Topo
pesquisar

Fauvismo

Arte e Cultura

Fauvismo, história da arte, história do Fauvismo, expressionismo, o que foi o expressionismo, história do Fauvismo na arte, cubismo, o que foi o cubismo, a arte do cubismo, a arte cubista.

Fauvismo

Por 1905 e 1906 o crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou o termo "fauves"a um grupo de pintores. Este termo inicialmente pejorativo, passou a ser nome de um novo movimento na Arte.Fauves significa fera em Francês.

O Fauvismo foi o primeiro movimento do século, surgiu em Paris. Apresenta exaltação das cores puras e quentes,colocadas em pinceladas separadas, atenuação de profundidade, abolição da perspectiva linear,interpretação arbitrária dos meios-planos de luz e sombra(que são substituidos por cores justapostas)e rejeição dos elementos intelectuais da pintura.Normal achar cores diferentes das normais neste movimento(pessoas com rosto verde,árvores com troncos vermelhos,etc..) .Os críticos da época falavam:"verdadeiros potes de tinta atirados na face do público".

Os primórdios do Fauvismo sitam-se entre 1900-1903 com Henri Matisse e Albert Marquet. A primeira exposição foi em 1905,Paris.Os Artistas recusaram a seguir as normas impressionistas,já aceitas pela crítica e academizadas.Este movimento inspirou-se em Seraut, Gaugin, Vincent Van Gogh(este principalmete em sua fase colorida) e da fase construtivista de Cézanne.

O movimento fauve teve sua equivalente na Alemanha : A Ponte, o grupo alemão assim como o frances já tinham sentido impacto da Arte desponjada da África negra e da Oceania, assim como o colorismo de Van Gogh,mas A Ponte se distinguiu do Fauvismo verdadeiro pelo carater dramático expressionista, de evidentes implicações sociais.

Na frança o Favismo dispersou-se em 1908, quando deixaram de expor juntos.Braque junta-se a Picasso e fundam o Cubismo,que tem princípios totalmente diferentes ao Fauvismo.Derain aproximou-se do Naturalismo.Dafy desenvolveu um Fauvismo atenuado,Vlaminck abandonou as cores quentes, para executar paisagens dinâmicas. Rouault seguiu um caminho que levou ao expressionismo.Matisse foi o mais fiel ao movimento.

O Fauvismo foi o primeiro movimento a romper totalmente com a arte renascentista,o impressionismo inovou bastante, mas não tinha rompido totalmente.

Expressionismo

Primeira grande corrente do sec.XX. Aproveitando as técnicas impressionistas,principalmente as de Van Gogh.No espressionismo costuma-se deformar as peças, trazendo um lado diferente da peça,feio,aproximado do horror.

O comportamento expressionista abrange manifestações pré-históricas, românticas,barrocas,góticas e no sec.XX tem várias tendencias vanguardistas.Em todas essas tendencias menifesta-se uma crise espiritual,pelo grito,pelo horror.

O expressionismo nasceu por volta de 1905 na Alemanha,ele era uma oposição ao Impressionismo Frances, o expressionismo foi um movimento mais dos povos nórdicos:eslavos,germânicos e de alma judaica

O movimento tem origem no simbolismo,que reune idéias conflitantes como o misticismo,morbidez e erotismo.Esta fase é marcada com obras pioneiras de Vincent Van Gogh(1853-1890),o belga James Ensor(1860-1949)e o noroeguês Edward Munch(1863-1944).

No expressionismo o artista procura sempre manifestar seus sentimentos e emoções, assim como problemas sociais, etc...

O primeiro grupo de artistas foi chamado "a Ponte" em homenagem ao quadro de Munch "o Grito". O Expressionismo principalmente na época da 1ªGuerra Mundial começou a pintar os horrores da violência e da guerra a miséria do trabalhador.

O principal artista deste movimento no Brasil é Candido Portinari.

Cubismo

Movimento revolucionário da arte moderna,surgiu em Paris em 1907 e 1908, cujo figuras principais foram Pablo Picasso e George Braque.O nome "Cubismo"da-se ao fato que os objetos representados eram "cubificados".

Pode-se dizer que o cubismo assinala o fim da etapa iniciada com o Impressionismo e o começo da pintura do sec.XX(arte moderna).A principal fonte de isnpiração de Picasso e Braque foi o pintor impressionista Paul Cézanne que já ,no século passado,usava formas geométricas para representar o desenho.

o Cubismo recebeu influencia da arte africana(negra).O primeiro exemplo de cubismo foi "As moças de Avignon"de Picasso.O Cubismo representa a figura de frente e de lado ao mesmo tempo, confundindo o fundo com a figura,não dando a menor noção de espaço.

Uma das vertentes do cubismo,foi o abstracionismo, que surgiu em 1910,na qual libertava a pintura da sua idéia representativa. Outras foram o concretismo,O Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético. També, outros movimentos importantes derivados do Cubismo foram o Dadaismo e o Surrealismo surgidos por volta de 1920 quando a Europa enfrentava uma fase pós-guerra

Bibliografia Complementar

Enciclopédia Mirador
Jornal Folha de São Paulo
Jornal Estado de São Paulo


Publicado por: Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola