Topo
pesquisar

Instrumentos Ópticos

Física

Instrumentos Ópticos, Espelhos, Espelhos planos, Espelhos esféricos, Lentes, Lentes convergentes, Lentes divergentes, Prismas, quais são os instrumentos ópticos.

Espelhos: são superfícies polidas que refletem luz.

Exemplos de espelhos: uma colher e uma concha de metal polida, o espelho retrovisor dos automóveis, calotas de rodas, espéculos (instrumentos espelhados utilizados por dentistas).

A maioria dos espelhos é plana ou esférica:

Espelhos planos: é uma superfície polida plana, o espelho plano forma imagens virtuais. Imagem virtual é aquela que se forma “atrás” do espelho.

As imagens em dois espelhos planos: dois espelhos planos, retangulares e dispostos em ângulos podem formar muitas imagens de um mesmo objeto.

O número de imagens depende do ângulo entre os espelhos. Quanto menor o ângulo, maior o numero de imagens.

Espelhos esféricos: uma calota esférica de superfície polida. Eles podem ser côncavos ou convexos. Nos côncavos a face refletora é a interna, nos convexos a face refletora é a externa.

Lentes: é um sistema óptico transparente que possui duas superfícies, sendo uma delas, pelo menos, curva, quase esférica. Costuma-se utilizá-la para alterar as dimensões aparentes de um objeto. Lupas, óculos e lentes de contato são exemplos de lentes. Telescópios e microscópios são instrumentos que utilizam lentes.

A palavra lente deriva de lentilha, pela forma arredondada e ligeiramente abaulada.

Há dois tipos de lentes: convergente e divergente. Sendo feitas de material transparente, os raios luminosos atravessam as lentes para formar a imagem do objeto. Vai depender do tipo da lente (se é convergente ou divergente) a da posição do objeto em relação á lente.

Lentes convergentes: é aquela que concentra o feixe de luz. Na lente convergente o foco é real, ou seja, pe formado diretamente pelos raios de luz que atravessam a lente.

Existem três tipos de lentes convergentes: biconvexa, plano-convexa e côncavo-convexa. As lentes convergentes funcionam de forma semelhante aos espelhos côncavos.

A imagem nas lentes convergentes: a imagem depende da posição do objeto em relação a elas.

Lentes divergentes: é aquela que dispersa os raios incidentes. As lentes divergentes funcionam de forma semelhante aos espelhos convexos.

Existem três tipos de lentes divergentes: bicôncava, plano-côncava e convexo-côncava.

A imagem produzida pelas lentes divergentes: como nos espelhos, a imagem depende da posição do objeto em relação à lente. Para objetos reais, ela será sempre virtual, direita e menor que o objeto.

Prismas: é o dispositivo óptico que pode decompor a luz solar.


Publicado por: Juliana Alves

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola