CERTO

Os psicólogos que estudam o surgimento das emoções, podem traçar que lições específicas a criança deve aprender a cada fase da infância.

Exemplo de New Haven:

- PRIMEIRA SÉRIE: lições básicas de autoconsciência, relacionamentos e processo de decisão

- QUARTA E QUINTA-SÉRIES: as relações com os colegas são muito importantes para eles. Por isso recebem sobre empatia, controle de impulso e da raiva.

- SEXTA-SÉRIE: lições que se relacionam mais diretamente com as tentações e pressões das drogas, sexo e bebidas.

- SEGUNDO GRAU: Os adolescentes estão diante de realidades sociais mais ambíguas. Ênfase na capacidade de adotar múltiplas perspectivas, a nossa e a dos outros.


Publicado por: Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola