Topo
pesquisar

Capitalismo - Filme Mauá Imperador e o Rei

História

Capitalismo, Imperador e o rei, desenvolver da história e da economia capitalista, Irineu fundou o Banco do Brasil.

Capitalismo

 O capitalismo, surge, forte e incontestável, juntamente com a revolução inglesa industrial (revolução industrial), sistemas socialistas, e escravistas, no sistema socialista, havia contradições de interesses, pois ninguém estava disposto a dividir riquezas, quem não tinha queria receber de quem tinha, e quem tinha, não dava ajuda financeira nem ao menos queria saber se devia ou não distribuir suas riquezas a todos os outros.

 No filme, é deixado o ponto de vista claro de que o autor nos diz como se deu a historia do capitalismo naquela época, região, local, e com as pessoas que estavam envolvidas naquela história.

 No filme, é tratado o capitalismo,

E a forma como o personagem do filme Mauá ajuda a introduzir no país.

 MAUÁ - O IMPERADOR E O REI

O capitalismo estava sendo introduzido no Brasil, forte e desajustadamente, sem noções de conseqüências e inúmeros problemas iniciais. Aos poucos, as colônias deixavam de ser colônias, e davam aos poucos, espaço para um pais que viria a ser industrializado.

Na historia, há o personagem principal, que supostamente, como trata o texto, ele é a peça mais importante para o desenvolver da historia e da economia capitalista. O tema já foi dito ate o momento, agora iremos tratar do filme em si.

O maior fato se deve de que Mauá, com apenas 30 anos de idade, se torna o mais rico homem do país, e ainda entra como um dos mais ricos do planeta, ele larga todo o seu trabalho e sociedade, e investe na indústria, que lhe favorece muito e lhe deixa extremamente poderoso.

Aos 30 anos, Irineu já é o homem mais rico do Brasil, um uma escalada meteórica devida a associações vantajosas com banqueiros ingleses e ninguém menos que o Barão Rostschild (Richard Durden), então um dos homens mais ricos do mundo. Seus feitos incluem a fundação do Banco do Brasil, a construção da primeira ferrovia brasileira, a iluminação do Rio de Janeiro, a instalação de cabos submarinos de telégrafo até a Europa, o que lhe valeu o título de Visconde de Mauá. Mas toda essa sanha empreendedora incomoda profundamente o Imperador Pedro II (Rodrigo Penna), já que a visão de Mauá sugere um país que não necessita das rédeas do Império para se transformar em uma potência.

Aconselhado constantemente pelo pior inimigo de Mauá, o Visconde de Feitosa (Othon Bastos), o Imperador começa a tramar contra nosso "herói", que ao se defender, acaba atraindo também a ira de seus antigos aliados ingleses. À beira do falência, Mauá tem uma audiência privada com o Imperador, onde destila sua mágoa ufanista contra o que considera uma conspiração não contra ele, mas contra o futuro do Brasil. Aos 60 anos, acuado e  falido, Mauá retoma os negócios e consegue saldar todas as suas dívidas, voltando a ser um dos homens mais ricos do País.

O filme foi planejado e reproduzido em locais propícios para o momento e época que se tratavam no filme, ambientes com aspectos de antiguidade, com rusticidade, figurinos e dizeres, (a fala dos personagens), que davam vida ao filme, haviam sido escolhidos também a localização geográfica, o clima ideal para se rodar o filme, entre vários outros aspectos , um pouco desnecessários para se tratar no momento.

No filme, Irineu tornou-se um cobrador impiedoso, de um pobre gaúcho, veio a se tornar o homem mais rico do país, Michael Byrne o contrata para trabalhar em uma firma de exportação, e assim ele ganha suas primeiras lições de economia.Ele fica no comando quando seu sócio viaja, e também esta apaixonado pela própria sobrinha, um verdadeiro incesto, ele decide liquidar suas fabricas e se arriscar na construção da primeira indústria brasileira. Ele desejava fortemente a banição da escravidão, achava imoral e degradante, alem de anti - econômica, uma prova do mesmo, seria de que ele viria a contratar seu escravo para se tornar empregado.

Aos 30ª anos, considerado o mais rico do Brasil, e um dos mais ricos do mundo, Irineu fundou o Banco do Brasil, um dos seus maiores feitos, porem, com algumas acuações, e outros planos de seus inimigos, Mauá torna-se um homem falido aos 60 anos, mas tempos depois, ele torna-se novamente um dos homens mais ricos do país, ao tomar providencias saldando suas dividas e retomando seu poder.

Publicado por: Marco Aurelio Moreno Silva Japiassú

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola