Topo
pesquisar

O secretário no assessoramento de executivos

Administração e Finanças

Secretário atuando na sua função de assessor de executivos, com detalhes sobre competência e requisitos básicos para isso.

índice

ARAÚJO, Ana Carolina; DA SILVA, Josiane Cristina; DE OLIVEIRA, Patricia Maria; FULGONI, Nicole da Silva; NASCIMENTO, Ana Juliana Souza; SANTANA, Naiana Rabelo. O secretário no assessoramento de executivos. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Secretariado) – Etec. Dr. Júlio Cardoso, Franca – SP.

1. RESUMO

O tema do nosso trabalho, o secretário no assessoramento de executivos, teve como objetivo destacar o perfil desse profissional e as funções realizadas em seu local de trabalho, também é nosso objetivo mostrar a importância do sigilo e principalmente os problemas profissionais enfrentados em sua jornada.Neste trabalho foi analisado o secretário atuando na sua função de assessor de executivos, com detalhes sobre competência e requisitos básicos para isso. Como parte desse trabalho, pesquisamos que além de técnicas secretariais o profissional secretário necessita de ferramentas de motivação, liderança, comunicação, gestão, dentre outras, para o desempenho das suas funções.

Palavras-chave: assessoramento; executivos; sigilo; funções; problemas.

RESUMEN

El tema de nuestro trabajo “El secretario en el asesoramiento de ejecutivos” tuvo como objetivo resaltar el perfil del profesional y sus funciones realizadas en su local de trabajo. I también es nuestro objetivo mostrar la importancia del sigilo y, principalmente, los problemas profesionales enfrentados en su jornada. En el recorte de este trabajo, fue analizado el secretario, pero en la función de asesor de ejecutivos, con detalles sobre competencia y requisitos básicos para eso. Como parte del esta investigación, pesquisamos que, además de técnicas secretaríais, el profesional secretario necesita herramientas de motivación, liderato, comunicación, gestión, entre otras, para el desempeño de sus funciones.

Palabras-claves: asesoramiento; ejecutivos; sigilo; funciones; problemas.

ABSTRACT

The theme of our work “The secretary at the advice of executives” had as objective to highlight the profile of this professional and her functions realized in her local work. It is also our objective to show the importance of the confidence and mainly the professional problems faced in the routine. During this work we analyzed the secretary to acting at her function at the advice of executives, observing details concerning competence and the basic requirements for this. As part of this work, we researched that beyond the secretarial techniques the professional secretary needs tools of motivation, leading, communication, management, among others for the excellent of her duties.

Keywords: advice; executives; confidence; duties; problems.

2. INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e nota-se que o profissional secretário com o passar do tempo acaba possuindo mais responsabilidades. O trabalho realizado a seguir analisará o perfil e funções desse profissional e também como se deve agir mediante a assuntos sigilosos relacionados ao executivo e a empresa em que atua.

Para sermos profissionais competentes e qualificados para um trabalho satisfatório, o mercado de trabalho não só exige uma boa formação como, também ética profissional em qualquer organização. Visto que para ser um profissional em secretariado, há uma responsabilidade muito grande, por isso o executivo analisará as suas habilidades e seu comportamento mediante a alguma situação delicada a ser resolvida por este profissional, pois para assumir este cargo precisa-se de total confiança.

Para obtermos um trabalho eficiente, competente e impecável devemos ter ética e postura no local de trabalho sendo que muitas vezes o profissional secretário participa de reuniões com seu executivo, onde são tratados assuntos sigilosos.

A metodologia utilizada para a verificação do tema será feita por meio de pesquisas, estudo de campo com a elaboração de questionários.

O trabalho aqui desenvolvido mostrará a importância de ter uma boa conduta e uma ótima competência na função em que exercemos.

Esperamos que este trabalho aqui desenvolvido sirva como fonte de pesquisa para a composição de muitos outros trabalhos e que possa ajudar as pessoas a tirarem suas duvidas sobre este respectivo tema e assim servir de exemplo para tais.

3. PERFIL PROFISSIONAL DA SECRETÁRIA EXECUTIVA

Atualmente o mundo corporativo, o mercado de trabalho e os executivos de grandes empresas buscam assegurar seu espaço no mundo dos negócios necessitam de grandes profissionais qualificados para auxiliar e assessorar seus serviços e projetos. Sendo assim, o profissional secretário conquistou seu espaço por passar confiança a seus superiores, exercer com grande competência suas funções e por se empenhar em seu trabalho.

Segundo a PSI- Profissional Secretaries Internacional, uma agremiação de secretarias americanas:

“Uma Secretaria é assistente de um executivo a qual possui as habilidades técnicas profissão, que comprova a capacidade de assumir responsabilidades, mesmo sem instrução direta, que possui iniciativa e capacidade de discernimento e toma decisões independentes dentro da área de responsabilidade que lhe foi transferida, a fim de auxiliar o executivo no cumprimento de suas tarefas complexas.”

No mundo ao qual estamos inseridos, nota-se a importância de uma boa formação em cargos de grande importância incluindo a área secretarial que cresce cada vez mais, por isso secretários vem aprimorando seus conhecimentos e qualificações com o intuito de se obter maior destaque profissional e consequentemente permanecer no mercado de trabalho.

Nos últimos anos secretarias vem freqüentando cursos superiores em secretariado para assim buscar conhecimentos técnicos e tecnológicos para atuar em seu ambiente profissional enriquecendo seu currículo com novas habilidades. Na busca de novos aprimoramentos, o profissional crescera passo a passo em direção ao sucesso tornando-se essencial para o desenvolvimento das entidades e empresas.

Exigindo-se cada vez mais um novo perfil do secretário em atendimento as freqüentes mudanças e tendências que ocorrem no mundo dos negócios, atuando também no contexto direcional e gerencial nas organizações nacionais e internacionais mais diversas, onde os profissionais secretários são capacitados para:

- Planejar, organizar atividades secretariais especificas;

- Estar á frente da agenda e rotina diária dos executivos;

-Redigir textos profissionais inclusive em idiomas estrangeiros, utilizando a comunicação geral e as técnicas secretariais;

- Arquivar documentos e controlar correspondências distribuindo-os dentro de sua capacidade e importância;

- Organizar eventos dentro das regras protocolares (Cerimonial) e de etiqueta social;

- Atendimento ao publico interno e externo;

- Compreender os campos da administração e recursos humanos, contabilidade, executiva geral, direito e matemática comercial, técnicas redacionais.

Os requisitos básicos para ser uma secretaria se baseiam em ter uma boa comunicação organizacional, saber ouvir e tomar decisões, bom desempenho em computadores, conhecer os sistemas de informações. Além de ter bom conhecimento de português (falado, escrito, gramatical), saber o papel da secretaria e o que faz cada cargo na empresa, enfim ter pleno conhecimento dos métodos de trabalho em um escritório.

Também deve se possuir qualidades pessoais que são indispensáveis, como:

Ser paciente, diplomática, discreta e auto-motivada.

Saber trabalhar independentemente e como parte de uma equipe.

Saber estabelecer prioridades, trabalhar sob pressão, honrar compromissos e datas, relacionar-se com funcionários de todos os níveis, discreta no aspecto pessoal e profissional e digna de confiança.

Alem de técnicas secretariais o profissional secretario utiliza-se de ferramentas de motivação, liderança, comunicação, gestão, dentre outras, para o desempenho das suas funções. Cada uma delas é de grande importância para atuação eficaz do secretario.

  • MOTIVAÇÃO – Considera-se muito presente no dia-a-dia de uma secretária, deve ser a base para uma atuação adequada e harmoniosa, é o elemento que irá fazer com que a pessoa o profissional persista em seu trabalho com a mesma vontade e que faz com que nunca pare de tentar.

  • LIDERANÇA - A secretária precisa conhecê-la para poder auxiliar seu gerente a praticá-la no dia-a-dia. O líder é alguém que sabe o que precisa ser feito e como conseguir que seu pessoal execute as tarefas, permanecendo motivados, em constante harmonia. O líder compartilha, delega, mas não “manda”, por isso, sua postura diante dos funcionários já é sempre positiva.

  • COMUNICAÇÃO - É um tributo essencial da atividade humana. Dela depende o entendimento social, familiar e profissional. O êxito da empresa, da gerência, da Secretária, depende essencialmente da habilidade dos indivíduos se comunicarem. É uma competência fundamental para o profissional que quer se dar bem no mercado de trabalho.

  • ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO - Consiste em planejar e organizar sua rotina diária, a fim de que o trabalho seja desenvolvido, sem afetar sua qualidade de vida, tanto pessoal, quanto profissional. Saber organizar-se utilizando o tempo de forma adequada e “eficaz” é um grande desafio.

  • RESPONSABILIDADE E DECISÕES - As atividades de uma Secretária ultimamente estão sendo enfatizadas pelo maior poder de decisão com que essas profissionais vêm atuando-nos mais diversos segmentos organizacionais. A responsabilidade é exigida a cada trabalho executado e a participação nas tomadas de decisões tem sido um verdadeiro desafio na carreira de uma Secretária, que vem respondendo satisfatoriamente às organizações.

  • INFORMÁTICA – Além da sua contribuição estratégica, uma das ferramentas essenciais no trabalho de uma Secretária é a informática que, sem dúvida, proporciona inovação no trabalho Executivo/Secretária tornando-o mais ágil e eficiente, permitindo, assim, que encontrem mais tempo para outras atividades. A informática é um processo que possibilita novos desafios que motivam a profissional a acompanhar as novas exigências da empresa por meio de cursos para dominar conhecimentos em diversas áreas.

  • IMPORTÂNCIA DOS IDIOMAS - Num mundo em que tudo gira em torno da globalização é impossível esquecer a real importância de se dominar um segundo idioma. Aprender um novo idioma não é mais um diferencial de um universo restrito de pessoas, mas uma necessidade básica para profissionais que atuam nas mais diversas áreas e para quem está se preparando para ingressar no competitivo mercado de trabalho. O mercado atualmente considera requisito básico, no momento da contratação, que o candidato domine o inglês e, se possível, conheça outro idioma, como espanhol ou alemão, por exemplo.

Portanto, o perfil atual requer que o secretario tenha uma visão global de toda a organização, conhecendo profundamente seu trabalho tendo atitude na tomada decisão, administrando seu tempo e do executivo. Enfim comprometer-se com os resultados de seu trabalho e com a missão da organização.

4. ÉTICA PROFISSIONAL: SIGILO DA SECRETARIA EXECUTIVA

Vivemos em um mundo onde a ética profissional é fundamental, e ao notarmos o perfil, as atribuições técnicas do secretário, e as possíveis áreas de atuação, faz-se uma analise entre a ética e moral, destacando a sua diferença e a definição de cada uma de forma clara e objetiva a fim de esclarecer e enfatizar porque a ética é um fator importante pra a profissão, e consequentemente para as empresas e para a sociedade.

Valorizando os atributos provenientes da ética como fator de influencia no desenvolvimento, crescimento e reconhecimento do profissional, assim como a evolução das características do perfil profissional do secretário e a permanência das características inseparáveis a profissão como um fator exigido pelas empresas, pois se tornaram requisitos básicos de trabalho exigidos pela própria profissão exposto pelo código de ética

O gerenciamento da informação é de extrema importância no trabalho do secretário, devido ao grande volume de informações em uma organização, se faz necessário o aprendizado em gerenciamento das mesmas, Informações são dados que chegam e saem da empresa constantemente, esse movimento precisa ser organizado de forma cautelosa e segura O profissional secretario com sua capacidade de atuar em diferentes setores da empresa, é um dos maiores detentores de informações sigilosas.

Cabe a ele garantir esse direito, em relação a cada pessoa que se relaciona com a empresa, e de certa forma criar, para a organização, a imagem de integridade que, entre outros aspectos, supõe transparência e discrição. Portanto a profissão de secretariado executivo esta ligada diretamente á assessoria, devido ás muitas evoluções no âmbito da profissão, o profissional de secretariado hoje participa, em muitos casos, das decisões, tendo em vista que colabora ativamente nos processos administrativos.

É de fundamental importância, para uma organização empresarial, as habilidades administrativas de um secretário, com o passar do tempo a profissão evoluiu sob a perspectiva dos avanços tecnológicos e o mundo globalizado, por isso o profissional secretário muitas vezes exerce o cargo de assessor, representando seu executivo na tomada de decisões.

As informações passam pelas mãos deste profissional, em sua rotina administrativa. E por vezes essas informações são sigilosas, exigindo extrema atenção, pois tratam de assuntos estratégicos, que diz respeito, somente a alta hierarquia.

Para tanto a ética profissional torna-se requisito básico no exercício de suas atribuições, porque ao comunicar-se com seus interlocutores, o assessor, deve assumir total discrição em assuntos correlatos.

De acordo com o Código de Ética – Secretária, Cap. IV

Art.6 – A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados e Art.7 – É vedado ao Profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento de dignidade profissional da categoria. – Publicado no Diário Oficial da União de 7/7/1989.

A quebra de sigilo dentro de uma empresa pode ser muito prejudicial a ela, podendo atrapalhar o andamento de idéias de marketing, que aberto a terceiros pode correr o risco de serem copiados e se a empresa já desenvolve essa atividade corre o risco de ser clonados, trazendo-lhes graves problemas.

Com o mercado competitivo, empresas concorrentes vão em a busca de informações, alcançando seu alvo o assessor, que detém o sigilo dos fatos e que também sente-se ameaçado ao proteger tais informações.

De todos os relacionamentos que existe no âmbito de trabalho, o que se estabelece entre a chefia e o profissional de Secretariado é o mais próximo do cotidiano, a cada avanço das funções do secretario executivo, mais o secretario se torna responsável pelo assessoramento e também pelas relações interpessoais, visto que estará mais próximo das decisões e de pessoas envolvidas em grandes projetos.

Sendo assim, o executivo e o secretario, para o sucesso profissional e das empresas, não podem buscar apenas seus interesses pessoais, e sim, o beneficio das atividades como um todo, que acarretará em benefícios para a empresa,o executivo espera desse profissional total descrição para com assuntos da empresa e a certeza de que essas informações não vazem, só a rotina diária de trabalho confirmará essa postura, que garantirá a qualidade e a continuidade dos negócios.

É considerado quebra de sigilo qualquer informação, ser revelada pra qualquer pessoa que seja, seja ela considerada confiável. Ressaltando que o código de ética não permite atitudes ilícitas ou criminosas. Para ser um assessor competente em qualquer entidade, deve ter muito sigilo e ética, pensando não apenas em seu bem estar próprio, mas no bem dos executivos que confiam a ele tal cargo.

Segundo o Cód. Ética – Cap.I

Art.3º - Cabe ao profissional zelar pelo prestigio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a como um dos bens mais nobres, contribuindo através do exemplo de seus atos para elevar a categoria, obedecendo aos preceitos morais e legais.

Assim torna-se evidente a ética para a profissão, pois além de ser uma necessidade para o secretário e para o desenvolvimento de seu trabalho atualmente, pode-se constatar que a importância do sigilo para o profissional vai além das necessidades atuais, devido à evolução da profissão sendo a ética profissional um fator crucial para desenvolvimento do profissional de secretariado e da profissão.

5. SECRETÁRIA EXECUTIVA – PROBLEMAS PROFISSIONAIS

A profissão de secretário executivo vem sofrendo grandes mudanças ao longo do tempo, e atualmente esse profissional conquistou seu espaço no mercado de trabalho por passar confiança a seus superiores, exercer com grande competência suas funções e empenhar-se em seu trabalho.

Devido a isso consequentemente exerce mais funções do que lhe são propostas, pois além de desenvolver trabalhos rotineiros, como controle da agenda, organização de eventos e assessorar de forma dinâmica os executivos, o profissional deve resolver a maior parte dos problemas da empresa, sem que precise levar pequenos problemas ao executivo. A este, cabe a decisão final apenas em casos de extrema importância e que representem algum tipo de risco para a organização.

Frente ao mercado de trabalho exigente, todos os profissionais das mais diferentes áreas necessitam de conhecimentos técnicos e interpessoais satisfatórios. Isso quer dizer que não basta apenas ser o mais competente, mas deve-se desenvolver ou aprimorar habilidades como controle de emoções e capacidade de interagir adequadamente com grupos diferentes em momentos distintos.

As relações interpessoais saudáveis e a capacidade de liderança no ambiente profissional são reconhecidas como requisito importante para um resultado eficaz do trabalho, e aprender a lidar com as emoções, aliando ao conhecimento técnico, pode representar um passo á frente para o sucesso e satisfação profissional. Assim desenvolvendo a capacidade de atuar dinamicamente nas diferentes atividades que desempenham junto ao executivo.

Com os problemas profissionais, hoje, mais do que nunca, podemos observar que o profissional de qualidade é aquele que sabe enfrentar desafios e fazer deles uma experiência a mais em sua carreira profissional. Quanto mais desafios vencer, quantos mais problemas resolver, mais capacitado para o êxito profissional o secretário estará, tão importante quando reconhecer o problema é definí-lo corretamente, não desperdiçando tempo resolvendo problemas inexistentes. A postura do secretário irá refletir a realidade de toda uma organização, bem como, fortalecer ou prejudicar a imagem da mesma, é importante nos dias de hoje saber trabalhar em grupo, ser proativa, ter bom humor e, principalmente, saber administrar conflitos.

Deve-se cuidar e prevenir para que não ocorram problemas no trabalho, saber trabalhar com pessoas desconhecidas é imprescindível para realizar suas funções da melhor maneira possível, ficar atento a conversas em excesso, evitar as redes sociais, sendo que é muito comum no expediente o uso de telefones e celulares, o qual gera sérios constrangimentos para o funcionário, o estresse, a falta de educação e o mau humor são problemas que vemos diariamente em empresas dos mais variados ramos.

O secretario executivo muitas vezes enfrenta problemas em seu trabalho, devido à dificuldade em conciliar vida profissional e vida pessoal, os secretários que estão bem situados profissionalmente e financeiramente, com muita experiência e mais maduros, conseguem tempo para cuidar de si mesmo e de suas famílias. Por outro lado, os secretários que são mais jovens e estão em começo de carreira ou em busca de melhores oportunidades e salário, teriam grandes dificuldades quanto a isso. Por mais que se tente algo sempre fica incompleto ou mal feito, seja no âmbito pessoal ou profissional.

“Temos de levar em conta que trabalhar e realizar atividades pessoais, na maioria das vezes, são ações incompatíveis. Não é possível dedicar, simultaneamente, o mesmo tempo ás duas coisas”, diz a psicóloga Giovana Del Prette.

O secretário que conseguir resolver de maneira madura, problemas profissionais e pessoais ou que tiver ajuda de profissionais competentes, com certeza, conseguirá desenvolver bem suas tarefas no trabalho, e até se superar, mesmo considerando as pressões do dia a dia. É fundamental que todo secretario acredite em seu potencial, invista em sua carreira e esteja consciente de que seu sucesso ou fracasso dependerá exclusivamente de suas ações.

Uma pesquisa realizada com 500 profissionais da área de Secretariado Executivo de todo o Brasil pela SEC - Secretary Search & Training (consultoria especializada) apontou que, apesar de reconhecida ascensão profissional no mercado de trabalho, as secretárias ainda sofrem muitas dificuldades.
Entre as entrevistadas, 37% dizem que o clima organizacional das empresas em que trabalham está cada vez mais desfavorável e pouco estimulante ; já 20% dizem que as empresas contratantes não oferecem treinamento e benefícios. Em terceiro lugar, com 16% de reclamações, vem o salário que, segundo elas, não condiz com a responsabilidade da função.
Cerca de 12% reclamam do autoritarismo do chefe e 9% da falta de corporativismo entre as colegas da mesma área.Por último, a pesquisa indicou que 6% das secretárias entrevistadas acham que a pouca abertura e a flexibilidade para inovar na empresa é um dos grandes obstáculos para o seu desenvolvimento profissional.

6. CONCLUSÃO

Devido a tanta competitividade no mercado de trabalho, executivos de grandes empresas buscam assegurar seu espaço no mundo dos negócios, por isso necessitam de profissionais competentes, sendo assim surge à secretaria executiva conquistando seu espaço por passar confiança a seus superiores, exercer com grande competência suas funções e empenhar-se em seu trabalho.

De acordo com os resultados obtidos no presente projeto de pesquisa nota-se as diversas funções desse profissional, a importância do sigilo em seu local de trabalho e os problemas profissionais que ocorrem.

Com o crescimento dessa profissão dentro das organizações, o secretário vem aprimorando seus conhecimentos e qualificações para assim permanecer no mercado de trabalho, embora esse profissional exerça diversas funções ele vem ganhando destaque no cargo de assessor de executivos. Portanto, o secretário necessita ter uma visão global de toda a organização, conhecer profundamente seu trabalho tendo atitude na tomada de decisão, administrando seu tempo e do executivo.

Fora realizada uma entrevista com uma profissional da área a fim de que pudessemos confrontar a pesquisa bibliográfica com as respostas, e chegamos a conclusão que a secretária exerce diversas funções além do que lhe são propostas, tornando-se de grande importância para empresas e entidades, ressaltando que o sigilo é um fator crucial em seu trabalho, sendo que problemas profissionais ocorrem no seu dia a dia devido a dificuldade em conciliar vida profissional e pessoal.

7. REFERÊNCIAS

ANTONIO, Eni Silva. A arte de secretariar. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA SECREATARIA. Disponível em: Acesso em: 31 mar. 2012

CAVALCANTI, Thais Novaes. Revista de gestão e secretariado. ÉTICA E SIGILO NA EMPRESA E OS PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO. Disponível em: Acesso em: 12 mai. 2012

FERREIRA, ANA PAULA. O papel e a valorizaçao da secretaria executiva no mundo corporativo. SER SECRETARIA. Disponível em: Acesso em : 31 abr. 2012

PRETTE, Giovana Del. Qualidade de Vida. AJUSTE OS PONTEIROS DA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL. Disponível em: Acesso em: 24 abr. 2012

QUEIROZ, Eugênio Sales. Carreira. UM PROFISSIONAL DE VERDADE PRECISA DE DESAFIOS. Disponível em: Acesso em: 24 abr. 2012

8. APÊNDICES

Priscila Damasceno Santos- Secretária e Gerente de Organização Escolar. Formação- Técnico em Secretariado - Etec Dr. Júlio Cardoso.

1) A Profissional secretária ganha cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Para você, o que é ser secretária e qual a importância desse profissional para uma empresa?

Priscila Damasceno Santos: Ser secretário é assessorar chefes nas rotinas diárias da empresa. Mais específico, voltando para o meu trabalho na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, cuido de toda parte administrativa de toda Unidade Escolar onde estou lotada e ainda tenho a responsabilidade de auxiliar na execução de atividades que são atribuídas a minha Diretora. É uma profissão importantíssima, não que somos os melhores, porém sem nós para gerenciar todas as tarefas a serem executados, com certeza os trabalhos não seriam feitos em tempo hábil e seguindo a rotina diária que deve ser.

2) Quais características necessárias?

PDS: O secretário primeiramente se compromete com a empresa para o qual vai prestar seus serviços, ser responsável, lembrar que por mais inteligente que seja às vezes podemos esquecer, por isso material básico para que executemos nosso trabalho obedecendo a prazos de uma agenda. O secretário deve ser discreto, saber lidar com público, despertar empatia, lembrando sempre que nosso relacionamento tem que ser satisfatório tanto para a empresa, deve despertar confiança nos meus chefes, quanto para os clientes e outros relacionamentos externo.

3)O cargo de secretária exige grande confiança, esse profissional tornou-se detentor de informações sigilosas. Para você, qual a importância do sigilo na profissão?

PDS: Sempre participamos de reuniões, mesmo naquelas que não peçam nossa opinião, provavelmente estaremos lá para registrar em ata tudo o que for acertado. Sem contar que com a convivência muito próxima aos nossos chefes começaremos saber também sobre assuntos pessoais deles. Enfim, de maneira geral sigilo é a palavra chave do secretário, não temos que divulgar informações secretas da empresa, muito menos sair pelos corredores falando da vida pessoal dos outros, não cabe a nós como seres humanos, muito menos como profissionais responsáveis e comprometidos que somos.

4)Nota-se que a secretária necessita de grande esforço no seu dia a dia de trabalho, você em algum momento já pensou em desistir?

PDS: Sim. Realmente é um trabalho de muita responsabilidade e principalmente pelo baixo reconhecimento, ás vezes por parte da empresa de maneira geral, outras pelo chefe direto, já pensei várias vezes buscar algo que me satisfaça mais, não só pelo lado financeiro, mas também pela necessidade que tenho de um plano de carreira para empregar conhecimentos que venho adquirindo a partir de investimentos feitos por mim, em estudos.

5)Qual é o futuro da profissional de secretária?

PDS: Vejo que é uma profissão que está em ascensão. Hoje são poucas as empresas que não reconhecem a necessidade desse profissional, porém cabe a nós nos capacitar cada vez mais para que estejamos preparados para as grandes exigências que o mercado nos impõe e lógico lutar sempre pelo reconhecimento profissional através da credibilidade, requisito tão almejado pelos profissionais da área de atuação.

ANA CAROLINA ARAUJO
ANA JULIANA SOUZA NASCIMENTO
JOSIANE CRISTINA DA SILVA
NAIANA RABELO SANTANA
NICOLE DA SILVA FULGONI
PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA


Publicado por: Nicole da Silva Fulgoni

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola