Topo
pesquisar

Criatividade

Administração e Finanças

Criativadade, o que é criatividade, métodos para uma pessoa ser criativa, diferenças entre criatividades, divergências,

O que é criar e como se cria? Não existe um método de deixar qualquer pessoa que não tenha a criatividade, que a deixe criativa. Você deve estimular a sua criatividade e foco de concentração desde sua infância e juventude, isso cria uma liberdade de criação muito melhor e mais forte para a pessoa. Bons educadores sempre estimulam a criatividade de seus alunos, através de sua concentração naquilo que querem inventar, focalizarem suas atenções. Este e mais uma serie de fatores são responsáveis por tornar seus alunos, mais tarde criadores e inventores. Alguns fatores que colaboram e muito para isto, é a pessoa ter vontade no momento de sua busca por uma criação, pois uma pessoa que não gostaria de estar fazendo o que está fazendo, com certeza não trará resultados satisfatórios, é essencial o auxilio de dados que estão gravados em sua memória, são estes dados que lhe servirão de alimento para sua criação, pois deles, você se lembra de algo que necessita, e busca criar algo que lhe solucione.

Criar é descobrir algo que ate dardo momento não existia, e que pode ser muito necessário, como o problema e sua solução.

Ao se realizar um trabalho publicitário, devemos seguir algumas normas, tais como: ter o assunto bem estabelecido, pesquisar os dados sobre o assunto, refletir e concentrar. Estes são os principais tópicos, os menores estão detalhados no livro.

Os momentos de percepção podem ser realizados em brainstorm, pois pode ser extremamente aproveitado as idéias e concepções obtidas. Possuímos os principais estágios deste momento de percepção: retenção/evocação, incubação e criação, e avaliação e adequação, representados no quadro acima.

A concretização, ou materialização das idéias, não é uma parte do processo de criação.

Existem três etapas na parte de realização, são elas: preparatória ou captadora de elementos, geradora de idéias e soluções, executora, para concretizar.

A criatividade, é uma capacidade de se oferecer a existência a algo que se é criado, materializando o mesmo, algo que ate o momento não existia, e que por necessidade foi criado para solucionar um problema. Em geral, ela surge de algum problema, na qual se busca a sua solução. Duas novas etapas surgem neste rumo, a invenção e a descoberta.

Como se estimula a criatividade? Estimular, diz que se provoca o surgimento de idéias para soluções de problemas, e podem surgir de varias ocasiões como: brainstorms, centros criativos, ambientes culturais, trabalhos, e desprezos de soluções que já existem.

Existe treinamento para criatividade? Sim! Algumas delas: dando autoconfiança nas próprias habilidades, estimular o espírito participativo, valorizar a importância do trabalho constante entre outros. É comum, em um simples dia, surgirem inúmeras idéias de uma simples conversa, uma leitura, um passeio...

Porém, com tantos fatores que ajudam a criatividade, será que existe algo que a atrapalha? Claro que sim! Tudo neste mundo tem seus prós e contras. E com a criatividade não é diferente! Alguns fatores serão citados: conformismo, que a pessoa se conforma com tudo, não busca a sua melhora, medo, hostilização as divergências, intolerância pelo que é diferente ou tradicional... são vários os fatores e que podem desencadear a falta de criatividade.

Já tem sido observado , que recentemente os anúncios de Rádio, TV e outros, tem sido mais individuais e menos massivos. Isso quer dizer que o consumidor esta cada vez mais seleto nas mensagens que lhes são passadas pelos meios de comunicação. Com nossos consumidores mais exigentes, o marketing também esta cada vez mais seleto em suas propagandas, não dando chances a coisas fúteis e que não ajudam muito e somente passam imagens desnecessárias, pois isso pode representar a perda de clientes.

O que é criado em uma agencia? O que é criado pode ser exposto de varias maneiras, tais como: textos, ilustrações, texto e imagem, texto e musica , e varias outras formas. Em um brainstorm, o que podemos fazer? Duas cabeças são melhores que uma, isso é provado, então, o brainstorm é uma reunião para se obter varias idéias, afim de analisar todas, e que no final, pode se selecionar as melhores idéias, e ir filtrando, com o objetivo de se conseguir a melhor de todas, e que as idéias não selecionadas, futuramente podem ate ser recicladas para uma outra situação.


Publicado por: Marco Aurelio Moreno Silva Japiassú

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Monografias Brasil Escola